Sobre o retorno às aulas presenciais, temos algumas orientações técnicas importantes. Vou postar um mini fio sobre elas. Lá vai:
1) A Fundação Oswaldo Cruz, órgão do Ministério da Saúde, publicou um documento com o título “Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia Covid-19”, de setembro/2020
2) Este documento foi incorporado entre as referências adotadas pelo Ministério da Educação em seu Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica (outubro/2020)
3) O documento da Fiocruz apresenta sete Indicadores globais e específicos para a retomada das atividades presenciais (página 6 do documento)
4) Uma dos indicadores de retorna às aulas é redução da transmissão comunitária para menos de 1 caso novo por dia por 100 mil habitantes. No dia 07 de janeiro, havia 14,7 casos novos por 100 mil habitantes na cidade de SP e 16,9 casos para cada 100 mil habitantes no Estado de SP
5) Segundo dr Jorge Kayano, médico sanitarista e pesquisador do Instituto Pólis, o município de São Paulo definiu protocolos de conduta nas escolas que são impraticáveis. Muitas escolas não possuem ventilação e nem condições de adotar local de entrada diferente de local de saída

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rudá Ricci

Rudá Ricci Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rudaricci

12 Jan
Hoje, publicarei aqui um fio que não é de minha autoria. Trata-se de um artigo exclusivo elaborado pela Jacqueline Muniz, do departamento de segurança pública da UFF. Escreveu a partir de uma postagem no grupo que eu coordeno, o Unidade na Diversidade. Vale muito a pena. Lá vai: Image
1) "Desde a minha tese de doutorado sobre a Polícia Militar, defendida 21 anos atrás, tenho insistido que o problema dos meios de força combatentes e comedidos é de governabilidade. (...)
2) Eles sofrem de emancipação predatória e se recusam a qualquer expressão de controle civil. Tem-se autonomia demais e controle de menos do principal poder que uma sociedade livre delega ao Estado para administrar em seu nome
Read 35 tweets
6 Jan
Bom dia. Decidi fazer um fio para entabular algumas hipóteses explicativas sobre o motivo de chegarmos a este "Mundo do Centrão" em que nos metemos. Afinal, Centrão virou situação e oposição e domesticou esquerda e Bolsonaro. De onde veio isso?
1) Uma hipótese possível é a do resultado político do lulismo. Lula criou um governo "omnibus" onde cabiam todos. A diferenciação se desfez. Daí, essa dificuldade para o brasileiro médio em entender como houve golpe se os golpistas estavam no governo.
2) Com o lulismo, a esquerda permaneceu como uma referência teórica, como ideário, mas perdeu o ímpeto de mudança. A decorrência para os dias de hoje é que a esquerda brasileira existe como ideário, mas perdeu o ímpeto oposicionista.
Read 12 tweets
5 Jan
Bom dia. Ontem, aqui no Twitter, recebi um pedido para fazer um fio sobre a decisão do PT em apoiar Baleia Rossi para a presidência da Câmara de Deputados. Prometi que faria. E começo a cumprir a promessa. Lá vai:
1) A bancada federal do PT, por uma pequena maioria de 4 votos, decidiu apoiar Baleia Rossi, do MDB, aliado do DEM, para a presidência da Câmara dos Deputados. Foi um alívio para o PSB e Ciro Gomes que discutem se unir em 2022 numa chapa com o Centrão.
2) Em seguida, mais rápido do que um raio, foi composta formalmente a aliança de 11 partidos, liderada pelo DEM. O centro-esquerda, incomodada com sua imagem externa, divulgou uma carta para justificar os seus aparentes 119 votos (já que 41 desse bloco são contra o apoio)
Read 25 tweets
2 Jan
Bom dia. Perdemos, ontem à noite, uma dessas pessoas imprescindíveis: padre Ticão. O fio de hoje é sobre ele.
1) Algumas pessoas parecem imortais. Pela sua energia, pela firmeza, pela paixão, parecem indestrutíveis, líderes de tarefas sucessivas, urgentes, sem fim. Padre Ticão era uma dessas pessoas e confesso que a notícia de sua morte parece inverossímil.
2) A última vez que estive com ele o encontrei na entrada da igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo. Ele ouvia, em silêncio, uma senhora que parecia angustiada. Logo depois, entramos na sala em que recebia os visitantes, abarrotada de panfletos e jornais.
Read 22 tweets
27 Dec 20
Bom dia. Prometi um fio para hoje tendo como tema central o possível ocaso da forma-partido. Para começar o fio, recordo como os partidos surgiram no mundo político. Vamos a ele.
1) Farei uma breve referência inicial à dois autores clássicos nos estudos sobre partidos políticos: Maurice Duverger (“Os Partidos Políticos”) e Giovanni Sartori (“Partidos e Sistemas de Partidos”). Há muitos outros autores de referência nos estudos sobre partidos, lembremos
2) Sartori alerta para a transição do que se denominava “facção” para o conceito de “partido” que ocorreu na passagem do século XVII para o XVIII. Em 1782, Voltaire demarcou a diferença entre facção e partido
Read 31 tweets
16 Dec 20
Prometi um fio sobre os motivos para o Senado derrubar o golpe que a Câmara de Deputados deu nos recursos do Fundeb. Lá vai. Será um fio curto.
1) Uma primeira causa foi a enxurrada de mensagens aos deputados com argumentos técnicos. Parece pouca coisa, mas parte dos senadores não está acostumada a aprofundar análises sobre financiamento da área social e seus impactos na vida dos seus eleitores.
2) Outra iniciativa foi uma ação articulada na grande imprensa. Mas, a ação principal foi o corpo-a-corpo que, nos EUA, chama-se lobby. O PSDB acabou rachado. E houve intenso trabalho envolvendo PDT, MDB, PSD e Rede. Todos senadores se reuniram com os articuladores pró-Fundeb.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!