Por que vacinar muitos é importante? Quantos sao muitos? Protecao individual versus coletiva? Papel dos antivaxxers?

Segue um fio.
Nenhuma vacina garante proteção a todos q a tomam. Existe uma chance de uma pessoa tomar uma vacina e nao gerar nenhuma resposta. Nesse caso, se a pessoa vacina eventualmente entra em contato com o virus ela vai se infectar.
Geralmente estamos falando de proporções baixas, mas por estarmos falando de populações temos grandes numeros. Lembrem se 1% de 200 milhões são 2 milhões!
Alem dessas pessoas vacinadas nao protegidas, existem pessoas que gostariam mas nao podem se vacinar por serem alergicas a componentes da vacina ou por estarem imunologicamente debilitadas e a vacina pode lhes causar algum dano nao desejado.
Esses dois grupos representam uma parcela não ignoravel da populacao. Vamos supor que uma vacina tenha 90% de sucesso e 5% das pessoas que nao podem se vacinar.

Isso implica que 0.05 + 0.95 × (1 - 0.90) = 14.5% das pessoas nao estarao protegidas.
Entendendo melhor a conta, 5% das pessoas não podem se vacinar e das 95% que podem 10% a vavina não vai ter efeito, ou seja, em 0.95x0.10 = 9.5% das pessoas a vacina nao vai funcionar. Somando os dois grupos temos 14.5%.
Como protegemos esses 14.5% desse cenario que mostrei? Com a chamada imunidade coletiva. Se eu for suscetível (nao vacinado ou q a vscina nao funcionou) e todos ao meu repor forem vacinados eles montam uma especie de barreira, reduzindo minha exposição ao vírus.
Em termos populacionais, existe um número mágico da proporcao de pessoas imunizadas que fazem uma epidemia cair, esse número é 1-1/R0. Que pra Covid esse numero foi estimado em torno de 3, q implica numa cobertura mínima de 67%.

PS: Cada doenca tem seu R0, q tb varia no espaco.
Ao vacinarmos toda populacao, qdo atingirmos esse limiar de 67% a epidemia passa a cair, até que eventualmente só vamos ter casos esporádicos e surtos. E dessa forma os 14.5% não imunizados calculados acima estarão protegidos por uma espécie de barreira.
O q eu quero dizer aqui é q ao se vacinar não há garantia que a vacina vai ser efetiva em você. Mas se as pessoas ao seu redor também se vacinarem suas chances de proteção aumentam, além de voce também proteger as pessoas proximas a você.

Vacinar é um ato individual E coletivo.
Um outro ponto que queria tocar é esse movimento anti vacina baseado em fakenews. Uma pessoa ao optar por nao se vacinar em um momento de campanha para redução de impacto de uma epidemia, essa pessoa nao está só se colocando em risco, ela tb coloca seus contatos em risco.
E quando esse número de pessoas que optam por não se vacinar é grande, isso faz com que a gente se atrase ou talvez nunca chegue ao limiar epidemico que criaria a tal barreira que falei. Ou seja, continuaremos vendo surtos e epidemias da doenca.
E infelizmente as pessoas que nao podem se vacinar e as que se vacinaram mas vacina nao fez efeito estarão sob risco. Conseguem perceber o quão danoso são as pessoas que promovem a nao vacinacao?

Promover a não vacinacao nao é apenas um ato de burrice é praticamente um crime.
Minha leitura do momento, nao acredito em uma mudanca de postura dos grupos antivaxxers, logo não haverá proteção coletiva. Individualmente cada pessoa pode se imunizar mas dado que nenhuma vacina é 100% eficaz o uso de mascara e distanciamento físico vai ter que ficar.
Isso que falei não se restringe a covid, temo que esse movimento antivaxxer absurdo respingue em outras enfermidades que temos vacinas (e q ja vem tendo queda na covertura vacinal nos últimos anos) como sarampo ou poliomelite.
That's all folks
Esse tweet é bem relevante e associado ao fio

Vacinas funcionam 2:

Nesse artigo eu e o Guillermo mostramos o efeito da introducao, em 2015, da vacina para catapora na Argentina.

pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31630938/
Outros grupos que nao estao incluídos nos testes das vacinas e em teoria nao devem ser vacinados (inicialmente) sao criancas e gestantes. E a imunidade de grupo também iria protege-los.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leo Bastos 🌻

Leo Bastos 🌻 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @leosbastos

17 Dec
Essa é a série de hospitalizações por COVID-19 para cada 100 mil habitantes nos 26 estados + DF. Excluí as últimas 4 semanas pois o nowcasting para casos de Covid ainda não está bom. No entanto, dado as noticías recentes, a expectativa para as última quatro semanas não é boa. Image
Todo mundo falou da situação do Amazonas que, de fato, foi muito ruim e foi o primeiro estado a chegar (próximo?) ao colapso do sistema de saúde. Mas percebam q outros estados como PA, CE, PE, SE, RJ e IMHO o pior deles DF também passaram por momentos muito difíceis.
Os estados da região Sul, e alguns outros estados, a mais de um mês atrás já estavam apontando uma retomada das hospitalizações. Percebam que os estados da região Sul, diferente dos outros estados, enfrentam hoje seu pior momento em termos de hospitalizações por Covid.
Read 8 tweets
13 Dec
Eu entrei hj pra resmungar que nao consegui (pela n-esima vez) bolsa de produtividade do cnpq. Mas ai descrubo por aqui que meu nome (e de todo meu grupo) saiu no plano nacional de vacinacao da covid...
Calcular os grupos de risco pars hospitalização e obito por covid para ajudar na definicao da fila dos grupos prioritarios (independente de qual vacina e de quando ela chegar) foi das analises mais importantes que fiz na vida. Se nao fosse essa zona toda eu estaria orgulhoso...
Read 4 tweets
2 Dec
95% que bruxaria é essa? Quem trabalha com estatistica está acostuma com esse número. Ele usualmente é usado na construção de intervalos como uma forma de representar a incerteza de uma estimativa.

Segue um fio sobre intervalos de confiança e credibilidade.
Quando se estima algo, é importante reportar a incerteza dessa estimativa. O método usado para estimar, q chamamos o método de inferência, vai dizer como a incerteza deve der representada e como chama la.
Sob a ótica frequentista, os parâmetros são estimados como funcao dos dados. E os dados são representados por um modelo estatístico chamado de verosimilhança. Alguns estimadores tem propriedades muito importantes que facilitam o calculo de intervalos e valores p.
Read 21 tweets
1 Dec
Pessoal, não existe isso de 95% de exatidão. Não inventem conceitos estatísticos. Image
A estimativa do grupo do Imperial é basesda em um modelo bayesiano, e portanto eles tem a distribuição de probabilidade a posteriori do Rt. E com ela eles podem fazer o que quiserem como calcular a P(Rt > ) ou o intervalo de credibilidade (a, b) tal que P(a < Rt < b) = 0.95.
Essa merda de exatidão de 95% não existe, s nao ser que esse conceito foi inventado nesse periodo q estou em licença paternidade e de repente a estatística resolveu sofrer uma revolução com a chegada de novos conceitos...
Read 4 tweets
17 Nov
Em 2020, casos e óbitos por SRAG são devidos a COVID-19?

A grande maioria dos óbitos e hospitalizacoes são sim!

Mas um caso de SRAG por ser outra coisa né? Sim pode, existem vários outras doenças que podem causar os sintomas que definem a SRAG, a influenza é a principal delas.
Segue a série da incidência de hospitalizados de SRAG do país todo nesse ano, 2020 (é um print do infogripe). O país todo está com classificado como período de atividade muita alta qdo comparado com o histórico. A série de baixo tem níveis de cores e nota se apenas o vermelho.
Agora segue a série (e mapa) da incidência de hospitalizacoes por SRAG por COVID em 2020 (ignorem o final da série pois o modelo de nowcasting não funciona bem nesse caso, ainda não resolvi isso). Percebam como a série de SRAG-COVID é similar a de SRAG
Read 12 tweets
25 Oct
Apesar de trabalharmos com esse dado há muito tempo, há um bom tempo eu não coloco as hospitalizações e óbitos por SRAG-COVID juntos. Aqui eu excluí as ultimas 5 semanas, pois além do atraso de digitação usual, têm os atrasos de laboratorio e de atualização do registro no SIVEP.
Percebam que as epidemias são bem distintas no espaço, e no tempo. Sul e Centro Oeste estão bem mais a direita, enquanto Norte e Nordeste tudo aconteceu nas primeiras semanas de epidemia no Brasil. O Sudeste teve um aumento rápido, e uma queda bem lenta.
Esse dado não é de SRAG, e sim SRAG-COVID, i.e. casos de SRAG com resultado positivo para SARS-CoV-2. As hopitalizações e óbitos estão definidos por data de primeiros sintomas, o que nos permite fazer a razão de óbitos por hospitalizados.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!