, 110 tweets, 11 min read Read on Twitter
Vamo modinha: 1 like = 1 curiosidade sobre serviço público
1. O servidor esterotipado, que nunca vai, malandro, não trabalha? Ele até existe, mas minoria da minoria. A grande maioria é gente comprometida que trabalha fazendo o melhir possível.
2. Tem menos servidores do que a demanda exige, principalmente em órgãos que atendem público. É comum um fazer serviço de dois, de três, cinco, dez...
3. E é pelo fato acima que "só um papelzinho/certidãozinha" vai demorar.
4. Sobre o serviço público em si: pra algumas pessoas é a opção possível e viável. É menos pela estabilidade e mais por ter um emprego na área/com salário razoável
5. Mas tem gente que não lê as letrinhas miúdas do edital. Vê salário mas não vê atribuições. Passa, assume, chega lá e é algo que não curte/não tem aptidão. Claro que a administração vai alocar a pessoa onde é melhor/dá menos problema, mas né, nem sempre é possível
6. Servidor estatutário não tem FGTS (as pessoas no geral não sabem disso)
7. Sobre concursos e concurseiros: é uma carga psicológica gigantesca, mais ainda do que o volume de matéria. E muitas vezes cargos de nível médio são mais difíceis e concorridos do que de nível superior.
8. Sobre concursos: cotas raciais são necessárias sim, NO MÍNIMO pra tornar os ambientes mais diversos. Cotas de PCD tb são muito importantes, pq muitas vezes vai ser o acesso do PCD a um emprego.
9. A grande massa dos servidores públicos não é marajá e bem pelo contrário, funcionam fo mesmo jeito que empregados privados: salário, VA, VT (quando tem)
10. Geralmente os marajás que não estão em cargos altos são gente que entrou pré-88 (ou pré reformas de 1998) e incorporou deus e o mundo no salário. Mas incorporar deus e o mundo é mais incomum e menos acessível hoje em dia, além de ser excepcional.
11. Serviço público não tem dissídio e nem reajuste automático, ou seja, o salário vai ficar congelado até a boa vontade de passarem uma lei reajustando. E a maioria dos "aumentos" de servidores na verdade são reajustes inflacionários.
12. Em ordem de melhores salários e condições, em regra temos legislativo > judiciário >>> executivo (inclusive muito difícil gente que faz concurso pra cargos do legislativo sair)
13. Assédio moral come solto no serviço público. Em alguns locais, tem metas a serem batidas. O adoecimento mental é uma realidade.
14. Aquela frase de que servidor não aguenta um dia de serviço privado? Empreendedor startupeiro não aguenta um dia de serviço público e sai correndo e chorando.
15. A gente costtuma reclamar mais da relação com a administração e da falta de recurso do que do trabalho e do público. Essas são as relações realmente problemáticas.
16. Sem os estagiários o serviço público entraria em colapso (até pq como eu disse falta servidor etc)
17. Existe realização profissional no serviço público sim. Às vezes é extremamente gratificante.
18. Mas se desmotivar pela falta de reconhecimento (institucional, social, financeiro) também é muito fácil.
19. A maior parte dos rolos com servidores acontece com os CCs (cargos em comissão, de livre nomeação, que estão lá por apadrinhamento no mais das vezes).
20. Mas se vc é um CC que não é aparentado ou apadrinhado por ninguém, vão gostar de vc até o dia que não gostarem mais ou precisarem do seu cargo pra um parente ou apadrinhado.
20.1. Esses rolos com mandar todo mundo embora e inviabilizar o serviço se devem a CCs demais e concursados de menos
20.2 Um dos assédios morais que já sofri era "ah como seria bom se tivesse CC aqui (presume-se que o concursado é uma bosta, né)" :))))
21. Terceirização tá vindo aí. Claro que em alguns lugares mais rapido do que em outros.
22. Inclusive, uma das razões da estabilidade, além da preservação política, é a da criação de equipes para execução de projetos de médio e longo prazos. Como isso se compatibiliza com contratos precários, não sei.
23. Material de licitação é tudo o mais barato e as canetas grampeadores etc são tudo uns lixo. De vez em quando só que vem Bic e isso é um grande evento.
24. Levar material de casa é real, inclusive pela razão acima.
25. Dependendo do órgão, se estragar computador, impressora, ar condicionado, algo assim, fica sem e segue o baile.
Acabou horário de almoço, depois volto.
26. As pessoas tendem a associar serviço público com serviço burocrático, mas existe concurso pra todas as profissões (até pra padre!) e realização de todas as funções. Conheço quem seja editor de livros, cozinheiro, adm de abatedouro, tratador de animais...
27. Concurso público é, em regra, uma das poucas ocasiões onde de fato a meritocracia é observada
28. Em alguns dias, meu trabalho parece saído de um episódio de The Office
29. Em órgãos que atendem público, é muito chato quando um atendimento não vai, pq geralmente as agendas são grandes e poucas vagas. Se vc resolveu seu problema antes do dia agendado, avise que adiantamos outra pessoa.
30. Por outro lado, quando metade da agenda falta é ótimo pq dá tempo de adiantar o trabalho interno
31. Em homenagem ao Mineirinho, é legal que se criam microssistemas em torno das repartições públicas. Tem a tia do lanche, alguém que vende doces, Avon/Natura, pães (uma época tinha um CAMINHÃO DE PÃO no Centro Administrativo do RS), muambas, enfim, de tudo
31.1 e em muitos lugares eles entram nas salas, passeiam, estão lá de boa, fazem parte da fauna local e foi isso
32. Se tem uma placa com uma orientação bizarra e que reforça o bom-senso, pode ter certeza que a ofensa ao bom senso ocorreu VÁRIAS vezes.
33. As pessoas NÃO LEEM. E isso independe de instrução, classe social, etc. Não leem.
34. Muitas pessoas procuram atendimento por problemas que elas sabem que não tem solução nenhuma. Elas só querem desabafar, ser acoljidas, ouvidas.
35. Acolhimento deveria ser a habilidade número zero justamente por isso. Quem busca o judiciário, posto de saúde, inss, etc, não tá indo lá pq tá feliz. Tá indo resolver.
36. Acolhimento vale pra quem tá na linha de frente, pq olha, é pesado.
37. De vez em quando vamos perder seus documentos sim. Ou esquecer de fazer sua solicitação :-) Trabalhamos para que isso não aconteça.
38. Às vezes - muitas vezes - o chefe é uma pessoa que não é da área e faz pedidos absurdos. Chefe: se o arquiteto, publicitário/designer, técnico em edificações, cara da TI disse que não dá, NÃO DÁ.
39. Muitas vezes a gente vai além das atribuições para tentar resolver os problemas das pessoas.
40. Em outras, não podemos fazer coisas que poderiam parecer simples pq não competem a nós, infelizmente :(
41. Uma vez num estágio deixaram a gente destruir uma máquina caça-níqueis apreendida com um machado apreendido *-*
42. "Ninguém me disse que era pra trazer o documento x!", disse sim, nem vem.
43. A gente se apega a alguns atendidos. Apega mesmo, depois fica querendo saber se resolveu o problema, como tá.
44. Se vc me abordar fora do local de trabalho, não vou ter nenhuma informação nem vou saber te ajudar sobre seu processo.
45. A maior parte dos processos cíveis seria evitável se as pessoas a) fossem mais responsáveis, especialmente com contratos e dinheiro, b) não fizessem as coisas no jeitinho, c) não achassem que não vai dar nada.
46. Tem muita gente que vai presa porque esqueceram de recolher o mandado de prisão. E pra descobrir???
47. Não tive treinamento para acessibilidade, LIBRAS e outros tipos de linguagem. Geralmente "acessibilidade" pro público se resume a fazer uma rampa e foi isso.
48. Ainda que haja muitos servidores que doem o sangue,sejam proativos, há de se reconhecer que tem os que tacam o foda-se e fazem só o mínimo pra não se incomodar
49. Inclusive, é bem chato quando o segundo grupo é chefia, porque prejudica o trabalho de toda equipe.
50. Servidor público e não funcionário? Sim, servidor. De serviço e principalmente de SERVIR. Um servidor serve à coletividade, seja de forma direta ou indireta.
50.1 Inclusive tem muito juiz, promotor, professor universitário, ou mesmo cargos que não são topo da carreira que se esquecem que estão ali para servir a coletividade.
51. Pode parecer que sou contra CC, mas reconheço que em algumas hipóteses tem de ter mesmo. MAS CC não pode substituir concursado, ou ter mais CC que concursado. Abram concursos.
52. Minha categoria é desmobilizada, desunida e falta muita consciência de classe - a maioria pq acha que algum dia vai pro concurso-fim e por isso acha que puxar saco de chefia é bom.
53. Como nas empresas privadas, há chefes maravilhosos, humanos, melhores pessoas do mudo e há pessoas horríveis que jamais deveriam ser chefes. E isso influencia e muito o desempenho da equipe, como em todo lugar.
54. Luta de classes está firme e forte no serviço público.
55. Apesar de concursado não poder ser demitido (em regra), tem várias retaliações possíveis que não envolvem demissão.
56. (Vamo causo)os piores barracos em processo que já vi na vida envolveram geladeiras. As pessoas perdem a linha sobre geladeiras.
57. Quando era estagiária no juizado especial, uma das minhas coisas preferidas eram cartas anônimas (sim, isso existe). Algumas são inesquecíveis (como a da mulher acusada de traição e o marido "muito bonito pra passar por isso" (foi escrita por outro homem, os três eram PMs)
58. Se vc atende público e sabe o nome do assistido/cidadão, OLHA. Aquela pessoinha ou tá enroscada em problemas ou é pecinha rara.
58.1. Não queira que te conheçam pelo nome na repartição.
59. Quando você acha que nenhuma bizarrice é capaz de te surpreender, vc é surpreendido.
60. Não cobramos e nem recebemos presentes, mas às vezes recebemos por pena, então dá-lhe cesta de laranja, bolo, pão...
61. Já soube caso de alguém que levou uma galinha por ter tido seu problema resolvido.
62. Por mais computadores que vc licite, peça, compre,seja órgão rico, seja órgão pobre, nunca tem computador pra todo mundo (cc @pepitounderline )
63. Uma vez um estagiário meu derrubou uma cpu no chão. PENSEM NO DESESPERO (mas deu pra consertar)
64. Existem órgãos ricos e órgãos pobres. Uma vez trabalhei no mesmo prédio do MPF e MEU DEUS, eles tinham cozinha, copeiras, tudo de primeira, tudo lindo, que inveja hahaha
65. Mas MPF tá longe de ser a realidade do serviço público, mas até que judiciário estadual é bonzinho, em MG tinha estrutura boa, no RS tb tem.
65.1. Eu era MUITO mimada qdo trabalhava no TJRS. Prédio maravilhoso, tudo novinho, várias coisas pros servidores, tinha shiatsu, eu ia pro shiatsu todo dia (sim, era cara de pau a esse ponto)
65.1.1. Se vc trabalha no TJRS, seja como servidor concursado, CC, estagiário, desembargador, se ainda houver shiatsu, faz uma sessão por mim.
65.2. Inclusive SONHO MEU trabalhar no TJ de novo, mas não vai rolar, só se for desembargadora algum dia (risos)
66. Quando trabalhava no TJ, cansei de pegar processos de personalidades gaúchas - lembro de um rolo com o Anonymous Gourmet, acho que era inventário, processos de pensão alimentícia de jogador de futebol, essas coisas. Mas o mais inusitado foi um processo em que a filha+
da Dilma era testemunha. Era uma história tristíssima que não vem ao caso (dramas familiares, nenhuma relação com política).
67. Um estagiário uma vez usou a senha do sistema do Detran para ver as fotos das celebridades nas carteiras de motorista (vimos de Fernanda Lima a Andressa Urach)
68. Por falar em estagiários, PIOR COISA TER DE SUPERVISIONÁ-LOS, ainda mais se a equipe é grande (tive uma equipe de 8). É separar briga, apagar incêndio, corrigir, ensinar, intermediar com a chefia, enfim.
69. Mas todos eles moram no meu coração hahaha
70. Sim, a gente sabe quando o estagiário tá dando migué. No geral não ligamos, juventude, mas se começa a vacilar demais não tem como defender.
71. Briga de velhinhos aguardando atendimento discutindo quem é mais prioritário é real.
72. Gente fazendo fila no dia interior infelizmente tb.
73. Sobre isso, a gente dava ficha, mas isso ocasionava filas, gente 4h da manhã na porta e coisas do tipo. As fichas foram abolidas por causa disso, pq era violação da dignidade das pessoas. Aí tá, a informação foi divulgada pela imprensa, aquela coisa toda, mas as pessoas+
continuavam a fazer fila. Um dia denunciaram para a imprensa, foi um jornalista lá falar com o diretor. O porteiro (que era o maior PARÇA de todos) virou e: "fulano não tá agora, mas as pessoas tão aí pq querem, pq não tem ficha mais há quatro meses"+
Aí a reportagem, em vez de "DENÚNCIA: VELHINHOS PASSAM HORAS NA FILA", foi "POPULAÇÃO: NÃO PRECISA FAZER FILA PQ NÃO TEM FICHA, É ASSISTIDO NA HORA QUE CHEGAR". Nunca mais fizeram fila.
74. Já ouvi muitas vezes variações de "vou chamar o Balanço Geral!!!"
75. De vez em quando temos de atender a imprensa, pro bem e pro mal. Faz parte (qualquer órgão público que atende gente em algum momento vai passar por isso) (do sistema de justiça mais ainda)
76. Por que processos demoram?
1) Pq tem pouco servidor em cartório, aí demora UM TEMPÃO pra distribuir, etc
2) Pq tem pouco servidor pra movimentar, aí coisas que seriam rapidinhas demoram SEMANAS
3) Pq tem pouca gente no gabinete judicial
4) Pq falta técnica para advs+
aí tem de refazer procedimentos, emendar coisas, e demora ainda mais.
77. Uma coisa que falta muito no serviço público no geral é gestão. Tem MUITO desperdício de recursos não por corrupção, mas por gestão ruim.
77.1. E gestão local mesmo, não só política: hospital com administrador ruim, escola com diretor que não sabe o que tá fazendo, delegacia com diretor que tb não faz muita ideia, etc, etc.
77.2. Aí MUITO recurso (financeiro, humano) se perde por isso. Deveria algo a ser olhado com carinho.
78. O poder público deveria olhar com mais carinho para capacitação em gestão pública.
79. E isso se reflete em atendimentos e prestação de serviços: aquele cartório judicial, posto do INSS, agência da CEF, escola, posto de saúde em que tudo corre bem geralmente é bem gerido e tem uma equipe satisfeita.
79.1. O contrário tb: aquele local caótico, nada se resolve, confusão e stress geralmente reflete chefia despreparada e/ou conflitos na equipe.
80. Poucas coisas são mais mentirosas e ofensivas do que o senso comum de que o serviço público é pior do que o privado.
81. Inclusive não é pq é "de graça" que é ruim, de qualquer jeito ou casa da mãe joana.
82. As esferas pública e privada são complementares e caminham juntas: tem cpisas que não são e nem devem ser atribuições do poder público, tem coisas que não são e nem devem ser atribuições da iniciativa privada.
83. É mentira qur o Brasil tem o Estado inchado e muito servidor. É mentira que temos o maior número de servidores no mundo. Países como EUA (sim, EUA), França e Alemanha possuem proporcionalmente mais servidores do que o Brasil.
84. Inclusive as distorções salariais (salários altíssimos etc) estão em algumas poucas carreiras.
85. Recesso do judiciário é entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Apesar dos prazos suspensos até 20/01, tamo todo mundo trabalhando normal. Não volta só em março ou depois do carnaval não.
86. Nas replies desse twit,demonstrações explícitas de desconhecimento, preconceito e ódio aos servidores públicos:
86.1. Acredito que se combate desinformação e preconceito com informação, por isso essa sequência, inclusive.
87. Chega uma hora que vc se dessensibiliza com os atendimentos, pq né, isso ou surto. Então as pessoas te falam coisas horríveis e vc responde "ata"
88. Mas tem três atendimentos que me marcaram muito. Um deles, uma senhora que tinha os três filhos presos. Pensei "ah, tráfico, né". Mas aí ouvindo a história, soube o que aconteceu: os três mataram o marido da filha porque ele abusava da neta. "Agora ele não abusa mais ninguém"
89. Outro: uma senhorinha negra que ia lá ver do irmão que estava muito doente porque pegou aids no presídio. A condenação dele era de uma coisa bem boba. Aí um dia ela foi lá dizer que ele morreu e que tinha sofrido racismo na funerária. Descumpri os protocolos e dei um abraço.
90. Uma moça tava lá pra ver o divórcio, mas não era casada no civil. Conversando, o ex deu facadas nela (ela me mostrou as marcas). Disse pra ela que ela ia se reerguer, a vida ia melhorar. Fui pro banheiro chorar depois.
91. Chorar no atendimento ou por causa do atendimento é comum, é ok, tem horas que não dá.
92. Faria uma thread só com causo de atendimento pq OLHA (treze anos nessa indústria vital contando estágios, trabalhis, cargos, etc)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ana Carolina
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!