, 86 tweets, 11 min read Read on Twitter
Vocês querem umas curiosidades bem aleatórias sobre ser fã de Chaves e o universo CH?

1 like = 1 curiosidade
1. Nem todos os dubladores acham de boa ficar mandando mensagem com a voz do personagem, ou imitando em qualquer lugar. É importante sempre ter bom senso e respeitar o espaço do profissional.
2. O Edgar Vivar (Sr. Barriga) é uma pessoa queridíssima. De excelente trato, sempre dá atenção aos fãs quando é possível. É um cara de um coração gigante.
3. O Carlos Villagrán (Kiko) é divertidíssimo. No aeroporto, no restaurante, no local do show, ele tá sempre fazendo piadas. Não tem como ficar sério perto dele.
4. Aliás, uma das coisas que o Kiko mais gosta é churrasco. Quando vem ao Brasil, é certo que vai em uma churrascaria.
5. O único show que a Chiquinha fez no Rio de Janeiro deu até polícia. Os produtores envolvidos fizeram o show num lugar péssimo, não tinha palco, estrutura nenhuma. Foi uma briga só, ela ficou muito triste com aquela situação.
6. Ser fã de Chaves é lidar às vezes com a pecha de ser chato, cri-cri. É uma generalização que não define a grande extensão do que é ser fã. Há, como em qualquer fandom, os mais engajados, o mais de "boa", aqueles extremos, aqueles só gostam, mas não acompanham tanto.
7. Mesmo sendo fã, muitos não gostam de todos os episódios das séries. Cada um tem um ou vários que não curte assistir, que não acha tão bom. Alguns fãs ficam meses sem ver a série na TV, mas não deixam de gostar de CH por isso.
8. Esse universo CH de sites e fóruns começou a ser construído lá em 1999, quando surgiram as primeiras páginas sobre o tema. Até o ano de 2008, por aí, havia uma rede muito forte e organizada de sites de fãs de Chaves.
9. Com o surgimento das redes sociais, quase todos os sites acabaram e/ou migraram para páginas e perfis no Facebook, Instagram. Nosso fórum mesmo é um dos poucos espaços que segue aí - porém estamos sempre nas redes.
10. Como em todo lugar, sempre tem disputas entre os donos de páginas e sites sobre Chaves. Isso vem desde 1999 e não é diferente até hoje. Nunca tivemos uma unidade completa em torno das séries. De maneira que cada um fica em seu espaço.
11. Nosso fórum mesmo surgiu a partir da separação de outro fórum, há quase dez anos. Ficamos bastante tempo em disputa, mas nos últimos anos temos mantido uma relação de harmonia e cooperação.
12. Chespirito adorava o Brasil. Tanto que uma das grandes felicidades dele foi receber fãs brasileiros em sua casa, em 2013. Ele se ressentiu muito de nunca ter vindo pra cá.
13. Os atores cobram para tirar fotos profissionalmente, em meet & greet. Mas se você encontrar eles no aeroporto, num hotel, e eles puderem atender, não vão se negar em tirar.
14. O hotel onde a turma ficou em Acapulco hoje não tem nada remetendo às séries, apesar de muitos fãs irem para lá só por causa do Chaves.
15. O hotel, aliás, mudou bastante nesses 40 anos. Mudou de dono, de fachada, não tem mais a pedra de onde o Chaves pula do trampolim.
16. O Brasil é onde tem mais fãs de Chaves nesse nível de adoração. No México, tem vários fãs, mas Chaves é algo que fez parte da história. Não é todo esse objeto de culto como aqui.
17. Um ex-moderador de fórum sobre Chaves já defendeu uma causa no plenário do Supremo Tribunal Federal.

Outro é hoje produtor de shows nacionais e internacionais pelo país.
18. Aliás, muitos que fizeram parte de equipes de fóruns sobre Chaves têm hoje profissões bem diversas: são médicos, jornalistas, advogados, publicitários, engenheiros, programadores.
19. Houve um tempo em que Chaves era visto com péssimos olhos pela mídia. Críticos torciam o nariz para a série, vista como trash, mal feita. Não poupavam palavras duras e não suportavam que seguisse dando tanta audiência no SBT.
20. Isso mudou, principalmente, a partir dos anos 2000, quando ficou bem mais explícita a grande quantidade de fãs aqui no Brasil. E, também, quando cada vez mais empresas e emissoras passaram a dar valor às séries. Hoje a série é vista como objeto de culto e reconhecida.
21. Em 2010, quando o Senhor Barriga veio ao Brasil para participar do Festival da Boa Vizinhança, um fã foi ao hotel tentou beijar a barriga dele.
22. Outra vez, em 2013, o Senhor Barriga tropeçou e caiu no meio do show dele em Porto Alegre. Não aconteceu nada, apesar do susto.
23. Em 2004, era para acontecer um evento de fãs de Chaves no Rio de Janeiro. Só que o SBT não permitiu, alegando a necessidade de uma autorização da Televisa. E isso já no dia do show.

Resultado: a galera foi para um bar assistir aos episódios da série.
24. Em outro evento, em 2005, num colégio de SP, foi muito mais gente do que o previsto. Tiveram que fechar os portões, ninguém mais podia entrar. A galera que ficou de fora se indignou e começou a jogar arroz e outras coisas na equipe (1kg de alimento fazia parte do ingresso).
25. Em 1973, as gravações de Chaves e Chapolin foram interrompidas por várias semanas, pois Chespirito se machucou com um tiro de festim na mão.
26. Além de Acapulco, o elenco também gravou em Cancún, nos anos 1980, onde fizeram episódios do Programa Chespirito. Mas, até onde sabemos, não foi feita uma regravação do tipo "Vamos todos a Cancún" com o Chaves.
27. Rosita Bouchot, que interpretou a Paty na versão de 1975 das novas vizinhas, ficou conhecida no México por participar também de filmes eróticos.
28. Chespirito era torcedor do Chivas Guadalajara, mas depois de um tempo acabou virando torcedor do América do México, clube para o qual dedicou sua paixão até o fim da vida.
29. O grande responsável por convencer o Sílvio Santos sobre o potencial de Chaves e Chapolin, lá no começo do SBT, foi o então diretor do núcleo de dublagem da emissora, José Salathiel Lage.
30. Chaves não conheceu seu pai, apenas sua mãe. Ela o deixava em uma creche, mas um dia não voltou mais. Ele, então, foi levado para um orfanato, onde teve um amigo chamado Cente.
31. Quando chegou na vila, Chaves foi morar no apartamento 8, com uma senhora velhinha que dizia que ela parecia seu neto. Um dia, essa senhora faleceu e ele teve de sair dali. E ficou morando todo dia em uma casa ou outra na vizinhança.
32. Esses dois últimos fatos estão no livro "O Diário do Chaves", que amplia um pouco da história do personagem, contado pelo próprio. Foi o único livro do Roberto Gómez Bolaños lançado em português.
33. A única vez que Chespirito veio ao Brasil foi na década de 1980, quando estava em turnê no Paraguai. Ele esteve em Foz do Iguaçu e visitou a usina de Itaipu, que estava no momento em construção.
34. A atriz Lucélia Santos tentou comprar os direitos de Chaves para fazer uma versão brasileira da série. Ela pensou até em convidar o Ney Latorraca para interpretar o Chaves.
35. Roberto Gómez Bolaños pensou em fazer um último episódio em que o Chaves morria atropelado, mas uma de suas filhas o dissuadiu, pois seria algo muito impactante para as crianças, principalmente.
36. Existe em São Paulo uma Praça Roberto Bolaños. O nome foi aprovado pela Câmara de Vereadores após um projeto do vereador Marquito (aquele mesmo). A praça fica em um espaço próximo à Arena Corinthians.
37. Os signos dos atores de Chaves:

Chaves: Peixes
Seu Madruga: Virgem
Quico: Capricórnio
Dona Florinda: Aquário
Chiquinha: Capricórnio
Sr. Barriga: Capricórnio
Prof. Girafales: Gêmeos
Dona Clotilde: Câncer
Godinez: Leão
Jaiminho: Gêmeos
38. O jogador Sebastián González "Chamagol", com passagem por clubes como Colo Colo, Atlante e Tigres, comemorou muitos gols imitando personagens do Chaves, até mesmo a Dona Florinda.
39. Chaves já foi exibido no SBT em praticamente todos os horários e faixas horárias possíveis. Nos anos 80, passava na hora do Jornal Nacional. Nos anos 2000, chegou a passar às 5h.
40. O SBT é a única emissora no mundo que, pelo que sabemos, dividiu os episódios das séries em "semelhantes", deixando de passar dezenas por serem parecidos com outros. Todas as emissoras passavam tudo.
41. Essa separação de episódios semelhantes foi definitiva em 1992, quando dezenas de episódios saíram do ar. De lá até 2003, foram exibidos sempre os mesmos de Chaves e Chapolin. De 2003 em diante, os episódios perdidos começaram a voltar ao ar - e outros estrearam.
42. Os efeitos dessa separação são sentidos até hoje: dois episódios inéditos com dublagem Maga (clássica) estão fazendo sua estreia no Multishow: "Por uma fatia de melancia/A explosão" e "A história não contada de Juleu e Romieta - parte 1".
43. Um dos maiores feitos de Chaves no SBT foram as sucessivas vitórias contra o Mais Você, em 1999. Recém chegada na Globo, Ana Maria Braga estreou no horário da tarde. O Sílvio mandou exibir Chaves na mesma hora - e a série chegou a ganhar de lavada.
44. Chaves se consolidou como um fenômeno de levantar a audiência quando um horário do SBT ia mal. Como no caso do programa Cor de Rosa, em 2004, que durou poucas semanas com péssima audiência. O Chaves logo levantou o horário.
45. Somadas todas as exibições e reprises, o SBT exibiu entre 2012 e 2017 um total de 6.260 episódios ou esquetes do Chaves.

Já o Chapolin teve míseras 146 exibições.
46. Aqui no Brasil, o Senhor Barriga torce para o Corinthians. No México, ele torce para o Monterrey.
47. Já Carlos Villagrán, o Kiko, declarou no começo da década que torcia para o São Paulo. Mas de 2013 pra cá, passou a se declarar como torcedor do Grêmio.

No México, ele torce para o Chivas Guadalajara.
48. Carlos Villagrán, aliás, já teve uma coluna esportiva em um jornal do México, há alguns anos.
49. Enquanto isso, Hector Bonilla é fanático aqui no Brasil pelo Santos. Quem nos contou isso foi um de seus filhos.
50. E por falar no Carlos Villagrán, ele próprio já fez piada sobre estar há tantos anos se aposentando do Kiko. Certa vez, quando esteve em Lima, perguntaram a ele sobre isso. Carlos disse que, naquela ocasião, estava se despedindo de outro bairro da cidade.
51. Na Venezuela, na década de 1970, o governo mandou uma emissora mudar o horário de exibição do Chaves, depois de inúmeros protestos de crianças, que mandavam cartas e faziam telefonemas reclamando da situação.
52. Chaves quase saiu do SBT em 2005, quando a emissora não quis renovar o contrato com a Televisa. Band, Rede TV e até a Globo fizeram propostas pela série. No fim, a emissora do Sílvio atendeu aos apelos dos fãs e renovou por mais três anos.
53. Antes do Chaves, Ramón Valdés (Seu Madruga) chegou a rodar o México com um caminhão vendendo frutas.
54. Antes do Chaves, Carlos Villagrán (Quico) era fotógrafo no jornal El Heraldo - aquele que deu o prêmio El Heraldo à série, em 1974.
55. Antes do Chaves, Roberto Gómez Bolaños jogou futebol, lutou boxe, estudou engenharia e trabalhou em uma agência fazendo redação publicitária.
56. Antes do Chaves, Angelines Fernández (Dona Clotilde) teria participado de guerrilhas contra o ditador Francisco Franco, na Espanha.
57. Antes do Chaves, Edgar Vivar (Sr. Barriga) estudou medicina e chegou a exercer a profissão por dois anos.
58. Antes do Chaves, Rubén Aguirre (Prof. Girafales) se formou como engenheiro agrônomo e foi locutor de touradas.
59. Antes do Chaves, Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) fez dublagem de séries como Batman e A Família Adams.
60. Antes do Chaves, Raúl "Chato" Padilla" (Jaiminho) era ator de teatro desde os dois anos de idade.
61. Antes do Chaves, Florinda Meza (Dona Florinda) foi secretária, modelo e estudou arte dramática.
61. Antes do Chaves, Horácio Gómez (Godinez) trabalhava administrando os negócios de Chespirito.
Aproveitando a thread para algumas curiosidades sobre o nosso fórum - que vai completar 10 aninhos daqui a uns dias.
62. Nossa equipe é quase toda composta por pessoas que são eleitas pelos usuários do fórum (forumchaves.com.br). A cada seis meses os moderadores e administradores são submetidos a uma eleição.
63. Por causa disso, em 10 anos já tivemos mais de 70 pessoas na equipe. Uma galera de vários estados e até mesmo um cara do Equador e outro do Uruguai.
64. Atualmente a maior parte da nossa equipe é de São Paulo e Rio Grande do Sul, mas temos pessoal de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia e Ceará.
65. Entre as pessoas da nossa equipe temos um jornalista, um analista de sistemas, um desenvolvedor de software, um bancário, um estudante de História, outro de publicidade e um professor.
66. O momento mais incrível da nossa história foi, sem dúvida, o dia em que o Roberto Gómez Bolaños vestiu a camiseta do Fórum, que demos de presente a ele em 2013.
67. Já entrevistamos o Kiko, a Chiquinha, o Professor Girafales, o Senhor Barriga e o Roberto Gómez Fernández (filho do Chespirito). E colaboramos numa entrevista com a Paty e o Senhor Furtado.
68. Uma vez a @Tatawerneck fez algo lindo conosco. A gente mandou um e-mail pedindo uma entrevista pra um especial sobre os 28 anos de Chaves. Ela disse que, quando recebeu, parou tudo pra responder nossa mensagem e mandou um depoimento maravilhoso sobre ser fã de Chaves.
69. Nosso site era pra ser só um fórum mesmo, mas a gente começou a expandir as fronteiras em 2010, quando fomos o primeiro meio a desmentir uma notícia de que o Chaves tinha sofrido um AVC - fomos até notícia na mídia por isso.
70. No ano seguinte, a gente começou a ter contato com a Televisa e o Grupo Chespirito - e fomos o primeiro site a ser certificado por eles, em 2015. Mantemos contato direto reivindicando coisas como os episódios perdidos e propondo ações bacanas para os fãs.
71. A primeira vez que a gente hitou nas redes foi em 2012, quando fizemos uma versão Chaves do Gangnam Style. Foi notícia em três programas do SBT e nos principais sites - mas a Televisa derrubou pelos direitos autorais :(
72. A cidade de Tangamandápio realmente existe e fica no estado de Michoacán, no México. E hoje tem até uma estátua do Jaiminho.
73. O nome "Parangaricotirimirruaro" é inspirado em um vilarejo que também fica no estado de Michoacán, em Nuevo San José Parangaricutiro.
74. Carlos Villagrán (Kiko) e Florinda Meza (Dona Florinda) tiveram um relacionamento em meados da década de 1970.
75. Na época das séries, Florinda também teve um relacionamento com Enrique Segoviano, diretor de Chaves e Chapolin. Quase se casaram, segundo ela contou em entrevista. Mas acabaria casando mesmo com Roberto Gómez Bolaños.
76. Ramón Valdés era muito querido por todos. Chespirito disse que era o comediante que mais o fez rir. Kiko e Sr. Barriga o tinham como grande amigo pessoal. A Bruxa do 71 conseguiu o papel na série graças ao Seu Madruga.
77. Há relatos, no entanto, de que Ramón Valdés deixou as séries em 1979 por não concordar com as interferências de Florinda Meza nas séries. Ele voltaria em 1981, mas saiu no ano seguinte.
78. Já o Kiko saiu das séries por não aceitar ter um programa solo na Televisa com supervisão de Roberto Gómez Bolaños. Com isso, decidiu fazer carreira por conta própria em outros países.
79. Carlos Villagrán mudou o nome do personagem de "Quico" para "Kiko" nessa transição no exterior e para poder se apresentar sem maiores riscos de sofrer processos.
80. Chespirito teve seis filhos em seu primeiro casamento, com Graciela Fernández. Não teve filhos com Florinda Meza, pois na época tinha feito vasectomia.
81. Dos filhos de Chespirito, dois seguiram a carreira artística: Roberto Gómez Fernández, que é hoje produtor de novelas e séries no México; e Paulina Gómez, que trabalha com teatro.
82. Ramón Valdés, o Seu Madruga, teve dez filhos e foi casado três vezes.

Carlos Villagrán foi casado duas vezes e teve seis filhos. Hoje vive com outra mulher, mas não é casado no papel.
83. Dois dos filhos de Carlos Villagrán, aliás, têm nomes inspirados em jogadores brasileiros: Edson (inspirado em Pelé), e Paulo Cézar (inspirado em PC Caju).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fórum Chaves
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!