My Authors
Read all threads
Utilidade pública: respondendo três perguntas importantes sobre coronavírus. Já aviso que não sou médico, mas nada desse post é opinião minha. Só escrevi do meu jeito, mas tudo vem de fontes oficiais nacionais e internacionais, links no final.
Segue o fio! 👇👇👇
1. Pergunta: "Ouvi dizer que a mortalidade do vírus é baixa. Há motivo real para se preocupar?"

Resposta: SIM. Você está correto que de fato a mortalidade do vírus é baixa. PORÉM, a taxa de hospitalização pode ser considerada alta.
Na China, 15% das pessoas infectadas precisaram ser tratadas em leito hospitalar e em 5% esse tratamento precisou ser na UTI.
Com taxas de hospitalização como essas, se o Brasil inteiro fosse infectado de uma vez precisaríamos de 21 milhões de leitos hospitalares e 10 milhões de leitos em UTI. Atualmente, somando hospitais públicos e privados o Brasil tem 410 mil leitos normais e 44 mil leitos em UTI.
2. Pergunta: "Mas o vírus não vai contaminar toda a população de uma vez, então não preciso me preocupar, certo?"

Resposta: ERRADO, é preciso se preocupar sim.
Embora o coronavírus não tenha letalidade alta comparado com epidemias passadas, ele é transmitido de pessoa para pessoa muito mais fácil. A taxa de contágio é alta. Isso faz com que o número de pessoas infectadas cresça exponencialmente.
Com dados disponíveis hoje (11/03), no ocidente o número de pessoas infectadas pelo coronavírus está dobrando a cada 4 dias. Hoje no BR temos 52 casos. Seguindo uma duplicação a cada 4 dias, começo de abril serão 7 mil casos, maio 900 mil e junho todo mundo já terá pego o vírus.
3. Pergunta: "Colocando assim parece muito preocupante mesmo. Agora eu entro em pânico?"

Resposta: NÃO, sem pânico! Pânico só vai atrapalhar. O desafio que está colocado para nós e o resto do mundo é o de <<diminuir a velocidade>> que o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
Se gente demais for infectada muito rápido, já sabemos que o sistema de saúde brasileiro não vai dar conta e enfrentaremos cenas muito tristes de hospitais hiperlotados, com sofrimento e até mortes evitáveis.
Mas se atuarmos de forma preventiva, podemos conseguir diminuir a velocidade que o vírus se espalha, nosso sistema de saúde dará conta de receber os doentes e não teremos problemas maiores.
É possível. No Vietnã, país que é mais pobre que o Brasil, a população junto com as autoridades estão conseguindo fazer com que o vírus demore 28 dias para duplicar o número de infectados, ao invés de 4 dias como na Itália.
O QUE FAZER? Não tem magia, as medidas preventivas são simples. Primeiro, se force a não levar as mãos ao rosto, nariz, olhos e boca. Fazemos isso sem perceber, use o mês de março que ainda não devem ter tantos casos assim no Brasil para criar o hábito de não fazer isso.
Lave as mãos com sabão ou álcool gel recorrentemente. ÁLCOOL GEL FUNCIONA, aquele vídeo no whatsapp é bobagem. Evite cumprimentar as pessoas com apertos de mão ou beijo no rosto. Evite grandes aglomerações de pessoas. Cubra espirros com papel descartável.
Se tiver febre com mais sintomas de gripe e/ou dificuldades respiratórias, o Ministério da Saúde fornece um guia mais detalhado de sintomas e instruções de onde buscar ajuda e relatar o caso, acesse saude.gov.br/saude-de-a-z/c…
O QUE NÃO É NECESSÁRIO FAZER: Não há motivo para pânico. Não há motivo para teorias da conspiração. Não há motivo para acreditar em vídeos e textos de whatsapp só porque a pessoa fala sério e parece confiante. Não é preciso estocar comida.
Não é preciso estocar máscaras de proteção, isso inclusive atrapalha bastante porque encarece e faz faltar um produto que será muito importante para os hospitais de todo o país.
PRÓXIMOS MESES: informe-se periodicamente pelo site oficial do Ministério da Saúde saude.gov.br/saude-de-a-z/c…
Fontes:

Informações gerais sobre o coronavírus no Ministério da Saúde:
saude.gov.br/saude-de-a-z/c…

Guias e informativos da Organização Mundial da Saúde (OMS):
who.int/emergencies/di…

Relatórios diários da OMS sobre a situação do coronavírus no mundo: who.int/emergencies/di…
Estatísticas do coronavírus, velocidade de contágio, explicações sobre contaminação, dentre outras informações e dados do mundo organizados de forma didática: ourworldindata.org/coronavirus
Matemática do crescimento exponencial do coronavírus e o fardo sobre os hospitais:
statnews.com/2020/03/10/sim…

Dados sobre o número de hospitais e leitos no Brasil:
setorsaude.com.br/dicas/cenario-…

FIM DA THREAD, agradeço quem quiser ajudar a divulgar
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!