SAIUUUU! Com uma boa notícia! Eficácia da vacina da Johson&Johnson, tão esperada!
Vacina que está sendo testada no Brasil, 1 dose (!) e que mostrou dados positivos quanto a eficácia!

Vamos acompanhar o fiozinho?
A análise interina de fase 3, com o regime de 1 dose, foi obtida a partir da análise de 43.783 participantes acumulando 468 casos sintomáticos de COVID-19, em que os dados de segurança e eficácia foram obtidos!
Os desfechos primários foram observados 14 e 28 dias após a vacinação. Com diferentes locais, incluindo aqueles vindos de locais com variantes importantes circulando, mostraram 66% eficaz em geral na prevenção de COVID-19 moderada a grave, 28 dias após a vacinação.
início da proteção foi observado já no dia 14. O nível de proteção contra a infecção COVID-19 moderada a grave foi de 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na África do Sul, 28 dias após a vacinação.

66% já é um BAITA dado com 1 dose.
Para doenças graves, em todas as regiões estudadas, a vacina candidata foi 85% eficaz, 28 dias após a vacinação em todos os adultos de 18 anos ou mais. A eficácia para casos graves aumentou ao longo do tempo, sem casos em participantes vacinados relatados após o dia 4
Houve um efeito claro da vacina nos casos COVID-19 que requerem intervenção médica (hospitalização, admissão na UTI, ventilação mec., oxig. por membrana extracorpórea (ECMO)), sem casos relatados entre aqueles que receberam a vacina Janssen COVID-19, 28 dias pós-vacinação.
Como os parâmetros foram definidos?

Doença COVID-19 grave: diagnóstico de SARS-CoV-2 em lab.+ 1 ou mais dos seguintes: sinais consistentes com doença sistêmica grave, admissão em unidade de terapia intensiva, insuficiência respiratória, choque, falência de órgãos ou morte, etc.
Doença COVID-19 moderada: diagnóstico de SARS-CoV-2 em lab.+ 1 ou mais dos seguintes: evidência de pneumonia, trombose venosa profunda, falta de ar ou sat. anormal de O2 no sangue acima de 93%, freq. resp. anormal (≥20 ); ou 2 ou + sintomas sistêmicos sugestivos de COVID-19.
A proteção foi consistente em todas as etnias, grupos de idade, incluindo adultos com +60 anos de idade (N = 13.610) e em todas as variantes e regiões estudadas, incluindo a África do Sul, onde quase todos os casos de COVID-19 (95%) foram causados por infecção com B.1.351
Esses resultados, além de trazerem dados positivos para um regime de 1 dose (ou seja, vacinamos mais pessoas com as doses a serem disponibilizadas), os dados incluem eficácia contra variantes emergentes de SARS-CoV2, incluindo as presentes nos EUA, América Latina e África do Sul
Eles deixam claro sobre a B.1.351 (África do Sul) ali no documento, quanto às outras dos EUA/Am. Latina, não ficou evidenciado quais variantes exatamente são, mas imagino que nos próximos dados/preprints/publicações fique mais esclarecido
Os participantes do ensaio continuam sendo acompanhados por até dois anos, atualizando esses dados a medida que mais infos são geradas.
PERFIL DE SEGURANÇA:
As taxas gerais de febre foram de 9% e febre de Grau 3 de 0,2%. Os eventos adversos graves (EAGs) relatados foram maiores em participantes que receberam placebo em comparação com a vacina candidata ativa. Nenhuma anafilaxia foi observada.
LOGISTICA:
Compatível com os canais de distribuição de vacina padrão. A vacina deve permanecer estável por dois anos a -20 ° C , dos quais pelo menos 3 meses podem estar a temperaturas de 2-8 ° C.

E isso é MUITO relevante pra gente aqui do Brasil!
Por enquanto, segundo a notícia, a empresa pretende solicitar a aprovação de uso emergencial nos EUA. Mas como a Jensen conduziu os estudos de fase 3 aqui no Brasil, eu imagino (e espero) que essa solicitação venha para a @anvisa_oficial também agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-n…
O estudo envolveu 44% (N = 19.302) dos participantes nos Estados Unidos, 41% (N = 17.905) na América Central e do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru) e 15% (N = 6.576) na África do Sul.

45% dos participantes são mulheres, 55% homens.
Entre os participantes em todo o mundo, 59% são brancos / caucasianos; 45% são hispânicos e / ou latinos; 19% são negros / afro-americanos; 9% são nativos americanos e 3% são asiáticos.
Nos Estados Unidos, 74% são brancos / caucasianos; (15% são hispânicos) e / ou Latinx; 13% são negros / afro-americanos; 6% são asiáticos e 1% são nativos americanos.
41% dos participantes do estudo tinham comorbidades associadas a um risco aumentado de progressão para COVID-19 grave (no geral 41%, obesidade (28,5%), diabetes tipo 2 (7,3%), hipertensão (10,3%), HIV ( 2,8%); também outros participantes imunocomprometidos estavam no estudo.
Fios que eu fiz explicando a tecnologia e dados de fase 1/2 da vacina da J&J:
Todo o anúncio oficial: jnj.com/johnson-johnso…
Vamos aguardar mais dados, bem como esses dados completos e em maior detalhamento nas publicações, mas ao contrário do que tô vendo em algumas manchetes, para nós essa vacina é SHOW.

66% após uma dose é MUITO BOM aliado a uma boa campanha de vacinação + vacinas já aprov. aqui
Uma vacina de 1 dose, com uma logística adequada pra nossa realidade, testada aqui (já atinge aquele critério da anvisa de ter a fase 3 conduzida aqui) e espero mesmo que a solicitação de aprov. emergencial seja feita junto a @anvisa_oficial porque temos pressa & bons dados!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉 #TodosPelasVacinas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

28 Jan
Notícia quentinha na área!
Novavax acaba de anunciar que sua vacina tem eficácia de 89.3%! Além disso:
- O ensaio abrangeu pessoas infectadas com a variante (agora predonimante) do Reino Unido
- Eficácia também observada para a variante Sul-Africana (90% dos casos sequenciados)
Em resumo: Além de demonstrar o valor de eficácia geral, também demonstrou ser eficaz contra as variantes identificadas inicialmente no Reino Unido e na África do Sul

Bora dar uma olhadinha!
A eficácia de vacina de 89,3% foi demonstrada no ensaio clínico de Fase 3 realizado no Reino Unido (UK). O estudo avaliou essa eficácia durante o período de alta transmissão da variante de UK. Ainda, realizou ensaios de fase 2b na África do Sul mostrando a eficácia
Read 29 tweets
28 Jan
Parece que a Alemanhã não recomenda a vacinação com a vacina da AstraZeneca para idosos por lá, apenas para o público de 18-64 anos.

Vamos dar uma olhadinha rápida aqui nesses poucos tuítes abaixo

istoe.com.br/alemanha-nao-r…
1º Lugar: a não recomendação veio a partir do *baixo nº de eventos* que foram obtidos em participantes >65 anos. Não porque não funciona ou porque teve uma eficácia mais baixa.

Isso é explicado aqui, na grande saga que se sucedeu no início da semana
/nota da mell: santa irresponsabilidade na comunicação científica, batman!
Read 13 tweets
27 Jan
Preprint da colchicina liberado! O artigo comenta sobre os efeitos dessa molécula em pacientes não hospitalizados com COVID-19

Vamos dar uma olhada?
Primeiro: MELL O QUE É COLCHICINA?
A colchicina é um alcalóide originalmente extraído das plantas Colchicum autumnale, usado para tratar a gota, por exemplo. Há muitos anos (muitos mesmo) vem se apontando as propriedades anti-inflamatórias dela
Read 17 tweets
27 Jan
A @WHO (OMS) disponibilizou no dia 25 de Janeiro um guia de manejo para a COVID-19, trazendo vários tratamentos e o que sabemos deles para a COVID-19.

Um resumo visual das recomendações e contraindicações.
Para todos consultarem:

Link do artigo da BMJ: bmj.com/content/370/bm…
Link do Guia da OMS: who.int/publications-d…
Nessa imagem, temos o perfil de evidências para a hidroxicloroquina, por exemplo. Como podemos ver:
- Sem evidências a favor da HCQ
- A maior parte dos parâmetros, a HCQ não teve efeito (diferença significativa)
Read 10 tweets
27 Jan
Faz um tempinho que não posto um fiozinho aqui né não?
Vamos de fio informativo antes de dormir! E não poderia ser diferente de #TodosPelasVacinas

Eis as bulas da @fiocruz (@AstraZeneca /Oxford) e da CoronaVac (@butantanoficial /SinoVac)

Bora que bora!
Vamos começar com a bula da FIOCRUZ!

Bem, a vacina vem em uma suspensão injetável com 5 mL (10 doses) cada para uso INTRAMUSCULAR.
Lembrando que é uma vacina de vetor adenoviral de chimpanzé (ChAdOx1), incapaz de causar qualquer doença, que contém a instrução para as nossas células construirem a proteína S do SARS-CoV-2
Read 42 tweets
26 Jan
Pequena atualização sobre variantes, dessa vez, uma identificada em Esteio - RS. Preprint publicado por vários pesquisadores, alguns nomes queridos, trazendo dados bem importantes

Vamos dar uma olhadinha?
Não deixe de olhar o fio que fiz recentemente compilando vários dados sobre as variantes que vêm sendo comentadas na COVID-19!
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!