🔘 97 crise asiática
🔘 98 crise russa
🔘 99 câmbio flutuante
|
🔘 2001 bolha da internet
|
🔘 2003 recessão técnica no 🇧🇷
|
|
🔘 2008 crise do subprime nos 🇺🇸
|
|
|
🔘 2015/16 recessão no 🇧🇷
Segue a thread 👇
A crise financeira asiática teve início no verão de 1997, quando a Tailândia decidiu tornar o câmbio do país flutuante. Ficou conhecida como a primeira grande crise dos mercados globalizados.
#IBOV chegou a cair 31% durante essa crise asiática.
A transição russa para o capitalismo ocidental foi conturbada e a situação se agravou com a crise asiática. Para contornar a situação, o Estado russo decidiu manter a moeda nacional em paridade com o dólar, aumentando as despesas para manter a política cambial.
#IBOV chegou a cair 51% durante essa crise russa.
A crise da desvalorização do real teve início em 1999, quando o Banco Central do Brasil passou a operar em regime de câmbio flutuante (quando as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo).
#IBOV chegou a cair 28% durante essa crise.
A crise de 2001 foi impulsionada pela bolha da internet (entre 1994 e 2000), pelos atentados de 11 de setembro e pela crise Argentina, além de intensificada no Brasil por causa da Crise do Apagão.
#IBOV chegou a cair 44% durante essa crise.
A recessão técnica pela qual o Brasil passou em 2003 foi consequência de uma grande aversão a risco iniciada em 2001 e intensificada pelo forte movimento de alta do dólar, que levava consigo o endividamento público.
#IBOV chegou a cair 18%.
Intensa crise financeira desencadeada pela concessão de empréstimos hipotecários de alto risco que levou inúmeros bancos a uma situação de insolvência. O estopim foi caracterizado pela quebra do Lehman Brothers.
#IBOV chegou a cair 60%.
A recessão de 2015 e 2016 foi gerada, principalmente, pela má condução da política fiscal e pela instabilidade política. O PIB brasileiro recuou -3,6% em 2015 e -3,3% em 2016.
#IBOV chegou a cair 35% durante essa crise.
🟡 Instabilidade gerada por movimento no exterior
🟡 Fuga de capitais investidos em mercados emergentes e corrida por ativos seguros
🟡 Desvalorização do real frente ao dólar
🟡 Atualmente, as taxas de juros estão baixas, com a inflação controlada
🟡 Instrumentos fiscais são limitados, devido ao alto endividamento no mundo
Quer entender o que a história nos ensina sobre crises financeiras? Leia aqui: bit.ly/3cWukWO