, 27 tweets, 10 min read
My Authors
Read all threads
1/ Obviamente que não subscrevo a metodologia, mas considero importante compreender o estudo para que o mesmo possa ser enquadrado em termos de contexto.
🔽 poseidon01.ssrn.com/delivery.php?I…
#Thread

Estamos perante um artigo de opinião no @Publico que nada tem de opinião.
2/ O seu autor, Helder Sebastião, limita-se a citar as conclusões do estudo sem nunca revelar a sua opinião de facto.

Fraco, muito fraco e em linha com todas as minhas críticas aos OCS em Portugal. Não apenas no que tem que ver com #Bitcoin , mas também.
3/ Reconheço que o poder instalado assenta numa base de tradicionalismo e conservadorismo, resistentes à mudança, à inovação e ao crescimento.

Não é, porém, descabido lamentar que continuem a insistir em dar voz a quem manifestamente não entende no tema.
4/ Pior, dar voz a quem sistematicamente aborda o tema pela negativa. Com esta #Thread não pretendo desconstruir absolutamente nada. Apenas mostrar que existe outra perspetiva, no meu entender a realidade.
5/ Vamos, portanto, ao artigo de “opinião”, começando pelo estudo citado (resumido sob a forma de opinião) pelo autor do artigo.
6/ É inaceitável e muito preocupante que se identifique toda e qualquer pessoa que tenha postado na #darknet como “ilegal”, bem como os seus endereços ou as suas transações. É o mesmo que dizer que quem defende a segurança e a privacidade é criminoso por omissão.
7/ Sobre a metodologia:
➡ Reporta-se a um momento muito anterior
➡ Filtra os dados de modo inconsistente, basicamente excluindo da análise dados referentes a transações para exchanges, mas pelo menos retirou o fator de mining reward
8/ ➡ Parte do pressuposto de que todos os endereços hot e cold associados a canais na #darknet representam transações ilícitas, em particular os endereços que interagiram com esses endereços no passado
9/ ➡ Parte inclusive do pressuposto que todas as transações que possam ser associadas a esses endereços são respeitantes a atividades ilegais
➡ Parte do pressuposto de que todos os users presentes na #darknet estão associados a atividades ilícitas
10/ É fácil de entender como tantos pressupostos podem enviesar as conclusões, o que em meu entender é exatamente o que acontece. De resto a análise procura retirar de conclusões em linha com a problemática inicial.
11/ Ou seja, são testados cenários usando métodos e técnicas para confirmar as hipóteses iniciais. Outros poder-se-iam ter usado.
Não quero de maneira nenhuma contestar as conclusões desse estudo, apesar de o considerar fraco.
12/ Prefiro ao invés disso citar outro estudo que mostra uma realidade bem diferente, que é a de que menos de 1% das transações de #Bitcoin diz respeito a atividades ilícitas.
coincenter.org/link/a-new-stu…
13/ 72 mil milhões de dólares na rede bitcoin é o equivalente a menos de uma semana de funcionamento na rede. Não é metade, nem perto disso tal como aponta o estudo. A rede bitcoin movimenta muitos mais biliões, muitos mais mesmo.
bitcoinvisuals.com/chain-output-v…
14/ Não é por isso verdade que metade das transações de #Bitcoin tenham por trás atividades ilícitas. Com certeza que existirão, tal como acontece através do uso de sistemas financeiros tradicionais.
15/ Aliás, importa dizer que este estudo teve por base a análise de transações que efetivamente aconteceram. Estão documentadas e o seu histórico é público. Só foi possível porque #Bitcoin existe. Porque é público, transparente e consultável.
16/ Qualquer outro estudo semelhante, tendo como base o sistema financeiro tradicional é à partida impossível.

O artigo prossegue com uma demonstração que o terreno ocupado pelas criptomoedas é propício a esquemas de #pumpanddump e #washtrading. É, sim senhor.
17/ Existem inúmeros casos desses, assim, como uma consciencialização dos investidores para esse tipo de práticas.
18/ Existe inclusive uma tendência cada vez maior para a utilização de mecanismos descentralizados de trocas (#DEX) e de aplicações #DeFi que solucionam os problemas criados pelos mercados centralizados de criptomoedas.
19/ Numa derradeira tentativa de descredibilizar #Bitcoin o autor recorre ao argumento da elevada taxa de consumo de energia pelas redes #PoW, alegando que para além de ineficiente, #Bitcoin contribui para o aumento das emissões de CO2.
20/ A maioria dos indicadores na Internet baseiam-se em estimativas igualmente questionáveis devido à metodologia que usam. Pessoalmente, gosto de usar os indicadores da University of Cambridge, considerando, porém, que podem não estar certos.
cbeci.org/mining_map
21/ Certo é que estudos recentes apontam para que mais de metade da atividade mineradora seja feita com recurso a fontes de energia renovável.
medium.com/@philippsandne…

Porém, é a questão do consumo energético não pode ser separada do que é #Bitcoin.
22/ O consumo de energia é uma variável que está diretamente relacionada com a liberdade financeira de Bitcoin, e outras criptomoedas, sendo o que confere segurança.

A segurança é possivelmente um dos principais fatores que torna a blockchain atrativa.
23/ É inútil comparar o custo de uma transação em #Bitcoin com a x possíveis com o mesmo consumo de KW/h na rede Visa, por exemplo, exatamente porque #Bitcoin não é um simples sistema de transações.
24/ #Bitcoin é um ecossistema, uma rede, assente no princípio da descentralização, não permissiva. Os utilizadores não precisam de confiar em terceiros para usar, transferir ou guardar o seu dinheiro. É descentralizado e autónomo, sem custódia ou a intervenção de terceiros. No…
25/…limite, para podermos usar a taxa de consumo energético como fator de comparação teríamos de comparar o custo por transação, considerando todos os custos do sistema financeiro tradicional, com a energia da sua infra-estrutura, de pessoal e outros instrumentos de suporte à…
26/ …sua atividade com a aquela que é efetivamente consumida por #PoW. Concluindo, de pouco vale falar quando não se entende. É lamentável que os OCS continuem a dar vós a quem não entende.
27/ Os riscos são brutais para a sociedade, não por falarem mal, mas por mentirem deliberadamente.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Nelson

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!