, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
O problema da ideia de guerra cultural -- que até me empolgou, quando primeiro ouvi falar disso, mas que hoje me parece um grande erro -- é a presunção de que existe um conjunto de ideias totalmente equivocadas e outro de ideias certíssimas.
Esse é um modelo que explica algumas dinâmicas sociais: de fato, cada grupo político cria campanhas de propaganda que preparam sua subida ao poder.

Mas é também um modelo limitado -- e, de todo modo, uma prática destrutiva.
A verdade não está em um conjunto de ideias -- no sentido "vulgar" de ideias. A verdade está na própria realidade -- um universo vastíssimo, que não pode ser inteiramente apreendido por nenhum grupo político.
Na melhor das hipóteses, um observador atento descobre um punhado de verdades. Não há a menor possibilidade desse observador criar um super-sistema que reune todas as verdades e depois as difunde por toda uma cultura.
As culturas não são coisas estáticas, nem homogêneas. São um conjunto de explicações, argumentos, afetos, imagens e sensibilidades que circulam por um grupo de pessoas. Uma cultura não pode estar totalmente correta nem totalmente errada. É sempre uma combinação dos dois.
Em vez de tentarmos criar ou destruir culturas, o que podemos fazer é aumentar nossa própria inteligência e afinar nossa sensibilidade. Enfim: nos tornar pessoas melhores e afetar os próximos. Isso talvez ajude a cultura em torno a ficar melhorzinha.
Mas talvez não. Nem nós somos tão bons, nem somos tão poderosos. Enquanto empurramos para um lado que nos parece bom, mil forças empurram para outro -- e sabe-se lá se estamos empurrando para o lado certo.
No fim das contas, esperar que uma cultura perfeita iria surgir é apenas uma nova forma mais sofisticada de utopia.

Nada perfeito irá surgir. Nós vamos morrer antes da história chegar ao fim. A cultura vai continuar mudando com o tempo, em direções impensáveis.
Mas não estou defendendo a passividade cultural. Porém, em vez de "guerra cultural", em vez de defender um lado, é mais útil defender bons ideais -- a verdade, a justiça, a bondade, etc.

E, principalmente, colocar tudo isso antes e acima da política.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Mafaldo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!