Profile picture
Guilherme Baldi @GuiBaldi
, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
Acabei de ver um vídeo sobre influenciadores fazendo sorteios ilegais e eu queria dar uma contribuição vinda de meados dos anos 2000, quando eu trabalhava na área de promo e brindes da Editora Alto Astral, do João Bidu, astrólogo sensação do Brasil.
Você quer fazer SORTEIO? Que significa escolher aleatoriamente um vencedor em um bolo de participantes, É PROIBIDO sem a autorização da Caixa Econômica Federal. Por motivos de: auditoria.
A Caixa audita sorteios, pra garantir que você vai escolher realmente aleatoriamente, pra não acontecer coisas tipo isso aqui.
Inclusive é pela falta de auditoria (e coleta de impostos) que o jogo do bicho é proibido, apesar de você conseguir fazer uma fé em qualquer padaria no Brasil. Mas se você ganhar no bicho e o dono não quiser te pagar, azar o seu, se denunciar vão os dois pra cadeia.
Dinheiro é proibido ser dado como prêmio, por isso que um certo dono de emissoras dava seus prêmios em barras de ouro, que valem mais que dinheiro. BBB e A Fazenda também pagam assim. Você não recebe uma maleta de ouro, eles vendem o ouro pra você e depositam a grana na sua conta
Aí entram a alegria do influencer, que são os concursos culturais. Mas concursos culturais não são uma carta branca pra você fazer qualquer coisa.
Concursos culturais NÃO PODEM, estarem relacionados à marcas ou ao consumo de qualquer coisa. São livres e inclusive podem ser aceitas participações de qualquer forma, se você falar que o concurso cultural só vale se enviar e-mail e a pessoa enviar uma carta, tem que valer.
Vou dar um exemplo. Digamos que uma marca de cosméticos quer fazer um concurso cultural de envio de frases ou de fotos. A pergunta tem que ser de cunho cultural (olha aí o nome). Se a pergunta ou a resposta ou a foto tiver QUALQUER coisa da marca em questão, tá fora.
Então se você mandar uma foto feita num estúdio fodão, luz incrível, criativamente foda e tiver um rímel da marca que tá fazendo o concurso, tchau, tá fora. Se tiver que responder uma pergunta e ou na pergunta ou na resposta tiver "porque a XXX COSMÉTICOS é a melhor do Brasil"tbm
Então concurso cultural é mais complicado do que parece. Eu mesmo, na época que selecionava cartinha de adolescente doida pra passar uma tarde com sua banda colorida favorita, jogava muita coisa legal fora por conta dessas regras.
INCLUSIVE
Pedir pra "curtir, compartilhar, dar like"como critério pra fazer algum ~concurso cultural~ também é proibido. Se a pessoa quiser participar do seu concurso sem fazer nada disso, ela pode e você, oficialmente, não pode negar a participação dela.
Por exemplo, eu selecionava respostas de concursos que eram publicados em revistas. Se a pessoa viu a revista no dentista, tirou uma foto e mandou no zap pra 1000 pessoas e todas quiserem participar, elas podem. Quantas revistas vendidas? Zero.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Baldi
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!