Mais uma vez, o debate está abordando o ângulo errado do problema...
Muitas pessoas desconfiam de uma vacina pelo fato dela ter vindo do país X, Y ou Z.
Mas após aprovação da ANVISA (com a finalização da Fase 3 de testes), ninguém é feito de COBAIA:
Até ali já foram testadas milhares de pessoas, seguindo o mais moderno protocolo científico.
A partir do início da disponibilização da vacina levará um bom tempo para que todos sejam vacinados.
As coisas não acontecem de uma hora para outra, mesmo se parte da sociedade se recusar a se vacinar.
Ainda assim, aqueles em grupos de risco passarão algum tempo esperando.
E aqui, há um elemento contraditório prático:
O grupo que NÃO quer ser vacinado deveria ser o conjunto de pessoas que melhor cumpre os protocolos e que mais buscam evitar oportunidades de transmissão do vírus.
Ou, pelo menos, deveriam agir dessa forma.
O maior problema é que há um movimento organizado que além de não entender os avanços científicos, parecem se esquecer da consequência de seus atos irresponsáveis.
Como, por exemplo, sair por aí sem máscara em aglomerações e protestos, aumentando os riscos de transmissão.
Essa turma defende um LIBERALISMO INFANTIL:
Quem fala de liberdade individual irrestrita parece se esquecer do que os liberais desde os clássicos diziam.
Afinal, não há uma liberdade irrestrita E responsável. Nem sempre podemos fazer o que bem entendemos!
Temos sempre que considerar as EXTERNALIDADES: a tua ação tem IMPACTO DIRETO no outro.
Exemplo: dirigir bêbado e poluição.
Decidir não tomar uma vacina pode ter impacto no grupo que ainda não conseguiu acesso a ela e também naqueles cuja a vacina não foi efetiva.
Assim, aqueles que não quiserem tomar a vacina deverão ser fiéis cumpridores dos protocolos sanitários.
É responsabilidade individual também evitar ao máximo as chances de contaminarem outros.
Torço para que alguma vacina tenha aprovação em breve e que possa chegar o mais rápido possível a todos, em especial àqueles em grupo de risco.
Mas, por fim, quero comentar ainda um último ponto sobre toda essa polêmica...
Me surpreende muito a RAPIDEZ em criticar a visão do @joaoamoedonovo sobre o assunto e, ao mesmo tempo, SILENCIAR diante dos erros absurdos que o presidente @jairbolsonaro comete dia após dia:
Sempre ações completamente desalinhados com os valores e princípios do @partidonovo30.
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Fui autor de uma das denúncias realizadas que culminaram na expulsão do ex-candidato à prefeitura de SP pelo @partidonovo30
É importante esclarecer q a denúncia, q o próprio ex-candidato e ex-filiado tornou público ao recorrer ao TSE (c/ acesso público a todos q quiserem ler), continha fatos q evidenciavam desalinhamento do ex-filiado c/ o estatuto do NOVO
Foi uma denúncia técnica e bem fundamentada.
O motivo da expulsão já foi amplamente divulgado na imprensa.
Não se trata do que o ex-filiado falou ou deixou de falar e sim de diversas inconsistências apresentadas sobretudo ligadas à sua formação acadêmica.
O @GuilhermeBoulos disse que quem toma a casa de uma pessoa não é ELE nem o MST, mas sim os BANCOS
O ESQUECIMENTO SELETIVO dele não é à toa: o maior avanço na legislação para melhorar a segurança em operações de crédito foi feita no governo LULA
Deixe eu te relembrar, Boulos...
A lógica de um empréstimo é bastante trivial: uma quantia de dinheiro é repassado com uma promessa de devolução do valor + juros. Simples assim.
E se o devedor não pagar?
Aí que entra a questão levantada pelo candidato do PSOL…
Até meados de 2000, havia muita insegurança jurídica na concessão de crédito: era difícil (para ñ dizer impossível) tomar para si bens ou imóveis dados como garantia em empréstimos, pois necessariamente tinha que passar pela justiça, o processo era lento, as partes recorriam, etc
Uma pesquisa repercutiu bastante nesta semana: “Só com graduação, USP, Unicamp e Unesp retornam 15% mais do que custam”. 🤔
Legal, hein? Eles só não te contaram as letras miúdas…um festival de erros e hipóteses no mínimo questionáveis. 🤦♂️
Deixa eu te explicar
👇👇
Resumindo o estudo: pesquisadores compararam o custo anual de manutenção das 3 universidades (+- R$ 10 bilhões) com a diferença salarial entre estudantes formados por USP, UNESP e UNICAMP comparado com todo o resto.
Assim, projetaram esse ganho maior p/ o futuro.
RESULTADO? 👇
Descobriram q essa diferença de produtividade (salários) CONJUNTA desses estudantes era de R$12 bi, superior aos R$10 bi do custo anual das Universidades
Concluíram, portanto, q as Universidades se PAGAVAM apenas c/ a graduação
Agora, vamos para as letras miúdas dessa pesquisa:
As crianças têm menos sintomas provocados pela #COVID19 do q os adultos: mais de 70% das crianças são assintomáticas!
Mesmo assim, muitos argumentam q os pequenos podem espalhar o vírus aos mais velhos e isso impediria a reabertura das escolas
Será q os dados confirmam isso?
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Um artigo na renomada revista ‘Pediatrics’ reuniu uma série de estudos que levantam dúvidas se de fato as crianças têm a capacidade de transmitir #covid19 para outras crianças ou adultos.
Vários países, vários contextos, mas um só resultado...
Me acompanhe.
Um estudo francês avaliou o caso de 1 criança infectada que interagiu com 100 colegas em 3 escolas diferentes e nenhum deles contraiu.
Na Austrália, mesmo resultado: 9 alunos e 9 funcionários c/ covid em 15 escolas tiveram contato com 800 pessoas. Apenas 2 infecções secundárias.
As escolas estão fechadas em quase todo o Brasil há mais de 5 meses.
Há diversas evidências que mostram os IMPACTOS desse longo fechamento das escolas sobre a vida no FUTURO desses alunos q são impactados AGORA.
Acredite: 40 anos depois o impacto ainda é sentido!
Segue
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Um estudo comparou indivíduos da Áustria e Alemanha com outros da Suiça e Suécia quando tinham 10 anos, e q foram impactados pelo fechamento de escolas na 2a Guerra Mundial.
40 anos depois, esses indivíduos ainda tinham salários menores, resultado da perda educacional sofrida.
O furacão Katrina devastou Nova Orleans em 2005, e forçou o fechamento das escolas durante 2 meses.
Um estudo mostrou q foram necessários 2 ANOS COMPLETOS p/ compensar o aprendizado perdido, trabalhando questões técnicas e principalmente emocionais com os alunos.