Profile picture
Fotos de Fatos @FotosDeFatos
, 17 tweets, 6 min read Read on Twitter
Thread: Bandeiras do Brasil e sua História

Primeiro simbolo da história brasileira, a Cruz da Ordem Militar de Cristo (1332-1651) estava pintada nas velas das embarcações que chegaram em terras brasileiras no dia 22 de abril de 1500.
Bandeira Real (1500-1521)

As embarcações lusas também usavam a Bandeira Real, criada no reinado de D. João II, que esteve presente nas bandeiras até a nossa independência e na bandeira atual de Portugal.
Bandeira de Dom João III (1521-1616)

D. João III se tornou rei em 1521 e implantou no Brasil o sistema de Capitanias Hereditárias (1534), o Governo-Geral (1549) e criou uma nova bandeira: a Bandeira de D. João III.
Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640)

Após a União Ibérica (1580-1640), Portugal passou a ter uma nova bandeira e suas colônias tiveram apenas uma modificação: a coroa real aberta foi substituída por uma fechada.
Bandeira da Restauração (1640-1683)

A coroa foi restituída a um monarca português D. João IV que criou uma nova bandeira orlada de azul em homenagem a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
Bandeira do Principado do Brasil (1645-1816)

Em 1645, o Brasil foi elevado a categoria de Principado e criou-se a 1ª bandeira particular. Esta bandeira, não deve ser considerada a primeira, pois, o Brasil não era uma nação soberana.
Bandeira de D. Pedro II (1683-1706)

Em 1667, D.Pedro II convenceu seu irmão, Afonso VI a abdicar do trono e passou a governar Portugal como Regente. Como simbolo de sua Regência, criou uma nova bandeira.
Bandeira Real do Século XVII (1600-1700)

Usada como simbolo oficial do Reino ao lado dos três pavilhões: a Bandeira da Restauração, a do Principado do Brasil e a Bandeira de D. Pedro II, de Portugal.
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816-1821)

Criado em 1815, o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve só ganhou uma bandeira em 13 de maio de 1816.
Bandeira do Regime Constitucional (1821-1822)

Em 1820, ocorreu a Revolução Constitucionalista do Porto que exigia o retorno de D. João VI. Em 1821, retornou, não como um rei absolutista, mas como rei de uma monarquia constitucional.
Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)

Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro proclamou a emancipação politica do Brasil, depois de proferir o brado de "Independência ou Morte," arrancando do chapéu o tope português, exclamou:
Doravante teremos todos outros laço de fita, verde e amarelo. Serão as cores nacionais."
Bandeira Provisória da República (15 a 19Nov1889)

15-11-1889, a monarquia chegava a seu fim. Em substituição a Bandeira Imperial foi hasteada no mesmo dia, na redação do jornal "A Cidade do Rio,"na câmara Municipal e no navio "Alagoas," que conduziu a família imperial ao exílio.
Bandeira Nacional (1889 - Atual)

A Bandeira Nacional que usamos hoje está em vigor desde 19 de novembro de 1889, e foi criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Nela, a coroa imperial foi substituída pelo círculo azul, e anexada a frase “Ordem e Progresso”, um lema
positivista.

Apesar de muitos acharem que o significado de suas cores é relacionado com a mata, o ouro, o céu e a paz, o real significado é outro. O verde e o amarelo foi mantido da Bandeira Imperial do Brasil, representando as casa Bragança, de Dom Pedro I, e a casa de
Habsburgo, de D. Leopoldina.

A bandeira foi criada com 21 estrelas, representando os 20 estados e o município que hoje é o Distrito Federal. Elas foram posicionadas do modo como foram vistas no céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro.

Atualmente, a bandeira possui 27
estrelas, que representam os estados atuais, e a lei garante que caso outros Estados sejam criados, eles também serão representados na bandeira. #Thread #FotosDeFatos
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fotos de Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!