My Authors
Read all threads
Vamos falar de NEGLIGÊNCIA EM RELAÇÃO AO CORONA no setor da moda?

Aparentemente a @riachuelo está fazendo pouquíssimo caso com a saúde dos seus funcionários em época de pandemia.

Segue:
Pelo que fiquei sabendo, um grupo que esteve há menos de um mês a trabalho na Europa, fez check em várias cidades que são foco grave do #coronavirus, e voltou a trabalhar no prédio central da @riachuelo (na Casa Verde, em SP) sem o menor controle de entrada ou cuidado.
Na quinta-feira passada (12.03), uma pessoa desse grupo recebeu teste positivo em relação ao vírus. Todo o departamento e funcionários que tomaram contato físico com essa pessoa foram orientados a fazer quarentena em casa e ficar de olho na evolução dos quadros.
Pois ontem (16.03, quatro dias depois da confirmação desse primeiro caso), todos os funcionários afastados foram chamados de volta ao trabalho. Normalmente, mesmo sem resultados conclusivos sobre seus estados de saúde. Como se nada estivesse acontecendo.
E o departamento de RH, quando questionado, disse com todas as letras que “a @riachuelo não pode fazer nada”, como se a responsabilidade fosse do destino e não de uma gestão absolutamente irresponsável de pessoal.
Ou seja, não era só o ex-CEO Flávio Rocha que tinha posturas bolsonaristas, não é mesmo? Pelo visto, a mesquinharia com a vida alheia faz parte da cultura da empresa.

E aí, @riachuelo?
Não adianta nada fazer campanha sobre a nova coleção com a Costanza Pascolato sorrindo se por trás dessa imagem há uma renca de gente sendo tratada de forma miserável no meio de uma pandemia mundial.
Update seríssimo sobre o caso:
Update seríssimo, parte 2: não foi por falta de aviso (ah, jura?).

A @riachuelo tem empresas externas que fazem assessoria médica, recebeu todas as orientações possíveis e, abre aspas, respondeu que “não tinha como acatar”
E outro depoimento:
Conta-se que a primeira pessoa infectada na empresa tentou adiar essa viagem do seu grupo à Europa (como qualquer ser humano sensato faria, dados os riscos), mas foi desautorizada pela diretoria da @riachuelo. E deu no que deu.
Mais um depoimento, agora sobre Natal, no Rio Grande do Norte, onde a @riachuelo mantém fábrica: “o RH faz vista grossa”.

Natal tem 33 casos suspeitos e 1 confirmado.
Resposta da @riachuelo a esta thread, mas que será logo desmentida pelo print no próximo tuíte.
Chegou depoimento de outra pessoa que trabalha na sede na Casa Verde, em SP: o exemplo de atuação “ágil, eficaz e respeitosa” da @riachuelo em relação aos funcionários.
A. SAÚDE. FINANCEIRA. DA. EMPRESA.
Outro depoimento que chegou aqui. Para lembrar (junto do print que a @modices postou mais cedo, acima na thread) que o problema não é só o tratamento com funcionários no escritório e fábricas, mas também nas lojas - da @riachuelo e de todas as outras marcas.
Uma questão de saúde social que o varejo (não só de moda) precisa tratar logo.
Mais informações, agora direto do Rio Grande do Norte.
Este assunto merece um follow, então vamos lá. Depois de todo o barulho que fizemos por aqui ontem (obrigado pelos milhares de RTs e pela repercussão importante via @TheInterceptBr + @YahooBr + @VICEBRASIL + @revistaforum), a questão começou a ser resolvida:
Segundo as várias fontes que tenho na @riachuelo, reuniões internas foram convocadas no alto escalão por conta do que “aquele menino lá estava falando no Twitter” - inclusive obrigado pelo MENINO, minha cútis agradece. 💗
Resultado: home office liberado para geral e horas de expediente reduzidas para quem PRECISA passar pelo escritório em algum momento. Além do fechamento do refeitório (assunto que eu nem tinha me ligado, mas pense no perigo de um bandejão no meio de uma pandemia pelamor).
PORÉM (sempre há um porém): a questão não está completamente resolvida. E anexo aqui depoimentos de quem trabalha no CALL CENTER da @riachuelo em Natal, aparentemente esquecidos por todos os comunicados. Inclusive com uma funcionária COM SINTOMAS e orientada a trabalhar normal:
E aí, @riachuelo? Bora ouvir também os trabalhadores na outra ponta da corda?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Eduardo Viveiros

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!