Profile picture
Startupdareal @startupdareal
, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
[Thread] Crianças hoje vou ensinar para vocês como funciona o marketing de polêmica. Você pode não ter percebido ainda, mas existem grandes nomes, faz uns bons anos, ganhando mídia através da polarização de opiniões.

Vem que eu te passo a receita.
Vocês podem pensar quem uma polêmica envolvendo uma marca é algo negativo, mas faz tempo que já vemos como pode ser lucrativo. Quando existe um cenário polarizado de opinião, adicionar uma polêmica força as pessoas a assumirem um lado e, para defendê-lo, amplia seu engajamento.
O exemplo mais comum é o da polarização política, quem tá no meio é ironizado como isentão, exatamente para forçar um posicionamento. Ao assumir esse posicionamento, a pessoa se sente impelida a defendê-lo.

Pode parecer algo natural que a política seja assim, mas não é.
Lá pelos anos 50, por exemplo, a associação política dos estados unidos pediu que os partidos aumentassem a polarização entre eles. Na época os pontos defendidos por cada um dos partidos eram muito parecidos o que reduzia o engajamento dos eleitores.
O mesmo hoje é visto para engajar pessoas em redes sociais e em atividades de marketing. Você declara um inimigo e promove a polarização entre opiniões, assim, você capta parte dos indecisos e cria um engajamento de marca mais forte.

coca x pepsi, xbox vs psx, pc ou mac, etc.
O mais interessante é que, quando você não tem um produto interessante o suficiente para criar essa polarização. Seu hamburguer não um Mac Donald's para polarizar com o Burguer King, você pode se apropria de polêmicas externas para criar essa polarização ao favor do seu negócio.
Com o aumento dessa polarização política no Brasil, vimos um aumento enorme de negócios que polarizaram assumindo polêmicas, normalmente com foco sexista, para gerar comoção nas redes sociais e transmitir essa visão polarizada sobre seu produto.
Basta fazer um comercial objetificando a mulher, para que as feministas ataquem. Assim, quem não gosta das feministas compra a briga e engaja para defender o produto, ganhando relevância e defensores.
Mesmo depois que o lado oposto já aderiu seu produto, por exemplo, só eleitores do bolsonaro frequentam o bar que fez piada machista, o proprietário pode seguir se fazendo de vítima como forma de campanha, alimentando ainda mais esse espírito de "me apoiem para vencermos o outro"
Assim, a receita acaba fincando simples:

- Crie um produto ou campanha polêmica
- Espere a internet reagir
- Se defenda falando que estão problematizando tudo
- Culpe o politicamente correto
- Diga que o mundo está chato
- Monetize em cima de ativistas
Quanta gente não ficou famosa só fazendo campanha contra o tal "politicamente correto"?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Startupdareal
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!