Bom dia. Decidi fazer um fio para entabular algumas hipóteses explicativas sobre o motivo de chegarmos a este "Mundo do Centrão" em que nos metemos. Afinal, Centrão virou situação e oposição e domesticou esquerda e Bolsonaro. De onde veio isso?
1) Uma hipótese possível é a do resultado político do lulismo. Lula criou um governo "omnibus" onde cabiam todos. A diferenciação se desfez. Daí, essa dificuldade para o brasileiro médio em entender como houve golpe se os golpistas estavam no governo.
2) Com o lulismo, a esquerda permaneceu como uma referência teórica, como ideário, mas perdeu o ímpeto de mudança. A decorrência para os dias de hoje é que a esquerda brasileira existe como ideário, mas perdeu o ímpeto oposicionista.
3) Mas, acredito que há um fator estrutural mais grave: o legado da escravidão. Explico. Outro dia, comentei com alguns amigos negros, jovens, aquela história da morte do João Alberto Freitas no Carrefour. Questionava os motivos para os negros não se revoltarem contra isso
4) A resposta de um desses amigos jovens foi: "nós somos ensinados por nossas mães, desde criança, a não revidar ou enfrentar". Fiquei pensando de onde vem esta estratégia de sobrevivência tão rebaixada e humilhante
5) Então, fico pensando o que faz um ser humano ingressar nesta estratégia da servidão voluntária ou passividade extrema. Para mim, é resultado da multidão que foi escravizada e humilhada no Brasil. Se tentavam se livrar, acabavam mortos ou açoitados.
6) Imagino o que isso gera em termos de autodefesa, inclusive, da família. Há estudos aqui em MG que indicam que uma das estratégias era justamente negras escravas engravidarem de seus algozes. Assim, garantiam um pouco mais de tranquilidade para si e um futuro para seu filho
7) Projete isso para uma multidão que recebe a alforria sem ter qualquer condição de viver alguma liberdade econômica, ainda sob a humilhação diária que o racismo impõe. As reações populares violentas são raridade na história do Brasil.
8) Somos um país violento nas relações interpessoais (vide a violência doméstica ou o número de linchamentos), mas não quebramos a ordem política e social. Li as pesquisas patrocinadas pela CUFA nas favelas do país. Uma das respostas que mais me impressionou foi a defesa da ordem
9) A maioria dos moradores de favela não gosta de trancamento de rodovias e vias públicas em geral como forma de protesto. Por que? Porque o impede de trabalhar. Aí está a lógica do sucesso individual, de superação por esforço pessoal
10) As pesquisas demonstram: a) uma crença cega num futuro melhor; b) a melhora de vida é sempre creditada à graça divina, ao esforço pessoal e à ajuda da família; c) a noção que se a ordem social for respeitada e seu esforço for suficiente, o futuro será melhor
11) A escravidão desmanchou uma projeção de um futuro melhor. O que sobrou foi tentar uma solução pessoal dentro da ordem que o explora. Infelizmente. O que faz do ímpeto oposicionista de mudança uma leve brisa no cenário político. (FIM)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rudá Ricci

Rudá Ricci Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rudaricci

5 Jan
Bom dia. Ontem, aqui no Twitter, recebi um pedido para fazer um fio sobre a decisão do PT em apoiar Baleia Rossi para a presidência da Câmara de Deputados. Prometi que faria. E começo a cumprir a promessa. Lá vai:
1) A bancada federal do PT, por uma pequena maioria de 4 votos, decidiu apoiar Baleia Rossi, do MDB, aliado do DEM, para a presidência da Câmara dos Deputados. Foi um alívio para o PSB e Ciro Gomes que discutem se unir em 2022 numa chapa com o Centrão.
2) Em seguida, mais rápido do que um raio, foi composta formalmente a aliança de 11 partidos, liderada pelo DEM. O centro-esquerda, incomodada com sua imagem externa, divulgou uma carta para justificar os seus aparentes 119 votos (já que 41 desse bloco são contra o apoio)
Read 25 tweets
2 Jan
Bom dia. Perdemos, ontem à noite, uma dessas pessoas imprescindíveis: padre Ticão. O fio de hoje é sobre ele.
1) Algumas pessoas parecem imortais. Pela sua energia, pela firmeza, pela paixão, parecem indestrutíveis, líderes de tarefas sucessivas, urgentes, sem fim. Padre Ticão era uma dessas pessoas e confesso que a notícia de sua morte parece inverossímil.
2) A última vez que estive com ele o encontrei na entrada da igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo. Ele ouvia, em silêncio, uma senhora que parecia angustiada. Logo depois, entramos na sala em que recebia os visitantes, abarrotada de panfletos e jornais.
Read 22 tweets
27 Dec 20
Bom dia. Prometi um fio para hoje tendo como tema central o possível ocaso da forma-partido. Para começar o fio, recordo como os partidos surgiram no mundo político. Vamos a ele.
1) Farei uma breve referência inicial à dois autores clássicos nos estudos sobre partidos políticos: Maurice Duverger (“Os Partidos Políticos”) e Giovanni Sartori (“Partidos e Sistemas de Partidos”). Há muitos outros autores de referência nos estudos sobre partidos, lembremos
2) Sartori alerta para a transição do que se denominava “facção” para o conceito de “partido” que ocorreu na passagem do século XVII para o XVIII. Em 1782, Voltaire demarcou a diferença entre facção e partido
Read 31 tweets
16 Dec 20
Prometi um fio sobre os motivos para o Senado derrubar o golpe que a Câmara de Deputados deu nos recursos do Fundeb. Lá vai. Será um fio curto.
1) Uma primeira causa foi a enxurrada de mensagens aos deputados com argumentos técnicos. Parece pouca coisa, mas parte dos senadores não está acostumada a aprofundar análises sobre financiamento da área social e seus impactos na vida dos seus eleitores.
2) Outra iniciativa foi uma ação articulada na grande imprensa. Mas, a ação principal foi o corpo-a-corpo que, nos EUA, chama-se lobby. O PSDB acabou rachado. E houve intenso trabalho envolvendo PDT, MDB, PSD e Rede. Todos senadores se reuniram com os articuladores pró-Fundeb.
Read 11 tweets
15 Dec 20
Bom dia. Farei um mini fio analisando como empresários, Centrão e Bolsonaro decidiram mirar nos fundos públicos da educação e saúde neste último período e o papel do Centrão na manutenção dos índices de aprovação do governo federal. Lá vai fio:
1) Postei agora há pouco uma nota de Daniel Cara em que se revela o desvio de recursos públicos do Fundeb para a iniciativa privada: quase 16 bilhões. Não se trata de uma "ajuda" ao Sistema S ou às escolas filantrópicas. Trata-se de disputa por recursos públicos pelos empresários
2) O texto de Daniel Cara informa que "Em 2019, conforme análise de dados da Receita Federal produzida por João Marcelo Borges (FGV), concluiu-se que as entidades filantrópicas e confessionais receberam 6,37 bilhões de dinheiro público (...) e o Sistema S recebeu R$ 21 bilhões."
Read 14 tweets
13 Dec 20
Vou começar o fio sobre o Fundeb que prometi fazer nesta manhã. Começo explicando a história que desaguou no Fundeb. O fio será grande. Lá vai.
1) O financiamento foi para a educação foi entendido como vinculação constitucional de um percentual mínimo de recursos para a educação a partir da Constituição Federal de 1934. O princípio da vinculação de recursos esteve presente nas Constituições Federais seguintes
2) A Carta de 1937 determinou que o direito à Educação se constituía num dever da família, e ao Estado era definido um papel secundário. Esta concepção retornou, em certa maneira, no discurso da Escola Sem Partido, para quem educação é papel da família
Read 43 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!