Profile picture
O Iceberg @O_Iceberg
, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
COMO FUNCIONA O VÍRUS DO “APOCALIPSE ZUMBI”

01. Há muitos anos temos sido expostos a um fluxo de informações capazes de ativar nossos sentimentos de medo (programas como Cidade Alerta cumpriram esse papel) e ódio (telejornais massacrando diariamente apenas o PT, por exemplo).
02. O ser humano possui em seu cérebro uma parte com 4 mm de espessura e 20 bilhões de neurônios chamada *córtex*. Essa é a parte mais sofisticada do nosso cérebro. O córtex desenvolvido nos torna racionais e civilizados e, por isso, mais evoluídos que as outras espécies.
03. O quê estimula o desenvolvimento do córtex? A educação e o afeto. É por meio do córtex que aprendemos os conceitos de democracia, de justiça, de civilidade, de convívio social, de compaixão. Embaixo do córtex ainda temos as rotinas primitivas.
04. No momento em que o nosso cérebro é bombardeado com pacotes virais de informação, se não temos imunidade para combatê-los, somos contaminados e regredimos para o modo primitivo. Contaminam porque apelam para os instintos mais primitivos que existem no ser humano.
05. Se a pessoa conseguiu desenvolver o pensamento crítico para perceber que aquela carga de informações é manipulada ou mentira, ela acredita. E aquilo encaixa com o que já está de primitivo dentro dela. É como um vírus que entra no organismo. Para tirá-lo é muito difícil.
06. O que está acontecendo no Brasil é um caso que vai ser estudado do ponto de vista sociológico e neurocientífico. Não existe um antídoto, um remédio para a manipulação informacional dos meios de comunicação e, principalmente, das redes sociais.
07. A vacina, vamos chamar assim, que poderia previnir essa contaminação, seria uma educação que tivesse desenvolvido o pensamento crítico. O WhatsApp mostrou-se o mais potente e veloz veículo de contaminação informacional jamais criado pelo ser humano.
08. O que Steve Bannon está fazendo no Brasil é um experimento para disseminar esse vírus informacional que ele chama de "O Movimento" (The Movement) por meio da campanha de Jair Bolsonaro. Bannon usa o que existe de mais avançado em conhecimentos sobre psicologia e tecnologia.
09. Ele descobriu um método poderoso para fazer as pessoas acreditarem no seus próprios preconceitos e arquétipos tribais e mergulharem voluntariamente no abismo. A hiperconectividade tinha o potencial de fazer a civilização avançar rumo a uma aldeia global.
10. Mas o experimento com a campanha de Jair Bolsonaro demonstra que efetivamente está nos levando de volta ao paleolítico, à vida tribal. Essa campanha utiliza uma técnica inédita e é realizada principalmente no WhatsApp.
11. O WhatsApp está servindo como um veículo para disseminar esse vírus informacional que mistura mentiras e manipulações e fazer as pessoas se fecharem em tribos.
12. Uma vez contaminadas, enfeitiçadas, elas passam a acreditar nas abstrações mentais mais absurdas que são criadas dentro desse ambiente fechado e que não são permeáveis a nenhum tipo de debate.
13. Explicação retirada da entrevista com @MiguelNicolelis, o mais premiado cientista brasileiro da atualidade:
tutameia.jor.br/tsunami-do-abs…
14. Compartilhe o máximo possível esse texto. Quem sabe possa ajudar algumas pessoas cujo córtex ainda não tenha sido devorado por essa espécie de vírus zumbi.
15. Uma aula de 40 minutos fantástica, excelente, explicando detalhadamente o assunto:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to O Iceberg
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!