Preprint 🇧🇷 : cobertura vacinal em idosos +80 anos pela vacinação com CoronaVac (77,3%) e AstraZeneca (15,9%) está associada à uma redução da mortalidade por COVID-19, comparado com indivíduos mais jovens, em um local onde a P.1 é dominante!
👥Proporção de todas as mortes ocorrendo nas idades de 80+ anos foi superior a 25% nas semanas 1-6 e diminuiu rapidamente para 13,1% nas semanas 13-14.
As taxas de mortalidade foram mais 13x maiores em 80+ anos x 0-79 anos até a semana 6, e diminuíram para 6,9x nas semanas 13-14
💉A cobertura vacinal (primeira dose) aumentou rapidamente entre indivíduos com mais de 80 anos, atingindo 49,1% nas semanas 5-6 e mais de 90% após a semana 9.
Vacinas funcionam sim 🎈
👥Até 22 de abril de 2021, 147.454 óbitos por COVID-19 foram notificados ao Sistema de Informações sobre Mortalidade do Brasil, e as taxas de mortalidade foram calculadas corrigindo as estimativas da população para todas as causas de mortes relatadas em 2020.
👥A mortalidade proporcional em idades de 80+ e 90+ anos em relação às mortes em todas as idades foi calculada, e as taxas de mortalidade compararam esses dois grupos de idade com indivíduos com idade 0-79 anos.
💉Dados de cobertura vacinal = monitoramento de vacinação do MS
Apesar de ainda não conhecermos completamente a dinâmica da P.1, esses dados apresentam um indicativo muito bom de que, quando há uma boa cobertura, observamos benefícios reais da vacinação, salvando vidas, mesmo num contexto de uma variante de preocupação como a P.1
Começar o final de semana com essa boa notícia ❤️ e lembre-se que com essa transmissão acelerada, é urgente que TODOS façam a adesão às medidas de enfrentamento (uso de máscaras bem ajustadas ao rosto, de preferência PFF2, distanciamento físico, evitar aglomeração, higienizacao)
E somado a essas medidas, que devem ser adotadas por todos (ainda não vacinados e vacinados), precisamos acelerar a vacinação no país, lembrando todo mundo de retornar pra 2ª dose, mesmo que atrase! Volte tão logo esteja disponível para recebê-la!
Para sair da pandemia, precisamos construir esse caminho juntos, que passa pela adoção de medidas de enfrentamento e restrições adequadas, para o controle da transmissão, somado a vacinação acelerada. #vacinese#todospelasvacinas 💉😷
Lembram que comentei sobre esse estudo de base populacional trazendo os primeiros dados de efetividade da AstraZeneca, junto da Pfizer, no Reino Unido?
Pois foi publicado outro estudo, agora com uma população da Escócia 🏴 com ótimos resultados!
@anvisa_oficial acabou de fazer um pronunciamento sobre a Sputnik-V, mostrando inclusive trechos da reunião gravada com representantes do Gamaleya e daqui do Brasil em que são questionados, entendem o questionamento mas não retornaram, até o momento, com esclarecimentos
Eu particularmente gostei da postura daqueles que participaram da fala, não rebatendo os comentários e acusações feitas que a conta @sputnikvaccine vem fazendo, mas mostrando que a avaliação NÃO É definitiva, e que esperam os esclarecimentos.
O link da live ficou gravado aqui, tem menos de meia hora:
Vamos ser práticos, nos desnudando de possíveis viéses políticos ou quaisquer que sejam que não técnico- científicos: algumas questões sobre o imbróglio da @anvisa_oficial e @sputnikvaccine
1) Controle de qualidade:
- O Inst. Gamaleya mandou a documentação de vários lotes que foram inspecionados
- Na documentação acusava a presença de vetores adenovirais replicantes
- No artigo de fase 3, consta que os vetores são não-replicantes thelancet.com/journals/lance…
- Existe um limite tolerável de vetores adenovirais replicantes em uma amostra, pois eventualmente mesmo com todo o processo para torná-los deficientes de replicação, uma coisa e outra pode aparecer
🩸 Grupo sanguíneo NÃO afetam o risco de contrair COVID-19! Estudo da @JAMA_current traz dados mostrando que associações entre COVID-19 e grupos ABO não serão fatores úteis associados à suscetibilidade ou gravidade da doença em um nível individual ou populacional
No início da pandemia, alguns estudos levantaram a hipótese de que as pessoas com sangue do tipo 🅰️ eram mais suscetíveis à COVID, enquanto aquelas com sangue do tipo 🅾️ eram menos suscetíveis.
Dados interessantes do @Eurosurveillanc indicando que uma proporção maior de casos de COVID-19 pela infecção por VOC (B.1.1.7: 11,0%; B.1.351: 19,3%, e P.1: 20,0%) foram admitidos em hospitais do que não-VOC
Tem alguns pontos importantes nessa análise, dá só uma olhada 👇
Foi caracterizado quais faixas etárias teriam um maior risco de hospitalização considerando cada variante, mas existem fatores que modificam isso, como o grau de exposição dessas faixas etárias, mobilidade... É um dado super relevante, mas temos que olhá-lo de forma + abrangente
Um ponto que me deixou preocupada: "No início, taxas de infecção mais altas em grupos mais jovens em idade escolar com infecções subsequentes em todas as faixas etárias foram observadas no Reino Unido"
Quando a transmissão está alta, todos expostos estão em maior risco
A decisão da @anvisa_oficial , ontem, sobre a Sputnik-V pegou muitas pessoas de surpresa. Questões relevantes foram apontadas, culminando com a não autorização de pedidos de importação emergencial da vacina.
Vou comentar brevemente alguns dos pontos pra ajudar na compreensão🧶
Vamos em partes. Podemos acompanhar o andamento das análises das vacinas em que pedidos de aprovação foram realizados aqui no Brasil: gov.br/anvisa/pt-br/a…
🕐Cronologicamente, a @anvisa_oficial tinha anteriormente enviado ao STF laudos internos da avaliação científica sobre os dados da Sputnik-V apontando algumas preocupações, em especial, a ausência de alguns dados www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…