1/9 O resgate do texto original do Dep. @rigoni_felipe #Fundeb (que foi sempre apoiado pelo @TodosEducacao) pelo @SenadoFederal é vitória da mobilização social. A versão mantém o espírito da EC 108 e garante a complexa operacionalização de um Fundeb maior e mais redistributivo.
2/9 Nos últimos dias, o @TodosEducacao, junto a outros movimentos, atuou fortemente para barrar a ampliação do escopo das comunitárias, confessionais e filantrópicas no Fundeb. Sabem por quê?
3/9 Para nós do Todos, o entendimento é claro: tal medida deturpa o principal objetivo do próprio #Fundeb, mecanismo que visa reduzir as desigualdades no financiamento educacional.
4/9 As alterações feitas na 1° votação na @camaradeputados pretendiam que o #Fundeb contemplasse as instituições comunitárias, confessionais, filantrópicas no Fundamental e Médio, etapas que já estão universalizadas.
5/9 O conveniamento da rede privada sem fins lucrativos já é contemplado pelo #Fundeb no caso da Educação Infantil, etapa em que há essa necessidade, diante dos desafios no atendimento à demanda de vagas, principalmente em creche. Isso, corretamente, permanece. Mas…
6/9 A ampliação das instituições sem fins lucrativos no Fundeb prejudica o propósito ainda mais redistributivo do Fundo, q foi constitucionalizado na Emenda 108/2020, pactuada e votada com unanimidade no Congresso Nacional. Dados levantados pelo Todos ainda em novembro comprovam.
7/9 Se o Fundeb seguisse dessa forma, teríamos efeito regressivo, tirando dos mais pobres para os mais ricos, pois as entidades privadas atuam, principalmente, nos municípios de melhor IDHM.
Outras formas de oferta educacional podem ser pensadas, mas com o devido cuidado técnico.
8/9 Com as alterações feitas na 1ª votação na @camaradeputados, o repasse para essas instituições poderia chegar a R$12,8 bi por ano. Para efeito de comparação, o ganho dos municípios mais pobres em 2021 com o novo Fundeb seria de R$3,2 bi.
bit.ly/389e3MN
9/9 Por isso, o apelo para continuarmos mobilizados, defendendo que a @camaradeputados aprove o texto enviado pelo Senado, originalmente do @rigoni_felipe, que resgata a PRIORIZAÇÃO da Educação dos mais pobres. #AprovaFundeb

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Priscila Cruz 🇧🇷 Pela Educação, Pela Democracia

Priscila Cruz 🇧🇷 Pela Educação, Pela Democracia Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @PriscilaFCruz

15 Sep
Foram divulgados hoje os dados do #Ideb 2019. Com destaque para a evolução inédita no Ensino Médio, frente ao que vinha registrando na série histórica: crescimento de 0,4 ponto (estagnado ou crescendo cerca de 0,1 ponto nos últimos anos), saindo de 3,8 em 2017 para 4,2 em 2019.👇🏼
Outros destaques do Ensino Médio no #Ideb 2019:
- ES e GO têm o maior Ideb 2019, de 4,8. Seguidos do PR, com 4,7 e SP, com 4,6.
- Considerando apenas a rede estadual pública, GO tem o maior índice, de 4,7. Na sequência, ES (4,6), PE (4,4) e PR (4,4) são os maiores índices. 👇🏼
Ainda no Ensino Médio, é a 1ª vez que não há queda no #Ideb em nenhum Estado. Vale destacar que o PR apresentou o maior avanço (de 4,0 para 4,7). GO, RS, PB e BA também tiveram aumento substantivo de 0,5 ponto. 👇🏼
Read 15 tweets
18 Jul
Na reta final, o Gov Fed atrapalha + uma vez o Novo Fundeb com propostas absurdas. São muitas.
Entre elas, quer retirar metade da ampliação de sua complementação, 5p.p., p/ transferência de renda. Trata-se de claro desvio de finalidade do Fundeb para escapar da Lei do Teto.
👇🏻
Se prosperar, significará deixar mais de 2.000 municípios, 10 milhões de alunos, em situação de subfinanciamento crítico na educação. Reduziria significativamente a força redistributiva da nova proposta da Câmara dos Deputados, um dos principais avanços no modelo construído.
👇🏻
Outro desatino é transformar os 70% p/ pgto de salários dos profissionais da educação em TETO. Professores, os principais profissionais do País, serão mais desvalorizados?
Isso acaba com qualquer chance de carreiras mais atrativas. Além de desorganizar a gestão dos entes.
👇🏻
Read 8 tweets
11 May
Com tantos absurdos circulando nas redes e imprensa, criados de propósito para tirar nossa atenção do que realmente importa e da incompetência, listo aqui algumas ações que um MEC voltado a resultados educacionais (infelizmente não o atual) deveria estar fazendo.
Segue👇🏻
Premissa: desde o início da pandemia, o MEC deveria ter formado e mantido um Gabinete de Gestão Federativa da Educação, com estados e municípios, para planejar e implementar a resposta educacional à crise.
O que listo abaixo são ações derivadas desse primeiro passo.
Na contramão, não se ouve uma palavra sequer do ministro, nem ações efetivas do MEC, para apoiar estados e municípios nas ações de ensino remoto, para o planejamento da volta às aulas, para a garantia da aprendizagem e redução da desigualdade.

O que já deveria ter sido feito👇🏻
Read 19 tweets
6 Apr
Leio comentários que Weintraub, por não ter nada para fazer, cria confusões.
Acontece que ele tem muito a fazer e não faz. Mais ainda. Está na direção oposta de uma liderança que deveria atuar no nível nacional coordenando ações nesse período q também é de crise na Educação.
Como já vínhamos destacando desde o ano passado, o protagonismo nas políticas educacionais saiu do MEC e passou a ser dos governos estaduais e do Congresso Nacional. Nessa crise do corona, o CNE (Conselho Nacional de Educação) também tem assumido uma liderança importante.
Estamos acompanhando os esforços nas redes estaduais e municipais de educação para minimizar os impactos dessa crise na educação. As respostas não são perfeitas, mas a intenção de salvar vidas no longo prazo - que é o que faz a educação - é muito presente e forte.
Read 8 tweets
12 Jan
MEC coloca em ENORME risco a existência do Fundeb ao dizer que vai enviar nova PEC.
E ainda desrespeita 3 anos de trabalho do Congresso Nacional, liderado pela @profdorinha.
Governar não deveria ser para amadores, diversionistas e oportunistas👇🏻
O prazo de aprovação é final de 2020, sem a qual os sistemas educacionais entrarão no mais completo CAOS em janeiro de 2021.
Entre outras consequências, a diferença entre investimento por aluno sairá dos já indecentes 579% para 13.800%!
Desde 2017 temos trabalhado na formulação de um novo Fundeb, com uma série de pesquisas, modelagens e simulações, para melhorarmos seu desenho e impacto nos resultados educacionais.
Read 16 tweets
23 Dec 19
Até jornalistas caíram na armadilha de culpar Paulo Freire pelos resultados ruins da educação.
Não veem que estão sendo úteis mantendo o bode na sala? Que estão atrasando as reformas e ações necessárias?
Essas sim deveriam ser analisadas e cobradas! Cito algumas 👇🏻
Melhorar a atratividade para a carreira docente. 70% dos ingressantes em Pedagogia tiraram nota abaixo da média no ENEM. Nenhum país com bom desempenho no PISA tem perfil de professores parecido.
Melhorar a formação dos professores, que ainda é muito distante da prática, com alta carga de ensino a distância (EAD) ruim, com pouca presença de metodologias específicas de ensino.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!