Profile picture
Drunkeynesian @drunkeynesian
, 14 tweets, 2 min read Read on Twitter
Eu tenho muito investido no Brasil pra não poder torcer pra que qualquer governo dê errado. Todo meu dinheiro é investido aqui, minha família e maioria dos amigos estão aqui, quero criar meus filhos e morrer aqui.
Na parte econômica, "não dar errado" por enquanto é arrumar as contas do governo e manter a inflação baixa, pra ficar no mínimo. Pro país enriquecer no longo prazo, o primeiro requisito é não perder muito tempo com recessões.
Nenhum dos candidatos do segundo turno consegue me deixar tranquilo quanto a isso. Haddad segue defendendo um programa tresloucado, o Bolsonaro do Paulo Guedes é muito diferente do Bolsonaro histórico e do que ele trás pro governo.
Pra piorar, a eleição pro Congresso foi muito ruim do ponto de vista de conseguir aprovar reformas. Conseguimos sair com um Congresso ainda mais fragmentado, cuja segunda maior bancada é de um partido de aluguel que praticamente não existia até este ano.
Também acho que vai piorar a coordenação entre Câmara e Senado. Não fiz contas, mas também me parece que as corporações estão ainda mais representadas.
Apesar de ter muita gente no mercado financeiro que acha que o ouço fundo vai ser bom, acho que a maior parte da euforia é técnica -- havia muito pessimismo com o Brasil, só a passagem de "underweight" pra "market weight" tem grande amplitude.
Acreditar que o próximo governo vai ser bom exige uma "suspensão de descrença" enorme. O cenário-base pra qualquer governo no Brasil tem que ser de medíocre pra ruim, e acho que no próximo tem mais elementos pra achar que vai ser ruim do que só medíocre.
Outra coisa: renovação é uma delícia, etc., mas um mastodonte como o Estado brasileiro precisa muito de políticos profissionais. A próxima legislatura terá muito menos desses.
No mais, Paulo Francis tinha razão: pra quem vive de vender opinião, a melhor postura é anarquista: "hay gobierno, soy contra". O político médio tem que ser tratado na chinelada.
Nem estou muito pessimista com a economia ano que vem. O governo Temer fez um ajuste importantíssimo na economia. A recuperação segue por inércia por algum tempo.
A inflação está baixa, as contas externas estão bem, tem muita gordura nos preços de ativos que também pode ajudar no crédito (as tais condições financeiras).
O problema de fundo é mesmo o fiscal. Num cenário bom, o mercado global fica tranquilo e deixa o Brasil fazer um ajuste gradual, ainda que provavelmente de baixa qualidade (mais subindo imposto que cortando gasto).
Num cenário ruim, que, de acordo com muitos dos meus clientes, é o mais provável, gradualismo não vai resolver e o mercado vai pedir juros bem mais altos pra seguir financiando a dívida (isso, claro, também dificulta o ajuste).
Isso pra não falar da agenda totalmente esquecida de investimento público, educação, etc. Os desafios são colossais e temo não termos governo à altura pra enfrentá-los. É preciso estar atento e forte, etc. FIM.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Drunkeynesian
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!