, 24 tweets, 5 min read Read on Twitter
International Board aprovou mudanças na regra do futebol para 2019/2020 e algumas delas são bem relevantes:

- Gol com toque na mão tem que ser sempre invalidado, mesmo acidental

- Bola não precisa mais sair da área em tiro de meta (para times POSSEIROS que batem curto, ajudará)
- Não será mais possível que jogador do time que ataca interfira na barreira (o que talvez acabe com a "barreira de atacantes") em uma falta

- Goleiro só precisará ter um pé em cima da linha nos pênaltis (mini-adiantamento agora é legal; não que já fosse a regra mais seguida)
- Não haverá mais cera tolerada em substituição: o jogador deve sair pelo lado do campo mais próximo de si, nada de caminhar o gramado inteiro para cumprimentar o colega que entra

- Aparentemente, passará a haver CARTÃO AMARELO para membros da comissão técnica, não só expulsão
Essas e outras medidas, ainda listadas de forma resumida (e não em linguagem de regra), nesse link:
Uma regra inequívoca para toques de mão em lance de gols é um avanço gigantesco.

Já a permissão oficial do "passo" do goleiro em penal pode gerar uma farra enorme na defesa de pênaltis. Antes a regra era bem clara e já se desrespeitava, agora ficará na margem do pode/não pode.
Sobre toque de mão: muita gente não conhece a regra (agora antiga) de verdade, mas gol de mão não era 100% irregular. Toques não deliberados não invalidavam a jogada. Era possível fazer gol de mão "acidental" e ele valer, por absurdo que isso pareça. Ficava pelo bom senso do juiz
Outro questionamento que surgiu é PRA QUE DIABOS dar mais margem para treinadores infernizarem, criando cartão amarelo para eles: talvez já se esteja prevendo punição cumulativa por encher o saco (em vez de só expulsar em casos extremos). Talvez comecemos a ver técnico PENDURADO.
Já pensou o treinador estrelão forçando o terceiro amarelo para não ter que viajar para o interior do Tocantins na próxima fase da Copa do Brasil?
Sobre a International Board (IFAB) e seu poder sobre as regras do jogo: é interessante que essa entidade seja um resquício do legado britânico no futebol moderno. Manteve-se mesmo após a criação da Fifa, para as NAÇÕES ORIGINÁRIAS não perderem controle sobre o esporte (segue)
Hoje, são 8 votos na IFAB:
4 da Fifa
1 voto cada para as federações de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales

São necessários 6 votos para uma mudança ser aprovada. Ou seja: nada passa sem apoio da Fifa, mas ela, sozinha, não apita nada. Foi a forma de equilibrar.
Todas as regras do futebol são definidas pela IFAB, que no fundo é quem manda de verdade na evolução do esporte.
Pessoal quer saber o que os pernas de pau de Gales e da Irlanda do Norte fizeram para merecer voto: nos primórdios, esses eram os 4 países que jogavam bola antes de todo mundo, então eram eles que ditavam as regras. A IFAB surgiu em 1883 para unificar tudo. A Fifa só veio em 1904
Para ninguém perder a queda de braço, as quatro nações originais mantiveram sua força. No início, era bom negócio para a Fifa, pois sem apoio britânico ninguém a levaria a sério. Hoje é meio bizarro dar tanto poder para países futebolisticamente irrelevantes, mas a tradição segue
No início, o voto da Fifa valia igual ao dos países. O modelo atual (4 para a Fifa, 1 para os demais) só começou a valer em 1958. Ou seja, levou décadas para os britânicos caírem na real de que a disputa de forças havia virado e agora eram eles que precisavam mendigar relevância.
Finalmente, por que a Irlanda do Norte e não a outra: no início era uma só. Quando a atual República da Irlanda (Eire) se rebelou e mandou o Reino Unido às favas em 1921, formou uma federação local nova. A mais antiga ficou na Irlanda do Norte, que reteve o voto da ilha.
Quem vota, além da Fifa:

The Football Association (Inglaterra), fundada em 1863
Scottish Football Association, de 1873
Football Association of Wales, de 1876
Irish Football Association (Irlanda do Norte), de 1880

A Football Association of Ireland (Eire) é de 1921 e está fora.
Ou seja, esses 4 países ainda votam porque a IFAB era um negócio DELES antes de incluir (ou de existir) a Fifa. Com o tempo, o futebol do resto do mundo passou a ser mais importante que o deles, e abriram mão de boa parte do poder para não perderem totalmente as rédeas da coisa.
Na direção oposta, bem no início a Fifa aceitou em manter o poder com eles porque ela própria não sairia do chão sem ser reconhecida pelos "pais do jogo". Basta ver o desprezo inglês à Copa do Mundo, que só caiu em 1950. Se a Fifa comprasse briga ainda em 1904, nascia morta.
Uma mudança de regra que está dando o que falar é a novidade na cobrança de tiro de meta. Ainda não saiu o texto oficial da nova regra, então tudo o que se diz é pura especulação, mas há boas chances de não ser uma mudança, na prática, tão grande como parece (próx. tweet)
A tendência é que ninguém possa "esperar passe" dentro da área ou marcar a saída do goleiro. Só poderá haver "invasão" após a bola rolar, mais ou menos como em pênalti. Jogadores dos dois times poderão INTERCEPTAR a bola na área, o que não pode hoje, mas não podem ESPERAR lá.
Se for isso mesmo, a mudança prática vai ser bem pequena, porque não vai ser tão simples de fazer marcação no tiro de meta mais MORDAZMENTE em comparação com o que já acontece hoje. Os times já estão marcando nas beiradas da área para evitar a saída curta.
Claro que pode sair o texto da regra e não ser bem isso, mas considerando quão conservadora a International Board é, seria realmente uma surpresa permitir que houvesse gente dentro da área antes de o goleiro cobrar o tiro de meta.
Saiu o texto explicando a nova regra do tiro de meta e é aquilo que se imaginava: a bola só está "em jogo" depois que se mexer. Vale pegar a bola antes de ela sair da área, mas adversários têm que esperar ela entrar em jogo para poder invadir. Nenhuma razão para drama, no fim.
Aqui o detalhamento das mudanças definidas no início do mês e como elas devem ser aplicadas (em inglês): theifab.com/document/for-f…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Impedimento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!