"Eu não acredito na evolução, porque a Teoria da Evolução é SÓ uma teoria..."

Já passou da hora de entendermos a diferença entre o uso coloquial e o uso científico da palavra "Teoria".

Segue o fio de hoje...
Em debates da internet é muito comum ouvir esse tipo de frase, em especial de pessoas que negam algum aspecto científico.

Isso acontece em (falsos) debates sobre a "Teoria da evolução por seleção natural", a "Teoria da Relatividade" e até mesmo na "Teoria Heliocêntrica"
Na linguagem popular, "teoria" acaba sendo entendida como um conhecimento especulativo, de caráter hipotético. Em alguns casos, representa um conjunto sistemático de opiniões e ideias sobre um dado tema.

"Minha teoria é a de que o time de futebol X vai subir de série esse ano."
Nesse contexto, mistura-se "opinião", "hipótese" e "teoria" como quase sinônimos e termos livremente intercambiáveis.

Esse conceito de teoria é válido apenas para os "filósofos" e "cientistas" de boteco, acompanhados de uma cerveja gelada e umas fichas pra mesa de sinuca.
Na ciência, a palavra "Teoria" tem outro significa e peso. Sem ficar preso a definições muito técnicas, podemos dizer que Teorias são o maior nível de entendimento que temos sobre algo no mundo.

É um aspecto importantíssimo da Ciência.
Se você tem uma ideia de como algo funcione, você não tem uma teoria. Isso é uma hipótese. Deve ser testada e, mesmo que o seu experimento isolado a confirme, isso não a elevará imediatamente ao status de Teoria.
Uma Teoria explica coisas que já aconteceram, nos mostra o que está acontecendo nesse momento e tem poder de "prever" coisas que ainda não aconteceram.

Ou seja, não tem relação nenhuma com "especulação" ou "palpites"
Uma Teoria também é diferente de uma Lei. Leis científicas são sínteses que descrevem uma grande variedade de observações e resultados de experimentos. Já as teorias científicas explicam as observações e os resultados.
Ou seja, leis não estão em uma hierarquia acima de Teorias
Dizer que as ideias de uma teoria científica não são válidas "porque é apenas uma teoria", é um erro muito grande cometido por quem não conhece a Ciência.

Como tudo na Ciência, teorias podem ser confrontadas e modificadas. Mas certamente não com esse argumento de bar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with André Bacchi

André Bacchi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @adbacchi

17 Feb
"Você pode argumentar o quanto quiser. Mas se a natureza (mundo físico) não concordar com você, você está errado."

Essa frase do Neil DeGrasse Tyson mostra a importância do método científico para diferenciar "verdades objetivas" de "verdades pessoais" (subjetivas)

Segue o fio.
"Você pode continuar acreditando no que quiser enquanto verdade pessoal" - ele continua - "mas a sua crença não faz com que isso se torne uma verdade objetiva."

Para estabelecer verdades objetivas precisamos testar ideias, usando o método científico.

Veja o exemplo do Neil:
Situação corriqueira:
1. Observação: Meu carro não liga.
2. Pergunta: A bateria descarregou?
3. Hipótese: Se a bateria descarregou, se eu carregá-la o carro vai ligar.
4. Experimento: Carrega-se a bateria
5. Resultado: O carro ligou
6. Conclusão: A bateria estava descarregada.
Read 5 tweets
15 Feb
A ciência fala que o "tratamento x" não tem eficácia, mas quem usa ou prescreve esse tratamento diz que tem efeito sim.

E agora? Por que isso acontece com tanta frequência?

Tá na hora de entender a diferença entre a "eficácia científica" e a "eficácia coloquial".

Segue o fio!
Sai um estudo dizendo que o "tratamento x" não se mostrou eficaz para uma condição. Alguém publica essa notícia nas redes sociais.

Aguarde alguns segundos ou minutos e vai brotar nos comentários:
" Eu usei e funcionou"
"Sempre prescrevi e meus pacientes tem bons resultados"
Etc
Isso acontece porque popularmente dizemos que algo tem efeito quando observamos alguma melhora subjetiva após usar esse tratamento.

Já cientificamente, só podemos dizer que algo tem efeito, quando os efeitos observados são superiores aos observados em um grupo controle adequado.
Read 10 tweets
12 Feb
#Sus #Defendaosus

Hoje quero convidar vocês a valorizarem um dos mais importantes instrumentos de justiça social já produzido no Brasil: o Sistema Único de Saúde. Image
Mesmo em meio a crises e a seu constante subfinanciamento, o maior sistema de saúde do mundo promove inclusão social e contribui com o aumento da longevidade e qualidade de vida da população, beneficiando a todos, mesmo aqueles que acreditam nunca terem usufruído de seus serviços
Em meio a pandemia, devemos lembrar que fazem parte do SUS os centros e "postos" de saúde, hospitais, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue, além de institutos de pesquisa como a Fundação Oswaldo Cruz. E isso é só a ponta do Iceberg. Você vai ser vacinado graças ao SUS.
Read 5 tweets
10 Feb
O Coronavírus está no ar - há muito foco nas superfícies. Infectar-se pelo coronavírus a partir das superfícies é raro. A Organização Mundial da Saúde e as agências nacionais de saúde pública precisam esclarecer seus conselhos.

Este é o início do editorial da Nature do dia 02/02
Antes que alguém venha dizer que eu estou sendo irresponsável e falando que não precisa mais usar álcool em gel ou desinfetar superfícies, deixa eu esclarecer o que diz o editorial:
- É plausível que pessoas se contaminem por superfícies, mas o risco real é a contaminação PELO AR
E por que é importante falarmos sobre isso?
Porque vejo muita gente altamente preocupada em ficar limpando tudo, passando álcool o dia todo e não usando corretamente a máscara, não mantendo distanciamento e não ventilando adequadamente os ambientes.
Read 11 tweets
9 Feb
Hoje fui fazer alguns ajustes ergonômicos na minha bike, com o @CarlosPitrosky . Enquanto o Carlos fazia as diversas medidas antropométricas, as medidas na bike e observava as angulações da minha postura e movimentos, pensei em como isso se relacionava com as vacinas pra COVID-19
- Tá maluco, André?

Na verdade, me veio à cabeça que a ciência é de fato algo para ser usada no dia a dia. Na minha cabeça de ciclista iniciante, pra pedalar bastaria apenas subir em uma boa bicicleta com freios em dia e pneu calibrado.
Mas após observar um pouco da biodinâmica envolvida em tudo isso, foi possível entender por que meu joelho e meus pulsos doíam. Os ajustes deixaram a bike bem mais confortável e com melhor rendimento.
Read 8 tweets
8 Feb
Quando afirmo a necessidade de ensaios clínicos randomizados (inclusive durante a pandemia) para demonstrar eficácia de medicamentos, eu ouço:

"André, é antiético usar placebo em um dos grupos". Ou "É antiético ficar parado e 'deixar o paciente morrer' ".

Será? Segue o fio..
Existe uma confusão enorme aí. A primeira é que assumiu-se ARBITRARIAMENTE que certos medicamentos funcionam. Ou seja, mesmo sem demonstração de eficácia, disseminou-se que ivermectina ou hidroxicloroquina eram eficazes. E já sabemos que isso é a inversão do método científico.
Como no imaginário popular do senso comum (que inclui muito profissionais da saúde 😢) foi popularizada a hipótese de que esses medicamentos funcionam, criou-se a falsa sensação de que fazer estudos com placebo ou não utilizar esses medicamentos na prática médica seria antiético.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!