, 16 tweets, 7 min read Read on Twitter
Começa aqui uma thread destacando alguns dos escudos mais PECULIARES dos estaduais 2019. O brasão inaugural pertence ao portentoso BOLAMENSE, do Distrito Federal. O escudo faz referência à origem e à religiosidade do presidente do clube, um pastor vindo de Bolama, na Guiné-Bissau
A corrente rompida do Humaitá, de Porto Acre-AC, remete a um episódio da REVOLUÇÃO ACREANA na cidade, em 1903, quando os bolivianos atravessaram uma corrente sobre o rio Acre para impedir a passagem de vapores brasileiros e o abastecimento das tropas. agazetadoacre.com/as-muitas-corr…
O Sousa, da Paraíba, tem um DINOSSAURO SIMPÁTICO em seu escudo e faz referência ao fato de que a região onde a cidade se encontra é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo. O Sousa também inaugura uma sequência de escudos com ANIMAIS INTERAGINDO COM BOLAS.
Nem sempre há um significado por trás, às vezes é só para ser bonito (?) mesmo. Nos animais que interagem com bolas, destaque para a cobra sufocando a pelota do Cascavel CR-PR, para o LOBO CABECEADOR do Iporá-GO, e para o tigre faminto do CSP-PB.
Outro escudo com animal que tem grande amor da torcida brasileira é o antigo brasão do ESPORTE DE PATOS-PB, que em algum momento já ostentou um PATO DONALD, mas agora vem optando por uma versão que não infringe direitos autorais.
E como esquecer do escudo do Araguaína-TO, que parece ter um remador desesperado FUGINDO do touro gigante? É claro que a presença do animal remete à força do setor agropecuário no município.
O escudo com ATIVIDADE ECONÔMICA, aliás, é uma constante pelos interiores do Brasil. O do Iguatu-CE faz referência às três coisas pelo qual o local é famoso: o algodão, as TELHAS e as lagoas turísticas do município.
A Juazeirense-BA é outro exemplo de escudo com INFORMAÇÃO DEMAIS.
Por outro lado, o Castelo-ES tem um dos escudos mais minimalistas do futebol brasileiro. Não está muito claro o que aconteceu com aquela pobre bola.
O Aimoré-RS conta com um indígena (um aimoré, é claro) absolutamente pistola com o tratamento recebido historicamente pelo seu povo (?)
Já o Nova Iguaçu-RJ é outro que faz referência a uma atividade econômica da cidade, embora antiga: a PRODUÇÃO DE LARANJAS. O escudo conta ainda com uma misteriosa criatura alada que talvez tenha sido vista pela cidade em tempos idos.
O escudo do ASSU-RN não chega a vir do além: embora com um desenho rebuscado, trata-se apenas do brasão do município de Assu. Destaque mesmo é o nome do clube: fundado em 2002, decidiu usar o "Sportiva", com S mesmo, para que a sigla da equipe ficasse igual ao nome da cidade.
A União Cacoalense-RO, é um bom clube com o qual fechar negócios.
O Grêmio Anápolis não tem lá um escudo de grande destaque, mas se torna raro no futebol brasileiro por destacar a condição de SOCIEDADE ANÔNIMA da instituição.
O J. Malucelli (ex-MALUTROM) não existe mais, mas seu escudo causou furor no futebol brasileiro na virada do século. Na Copa João Havelange de 2000, o clube foi o representante da "Série C" que entrou nas finais daquele ano. Caiu nas oitavas par o Cruzeiro.
O Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe-PE, não joga o estadual deste ano, mas tem um estudo digno de nota. É outro dos que se enquadram no quesito ATIVIDADE ECONÔMICA: a MÁQUINA DE COSTURA remete às confecções da cidade. (dica do @MiugNutos)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Impedimento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!