Vou aproveitar que amanhã é o dia do depoimento do Pazuello à CPI para relembrar sobre um episódio muito grave que aconteceu logo após a demissão de Nelson Teich: o APAGÃO DE DADOS. E a gente tem mensagens de WhatsApp sobre o assunto! Vem comigo, @randolfeap e @renancalheiros: A imagem mostra Pazuello, aparecendo do peito para cima, sen
Tudo começou em 04 de junho de 2020, quando o site do Ministério da Saúde foi retirado do ar. Junto a isso, os números de casos e óbitos foram alterados para priorizarem apenas as informações das últimas 24 horas, sem dados consolidados. noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
A iniciativa veio logo após o horário de divulgação dos números da pandemia ser alterado, passando a ser mais tarde (mudando de 17h para 22h). Era uma forma de atacar a imprensa. O presidente ironizou: “Acabou matéria no Jornal Nacional”. g1.globo.com/politica/notic…
Quando o portal da Saúde voltou a funcionar, em 05 de junho, ele não tinha nenhuma informação sobre os casos novos (registrados no próprio dia). Os números consolidados e o histórico da doença desde o começo desapareceram, bem como os links para downloads de dados em tabelas.
O presidente tentava interferir nos números desde abril daquele ano. Para ele, era essencial que as coletivas fossem iniciadas com um “placar da vida” e não com as informações relevantes ao público. A ideia era omitir as mortes de Covid-19. veja.abril.com.br/blog/radar/apa…
Carlos Wizard, que naquele momento estava trabalhando com o Ministério da Saúde, justificou a medida em entrevista de 05 de junho. Ele disse que o Governo recontaria o número de mortos: “(...) o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado”.
blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/po…
“Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”. Está claro, né? O negacionismo motivou o apagão de dados.
Para Pazuello, contudo, aquilo na verdade era apenas “uma mudança técnica”. Não seria uma mentira? Importante confrontar o ex-ministro sobre isso, ainda mais depois de reiteradas falas de Bolsonaro duvidando dos dados oficiais da pandemia.
exame.com/brasil/pazuell…
É importante destacar que mensagens de WhatsApp obtidas pela Reuters, diretamente de um grupo do Ministério da Saúde, mostram como o apagão de dados ocorreu. Em 05 de junho, às 17h23, Jorge Luiz Kormann escreveu: "Retirar do ar números CUMULATIVOS!!!!".

reuters.com/article/saude-…
Logo em seguida, a ordem foi atendida. Kormann é tenente-coronel da reserva e deixava claro estar atuando sob o direcionamento de Pazuello. Em 08 de junho, apenas três dias depois da ordem de remover os dados, ele foi promovido a secretário-executivo adjunto da pasta.
Tudo se desenrolou rapidamente: Bolsonaro viria a público, no Twitter, defender a medida em 06 de junho. Mas a reação foi imediata. A Universidade John Hopkins excluiu o país do seu levantamento sobre a pandemia por falta de informação e a imprensa se uniu sob um consórcio.
Somente em 09 de junho, atendendo a uma decisão do STF e após o desgaste sofrido pelo Governo forçar até Carlos Wizard a deixar Brasília, que os dados da pandemia voltaram a aparecer no site do Ministério da Saúde: g1.globo.com/politica/notic…
Bolsonaro tinha um motivo para pedir a mudança de divulgação: ele queria ocultar que o Brasil estava registrando mil mortes por dia. A solução então teria sido separar os óbitos das últimas 24 horas daqueles que apenas foram confirmados na data.
saude.estadao.com.br/noticias/geral…
O problema é que, sem dados acumulados sendo divulgados, e como leva tempo para um óbito de Covid-19 ser registrado – justamente em razão da seriedade do trabalho e da necessidade de haver uma comprovação de infecção pela doença –, estavam escondendo o problema embaixo do tapete.
E, afinal, como disse Pazuello após o presidente suspender a compra de vacinas feita pela sua pasta: “É simples assim: um manda e o outro obedece”.
g1.globo.com/politica/notic…
Hoje, o presidente segue desconfiando dos dados. Em abril, com Queiroga à frente da Saúde, ele disse: “Pedi (...) para o ministro (...) apresentar nos últimos cinco anos quantas pessoas morreram de cada doença (...) o vírus matou o mosquito da dengue”. noticias.uol.com.br/ultimas-notici…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Süssekind

Thiago Süssekind Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ThiagoSussekind

5 May
BOLSONARO ASSUMIU PROPOSITALMENTE O RISCO DE MATAR BRASILEIROS

Pautado por uma ideia absurda de que “70%” do país pegaria o vírus e seria melhor acelerar o contágio, o presidente estimulou a infecção e, no mínimo, assumiu o risco de provocar, como resultado, a morte.

Segue o 🧶
Na pandemia, o termo “imunidade de rebanho” ganhou popularidade: a ideia é que, com uma certa porcentagem de pessoas infectadas, a transmissão da doença seja interrompida. É para deixar tudo aberto então? Especialistas desaconselhavam: milhões morreriam. bbc.com/portuguese/int…
A tese de que o contágio da população ajudaria a alcançar a imunidade coletiva mais rápido, e que isso valeria a pena, não era inédita: no Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson chegou a querer botá-la em prática, mas foi demovido por um estudo. oglobo.globo.com/sociedade/estu…
Read 22 tweets
3 May
THREAD - PFIZER

É impressionante: quando a Pfizer ofereceu 70 milhões de doses em agosto, não tinha nenhum problema com a lei. Nas outras duas propostas, também não. Agora, depois de atacarem as “cláusulas leoninas” que aceitaram de bom grado depois, inventam essa lorota. (1/n)
Vamos fazer uma linha do tempo própria?

14/08 - Primeira oferta da Pfizer (70 milhões de doses ao todo, 500 mil ainda em 2020)

18/08 - Pfizer aumenta a proposta, que seria de 1,5 milhão em 2020, mais 1,5 milhão ate fevereiro e o resto nos outros meses

Tudo ficou sem resposta.
12/09 - CEO da Pfizer Global envia uma carta a Bolsonaro, com cópia a Mourão, Braga Netto, Pazuello e Paulo Guedes. Sem resposta.

11/11 - Vem terceira oferta que, após o Brasil perder a chance de começar a vacinar em dezembro, previa 2 milhões de doses para janeiro e fevereiro.
Read 20 tweets
29 Mar
Eu tenho preguiça das pessoas que insistem que não existe nenhum risco democrático porque, em primeiro lugar, a erosão democrática já aconteceu e segue a pleno vapor. Ninguém disse que com certeza teria um golpe, mas sim que um autoritário no Poder Executivo era um risco enorme.
Em relação a um golpe de estado propriamente dito, vale destacar que a literatura moderna sobre crises democráticas existe justamente porque uma ruptura abrupta é cada vez menos comum, perdendo espaço para os “autoritarismos competitivos” de países como a Hungria de Orbán.
Mesmo assim, ao contrário do que nos acostumamos no planeta, vimos golpes militares tradicionais acontecerem, nos últimos anos, na Bolívia e em Myanmar, por exemplo. Não quer dizer que vai acontecer aqui. Mas o risco voltou a existir, o que por si já mostra a erosão que ocorreu.
Read 4 tweets
22 Mar
❌ A mentira: A thread inteira da SECOM

✅ A VERDADE: Bolsonaro atrapalhou a vacinação ao país até o fim

O fio deixou de mencionar que o Brasil não comprou nenhuma vacina em 2020 enquanto o mundo começou a vacinar em dezembro. E muito mais.

Segue o fio 🧶
“Da China nós não compraremos. É decisão minha. Eu não acredito que ela transmita segurança suficiente para a população pela sua origem. Esse é o pensamento nosso"

Por acaso parece a postura de um presidente que busca comprovação técnica? Pois é. Bolsonaro falou isso em outubro.
O contexto já é amplamente conhecido: João Doria, governador de São Paulo, assinou um acordo com o laboratório Sinovac para a produção de vacinas pelo Instituto Butantan. Bolsonaro proibiu a compra da “vacina chinesa do Doria”. Até ser forçado a mudar, mas já era janeiro.
Read 14 tweets
16 Dec 20
Galera, não caiam na falsa dicotomia entre “privado” e “público”. A questão é a natureza do FUNDEB, que serve pra distribuir recursos à educação básica objetivando reduzir as desigualdades entre redes de ensino. O destaque tirado pelo Senado beneficiaria municípios mais ricos.
A redistribuição dos recursos é pelo número de matrículas. A questão aqui: quais são os municípios onde têm mais mercado para instituições privadas filantrópicas, comunitárias e confessionais? Os mais ricos. A regra aventada na Câmara tiraria dos mais pobres, com menor IDHM.
Para quem quiser saber mais, basta ler a thread do @callegaricaio, a quem não conheço, mas que deu uma verdadeira aula. Ele mostra até mesmo alguns exemplos: no Rio de Janeiro, a cidade de Belford Roxo perderia recursos para Niterói. Ouçam os especialistas, como @TodosEducacao.
Read 6 tweets
8 Dec 20
RETROSPECTIVA DE UM GOLPE QUE POR POUCO NÃO FOI: a thread

Ninguém pode esquecer que, no ano de 2020, em meio à pandemia, o presidente da República tentou dar um golpe. Ele chegou a decidir intervir no STF, só desistindo após ser convencido do contrário. A democracia quase ruiu. Bolsonaro, de polo azul e calça jeans, está em cima de um
15/03/2020: Contrariando as recomendações médicas e o seu próprio ministro da Saúde, Jair Messias Bolsonaro prestigia um protesto a favor do Governo – e com teor antidemocrático –, sem máscara e promovendo aglomeração. Tinha até faixa de AI-5. E o país entrava em quarentena.
24/03/2020: Em pronunciamento na televisão, o presidente questionou as medidas de isolamento social adotadas por governadores – que tentou boicotar –, chamou a COVID-19 de “gripezinha” e – como mostra o vídeo – atacou a imprensa em rede nacional, diante de todos os brasileiros.
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(