, 9 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Muita gente está compartilhando uma notícia sobre uma descoberta de novo poço de petróleo no Irã[1] em 2019 como se fosse a grande causa dos EUA terem assassinato o general iraniano ontem.[2] Mas isso é muito implausível. Segue o fio que eu explico 👇👇👇
Longe de mim querer dar uma de especialista sobre conflitos do Oriente Médio, porém não precisa ser especialista para entender isso. O que a maioria das pessoas não se atualizou ainda é o quanto a geopolítica do petróleo mudou nos últimos dez anos.
Ao contrário dos anos 80 e 90, desde 2011 o maior produtor mundial de petróleo é... os Estados Unidos. Atualmente os EUA produzem mais de 15 milhões de barris por dia.[3] Essa produção é 25% maior que a da Arábia Saudita, 250% maior que a do Irã e 600% maior que a do Brasil.
Enquanto desde 1940 os EUA dependiam da importação para suprirem a demanda interna, hoje eles são exportadores líquidos de petróleo.[4] É tanto petróleo sendo produzido lá que hoje são o 4º maior exportador de petróleo do mundo, na frente da maioria dos países do Oriente Médio.
O que possibilitou essa drástica mudança foi a descoberta de imensas reservas de petróleo de xisto no Texas e Dakota do Norte e avanços na tecnologia de extração por fraturamento hidráulico (fracking).
Enquanto isso, a descoberta do poço de petróleo no Irã aumentou suas reservas conhecidas em ~33%. Para eles foi uma descoberta relevante, mas na geopolítica mundial do petróleo não tem nem escala, nem valor econômico suficientes para ter consequências geopolíticas maiores.
São outros conflitos geopolíticos entre Estados Unidos e Irã na Síria, Yemen, Iraque, dentre outros, que têm acirrado os ânimos entre os países há anos, bastava acompanhar os noticiários para saber.
Até o processo de impeachment contra Trump valeria mais a pena elencar como potencial motivador para acirrar tensões internacionais do que essas reservas de petróleo, dadas as pesquisas que temos sobre uso das relações internacionais para desviar atenção de problemas internos.[5]
Fontes:
[1] glo.bo/2QlH9Rq
[2] glo.bo/36xSgMA
[3] bit.ly/39BF7Ej
[4] on.ft.com/2FnFT9X
[5] Morgan, T. C., & Bickers, K. N. (1992). Domestic discontent and the external use of force. Journal of Conflict Resolution, 36(1), 25-52.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Thomas Conti

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!