My Authors
Read all threads
Bobageiras na Faculdade (thread)

Eis que uma pessoa com alguma idade retorna à Academia para uma nova Graduação. O que se encontra é qualquer coisa entre pesadelo e comédia, Ilustrada pela disciplina de Produção Textual.
A priori é uma ótima idéia haver, já no início do curso, uma disciplina de produção textual. Não é tão incomum haver engenheiros, cientistas de todo tipo e até historiadores que se formam incapazes de produzir um relatório, ata, memorando: ou sequer de identificá-los.
O que se espera de uma disciplina de redação é certa chatice (apresentar formalmente cada tipo de texto, suas características principais e funções) e muita, mas muita produção de textos, para treinar cada qual. Mesmo um best-seller da prosa pode escorregar numa ata, etc...
O que esta pessoa retornando à Academia encontra? Absolutamente nada prático sobre produção textual, mas enrolação especificamente FREIREANA sobre "escrever", "escrevinhar", "esferas de poder" e o quão maravilhosa é uma escola que não ensina a escrever.
Teses bizarras, como a de que a opressão do modelo acadêmico hierárquico-vertical causa os erros na produção dos textos, porque tais erros seriam protestos contra o próprio sistema acadêmico e contra o pretenso "conhecimento" expresso nos textos-base.
Um tal "dicionário freireano" é recomendado duas vezes, e as atividades de produção textual são focadas em escrever o que você sente sobre escrever, por que é difícil e se a culpa é dos temas ou do "sistema" que exige que algo seja escrito.
A pessoa, então, prevê que, embora haja uma disciplina de produção textual logo no início do curso, os que se formarem não necessariamente serão capazes de distinguir entre uma ata ou memorando, quanto mais entre um relatório e uma tese. Menos ainda, produzir tais textos.

FIM
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Custo da Distribuição Gratuita (AJS)

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!