, 20 tweets, 8 min read Read on Twitter
O Ministro @rsallesmma declarou que Chico Mendes, hoje, é irrelevante. Tbm declarou que sabe pouco ou nada sobre o ambientalista. Então, por solidariedade, vamos deixar aqui uma thread para que ele saiba com quem e onde pode se informar sobre a eterna relevância de Chico Mendes.
O ministro pode começar na ONU, que premiou o ambientalista em 1987 com o prêmio Global 500 criado pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente:
global500.org/index.php/thel…
Mas sabemos que o Ministro tem um pouco de bronca com a ONU, então ele pode perguntar para o Ted Turner, americano, magnata, dono da Time Warner. A Better World Society, criada por Turner, premiou Chico Mendes em 1988. nytimes.com/1985/06/12/art… Texto em Inglês falando dos dois prêmios nos anos 80
Tbm pode dar uma olhada no documentário de 87 do falecido Cineasta Adrian Cowell, "Eu quero viver", retratando a vida de Mendes. Adrian Cowell foi um dos documentaristas ambientais mais premiados da história. (aqui a filmografia goo.gl/EtmEHZ)
Pode também perguntar pra Sting, que dedicou a música Frágil ou Fragile para Chico Mendes.
Ou ele pode perguntar sobre a relevância de Chico Mendes para Paul McCartney, um compositor britânico que tbm tem alguma relevância. A faixa "How Many People" do álbum "Flowers in the Dirty" foi composta para Mendes.
Inclusive, motivado por Mendes, Paul McCartney juntou uns outros caras em 1992 para doarem músicas pro Earthrise: The RainForest Álbum. Toda a venda do álbum foi destinada para as florestas brasileiras. Capa do álbum
U2, REM, Annie Lennox, Julian Lennon, Elton John, Pink Floyd, Paul Simon, Queen, Peter Gabriel. Todos eles sabem da relevância de Chico Mendes e - por ele - doaram suas melhores canções para reverter em dinheiro para nossas florestas. Pergunta pra eles, ministro. Imagem dos selos do álbum com toas as músicas.
A banda Living Colour também cita Mendes na música de 1995, "Sacred Ground". Eles também podem ser outra fonte de informação.
Se quiser perguntar em espanhol, pode perguntar para qualquer componente do grupo Mexicano Maná, que compôs "Quando Los Angeles lloran" para Chico Mendes.
Aqui no Brasil, senhor Ministro, é possível buscar essa relevância na memória de um dos nossos maiores compositores, Luiz Gonzaga. Que citou o relevantíssimo Chico Mendes na triste e ao mesmo tempo deliciosa "Poluição comeu".
Se o senhor preferir outro ritmo, nosso Sepultura lançou "Ambush" como uma homenagem contundente à Chico Mendes.
E o senhor Salles pode perguntar até para os cristãos da banda de Rock Gospel, Rebanhão sobre a relevância de Chico Mendes. Não é necessário ser de esquerda para saber:
Ministro pode também perguntar para HBO que produziu o filme de John Frankenheimer (mesmo diretor de Ronin, A Ilha do Dr. Moreau) – "The Burning Season". O filme conta a história sabe de quem? Sim, Chico Mendes.
O senhor também pode tentar entender a relevância dele perguntando para crianças. Dos EUA. Um dos livros infantis mais populares nos EUA é "The Great Kapok Tree" - dedicado pela autora à Chico Mendes. Capa do The Great Kapok Tree
Pode tentar entender também a relevância de Chico Mendes aí em Brasília, perguntando para os deputados que aprovaram a Lei Chico Mendes em 2007
planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato…
Também pode tentar descobrir essa relevância passeando nos Parques Chico Mendes do Rio de Janeiro, Porto Alegre, na Vila Curuçá, em São Paulo, em Osasco, em Rio Branco. Difícil é não achar um Parque Chico Mendes pelo Brasil. Captura de tela da busca por
Outra opção é ir pra uma escola estudar sobre a relevância de Chico Mendes, querido ministro. O que não falta no Brasil é escola com o nome dele. Captura de tela de busca repletas de escolas e colégios Chico Mendes
Se até aí o senhor ainda não entendeu a relevância desse homem, pode dar uma passeada pelo mundo – nas inúmeras ruas, passeios, parques, em todo o mundo, todo o mundo mesmo, que levam o nome de Chico Mendes. Ruas e parques da França e Alemanha com nome de ChicoRuas e parques da Italia com nome de ChicoRuas e Parques da Espanha com nome de Chico.
E o senhor pode fechar tudo isso num bar em Aachen, na Alemanha, c/ uma profunda reflexão sobre a relevância de Chico Mendes como ambientalista e a sua própria. Compare. E não se preocupe. O Bar Chico Mendes tem cerveja suficiente para sua comparação.
goo.gl/X61ZSF
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Além das Sombras
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!