Thread com observações em simulado de questões - Direito Constitucional
É dispensável a autorização judicial expressa para que sejam acessadas mensagens em aparelho celular de investigado obtido mediante ordem de busca e apreensão.
ANONIMATO: Súmula 611 do STJ: Desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância, é permitida a instauração de processo administrativo disciplinar com base em denúncia anônima, em face do poder-dever de autotutela imposto à Administração.
Não confundir a vedação ao anonimato com o sigilo de fonte. Esse último é protegido no Brasil. A ideia da vedação ao anonimato é impedir que violações à personalidade saiam impunes.
Havendo divulgação de informação falsa em razão de uma fonte sigilosa, o agente divulgador da informação é que será responsabilizado, protegendo, a um só tempo, o direito da fonte e do ofendido.
Igualmente em processo penal, não podendo o inquérito policial, por si só, ser instaurado com base em denúncia anônima. Contudo, essa pode dar ensejo a investigações que, se possuírem indícios suficientes de autoria e materialidade, acarretem a instauração do Inquérito.
O STF possui súmula vinculante no sentido de não ser possível a prisão civil do depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito. Ocorre, todavia, que a prisão não é INCONSTITUCIONAL, mas meramente ILÍCITA. Pacto de São José da Costa Rica entrou como SUPRALEGAL.
Quanto à idade mínima, apesar de inexistir consenso, o que prevalece é que esta é requisito de elegibilidade e não de exercício do cargo. Assim, um Dep. Federal com menos de 35 anos pode assumir a presidência da Câmara e, por conseguinte, substituir temporariamente o PR.
35 anos: Presidente da República (cargo mais importante do Brasil) e Senador (Senador vem de senil = velho);
30 anos: Governador;
18 anos: Vereador (cargo eletivo mais “baixo” do Brasil);
21 anos: todos os outros (Dep. federal, estadual e distrital, Prefeito, juiz de paz).
Se o Tribunal de Contas demorar mais de 5 anos para apreciar a legalidade, ele não poderá mais rever esse ato. Esgotado o prazo, considera-se que a aposentadoria, reforma ou pensão está definitivamente registrada, mesmo sem ter havido a análise pelo Tribunal de Contas.
A sucessão em caso de dupla vacância do chefe do Poder Executivo não é norma de reprodução obrigatória, podendo os Municípios, através de sua lei orgânica, disciplinar de modo diverso ao modelo federal.
Conselho da República e Conselho da Defesa Nacional
O princípio da capacidade contributiva, não obstante seja relacionado unicamente aos impostos no texto constitucional, pode ser estendido às taxas.
A imunidade tributária constante do art. 150, VI, d, da CF/1988 aplica-se ao livro eletrônico (e-book), inclusive aos suportes exclusivamente utilizados para fixá-lo.
Constatando-se a cultura ilegal de plantas psicotrópicas em prop. particular, essa será expropriada, sem direito a qualquer indenização ao prop., salvo se esse se desincumbir do ônus de demonstrar que não incorreu em culpa, seja in vigilando ou in eligendo.
Desapropriação
Eficácia das normas
Segundo a doutrina, as normas constitucionais de eficácia absoluta são aquelas cujo conteúdo é intangível ou imodificável, como é o caso das cláusulas pétreas.
A Constituição pode ser alterada de modo formal, através do Poder Constituinte Derivado Reformador, bem como de modo informal, através do Poder Constituinte Difuso.
Limitações ao PCO - Poder Constituinte Originário
A inconstitucionalidade é vício genético, insanável. Assim, inexiste constitucionalidade superveniente por motivo de alteração do parâmetro constitucional. Nascida inconstitucional, a norma permanece inválida.
A jurisprudência predominante do STF tem assentado o entendimento de que a falta de aditamento da inicial, diante de reedição da MP impugnada, ou de sua conversão em lei, enseja a extinção do processo sem julgamento de mérito (ADI 3.957, 2008).
Havendo ajuizamento simultâneo de ações de controle concentrado perante o STF e o TJ acerca do mesmo dispositivo de lei estadual, deverá o STF prosseguir com o julgamento ainda que o TJ declare a inconstitucionalidade da norma se o parâmetro alegado na CF for de reprodução obrig.
Não há necessidade de simetria em relação ao curador da constitucionalidade da lei perante o TJ, podendo ser atribuída ao Procurador da Assembleia Legislativa ou do Estado.
É constitucional lei ESTADUAL de iniciativa parlamentar que preveja a responsabilização do Estado-membro por danos praticados a pessoas detidas no período da ditadura militar.
STF vem sempre declarando inconstitucional qualquer previsão no sentido de conferir alguma vantagem ou privilégio àqueles que tenham relação com a entidade federativa.
No caso da questão, não haveria vedação a se criar reserva de vagas a egressos de escolas públicas, contudo não poderia restringir apenas àqueles dos seus respectivos entes.
Segundo o STF, a suspensão dos direitos políticos, como consequência de condenações criminais transitadas em julgado, aplica-se no caso de substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos.
Regra: Necessidade de registro de medicamento pela ANVISA. Exceção: admissibilidade de medicamento não registrado por demora irrazoável da ANVISA para apreciar o registro aliada a três requisitos CUMULATIVOS:
a) pedido de registro do medicamento no Brasil (salvo no caso de medicamentos órfãos para doenças raras e ultrarraras);
b) a existência de registro do medicamento em renomadas agências de regulação no exterior; e
c) a inexistência de substituto terapêutico com registro no Brasil.
Ainda, medicamento não registrado pela ANVISA não se confunde com medicamente experimental. Medicamentos experimentais são aqueles sem comprovação científica de eficácia e segurança, e ainda em fase de pesquisas e testes (fosfoetanolamina sintética).
Informativo 931 –, A legitimidade dos sindicatos para representação de determinada categoria depende do devido registro no Ministério do Trabalho em obediência ao princípio constitucional da unicidade sindical (CF, art. 8º, II).
Segundo o STF, a liberdade religiosa inclui o direito de tentar convencer os outros a mudar de religião, sendo inconstitucional lei que proíbe veículo de radiodifusão comunitária de empreender discurso proselitista.
ADPF: A revogação da lei objeto d a ADPF por outra lei local não retira o interesse de agir no feito. Persiste a utilidade da prestação jurisdicional com o intuito de estabelecer, com caráter erga omnes e vinculante, o regime aplicável às relações jurídicas - segue -
estabelecidas durante a vigência da norma impugnada, e no que diz respeito a leis de idêntico teor aprovadas em outros municípios. É solução mais consentânea com o princípio da eficiência processual e do aproveitamento dos atos já praticados de maneira socialmente proveitosa.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tweets Jurídicos

Tweets Jurídicos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstudoIuris

19 Jul
Thread em resolução de questões sobre Direito Administrativo - Atos administrativos (Comentários do QConcursos)
Convalidação ou saneamento é o ato administrativo pelo qual é suprido o vício existente em um ato ilegal, com efeitos retroativos à data em que este foi praticado.
A convalidação é feita, em regra, pela Administração, mas eventualmente poderá ser feita pelo administrado, quando a edição do ato dependia da manifestação de sua vontade e a exigência não foi observada. Este pode emiti-la posteriormente, convalidando o ato.
Read 13 tweets
19 Jul
Thread em resolução de questões sobre Direito Constitucional - Poder Constituinte e Formas de Interpretação da Constituição (Comentários do QConcursos)
Por força das denominadas cláusulas pétreas implícitas, é vedada a revogação integral da norma constitucional que impede a deliberação de propostas tendentes a abolir cláusulas pétreas.
O poder constituinte originário, embora reconhecidamente não absoluto em sua integralidade, não se subordina hierarquicamente a normas jurídicas anteriores na acepção jurídico-formal.
Read 15 tweets
19 Jul
Thread com observações em simulado de questões - Direito Processual Civil
Os prazos judiciais, como regra, são impróprios, não acarretando qualquer consequência processual. Quando muito, podem gerar responsabilidade civil do Estado, o qual poderá exercer o direito de regresso em caso de dolo ou fraude do magistrado.
O interesse de agir, segundo entendimento doutrinário, pode ser analisado sob três pontos de vista: UTILIDADE, NECESSIDADE e ADEQUAÇÃO:
UTILIDADE: deve ser demonstrado que a ação ocasionará uma melhoria na condição do autor;
Read 40 tweets
18 Jul
Thread com observações em simulado de questões - Direito Administrativo
Termo de colaboração, termo de fomento e acordo de cooperação. Image
Descentralização por outorga e por delegação Image
Read 45 tweets
1 Jun
Thread 03 em estudo sobre Direito Administrativo - Desapropriação estatal.
Sobre a desistência da ação de desapropriação, o Poder Público, assim como os autores das ações judiciais em geral, pode desistir da ação. A desistência, de acordo com o STF, ainda que manifestada APÓS a apresentação da contestação, não depende da concordância do réu.
MUITO IMPORTANTE que o STJ determina que é possível a desistência da desapropriação MESMO APÓS O TRÂNSITO EM JULGADO, desde que NÃO tenha havido o pagamento integral do preço e O imóvel possa ser devolvido SEM ALTERAÇÃO SUBSTANCIAL que impeça que seja utilizado como antes.
Read 17 tweets
1 Jun
Thread 02 em estudo sobre Direito Administrativo - Desapropriação estatal.
O Decreto-Lei 3.365/41 sofreu importante alteração em 2019. Destaque pra o art. 10-, que previu que o Poder Público deverá notificar o proprietário a apresentar-lhe oferta de indenização. Nessa notificação, deverá constar, principalmente, a informação - segue -
de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição. Ou seja, uma vez notificado o proprietário abre-se duas situações: aceitação ou rejeição da oferta.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(