, 16 tweets, 15 min read
1/ No @RodaViva ontem, @gilmarmendes - independente do que você pensa dele - levantou pontos cruciais sobre os abusos da LJ, corrupção no Ministério Público, o papel da mídia (Globo) e como o #VazaJato expôs fatos vitais que mudaram o debate. Vale a pena ouvir os trechos chaves:
@rodaviva @gilmarmendes 2/ Aqui Gilmar explica o princípio do jornalismo que certos jornalistas ainda não entendem: tem que separar a forma que o material foi obtido por uma fonte do conteúdo, que jornalistas tem que relatar e os tribunais analisar, sobretudo quando mostra corrupção como #VazaJato faz:
@rodaviva @gilmarmendes 3/ Talvez este seja o ponto mais importante que Gilmar enfatizou: MPF, PF e LJ estão se afogando em corrupção e crime, especificamente vazamentos ilegais e selectivas de investigações sigilos para destruir reputações, que nunca são investigadas. Quem reside acima da lei são eles:
@rodaviva @gilmarmendes 4/ Mais sobre como o MPF, a LJ e a PF cometem crimes sistematicamente com vazamentos criminosos: muitos para a Globo/Jornal Nacional, que lucram com os frutos dos crimes dessas autoridades. E esses vazamentos criminosos - ao contrário dos "hackers" - *nunca* são investigados:
@rodaviva @gilmarmendes 5/ Aqui Gilmar explica o papel tóxico e destrutivo da grande mídia em se recusar a ser minimamente crítico da LJ - ao contrário, atuando como parceiro de forma inapropriada e criando "falsos heróis", algo que os jornalistas honestos (na Folha e Veja por exemplo) agora reconhecem:
@rodaviva @gilmarmendes 6/ Aqui Gilmar explica como a LJ e MPF estavam atacando, de maneira corrupta e criminal, outras instituições, incluindo o uso de vazamentos criminosos, com a mídia como parceira, que nunca foram investigadas. Por que não?
@rodaviva @gilmarmendes 7/ Aqui Gilmar discute como a #VazaJato provavelmente será usada pelo STF para corrigir condenações abusivas e corruptas da LJ, e como evidências ilícitas não podem ser usadas para condenar os cidadãos, mas podem ser usadas para absolvê-los. Tb: pq Moro é culpado de "tortura":
@rodaviva @gilmarmendes 8/ Além da LJ, Gilmar discute aqui os abusos do MPF e do sistema criminal brasileiro em geral: como um grande número de brasileiros é preso *sem julgamento*, criando "totalitarismo penal": o Brasil como o país que mais aprisiona.
@rodaviva @gilmarmendes 9/ "Não se combate crime cometendo crime. Se não ouvisse The Intercept, provavelmente daqui a pouco, nós teriamos pessoas vendendo operações - fazendo coisas que estão fazendo, como, por exemplo, forçando as pessoas a comprarem palestras. Isso não é republicano." - @gilmarmendes
@rodaviva @gilmarmendes 10/ Aqui Gilmar discute as mudanças radicais e importantes que vem acontecendo na mídia (exceto Globo e Jornal Nacional) dado as revelações da #VazaJato: vários jornalistas estão entendendo que eles falharam em sua função de reprimir os abusos de LJ e Moro.
@rodaviva @gilmarmendes 11/ Neste trecho, Gilmar alerta para os perigos da "prisão provisória" e como delações premiadas estão sendo abusados sistematicamente por Moro e pela LJ:
@rodaviva @gilmarmendes 12/ Aqui Gilmar lista algumas das revelações mais importantes de #VazaJato que comprovam a corrupção de Moro e LJ, e por que corromperam todo o processo judicial de LJ, incluindo - mas não apenas - o caso de Lula. Mas muitas partes da mídia atuaram como seus leais assessores.
@rodaviva @gilmarmendes 13/ Para aqueles que perguntam: sim, exatamente por causa desses abusos, temos muito mais #VazaJato para relatar, incluindo - mas não apenas - como 2 veículos da mídia em particular renunciaram seu papel de jornalistas e atuaram como parceiros de Moro e LJ. #JaJa
@rodaviva @gilmarmendes 14/ Finalmente, eu gostaria de elogiar a alta qualidade do @RodaViva - em sua melhor forma em muito tempo graças ao excelente trabalho da @DanielaLima_ (e eu digo isso apesar das críticas ocasionais que tenho feito!). Ela é justa com todos e garante uma discussão substantiva.
@rodaviva @gilmarmendes @DanielaLima_ 15/ Assista ao episódio completo com Gilmar aqui. Vale pena mesmo:
@rodaviva @gilmarmendes @DanielaLima_ Como alguém que diz que jornalistas não devem usar os "frutos de um crime" em reportagem tb não condena a Globo, o JN e a maioria dos outros veículos de mídia que relataram repetidamente informações vazadas ilegalmente de MPF, LJ e PF, inclusive delações premiadas sob sigilo???
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Glenn Greenwald
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!