, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
Estou vendo na timeline discussões sobre encarceramento (principalmente o @elton_flaubert com ótimos comentários).

Eis uma boa oportunidade para eu explicar porque acho a categoria de "predadores" importantíssima para evitar falsas estatísticas e resolver problemas sociais.
O problema de todo esforço de abstração -- e, portanto, de qualquer análise estática -- é que a abstração significa pegar algo concreto e RETIRAR tudo menos algumas dimensões que serão objeto de análise.

Essa redução pode revelar coisas interessantíssimas, mas pode também...
... jogar fora algo importantíssimo sobre o fenômeno estudado.

Creio que é exatamente isso que ocorre quando discutimos criminalidade olhando apenas para médias estatísticas em diferentes sociedades. Nós estamos perdendo de vista diferentes mecanismos que podem causar o crime.
Isso pode nos fazer classificar os crimes como algo análogo a acidente, isto é, como se fosse a mesma coisa saber a probabilidade de um assassinato como a de um pneu de carro estourar. Porém, os mecanismos são bem diferentes -- e exigem respostas diferentes.
O jeito de furar essa camada de abstração é pensar o seguinte: nem todo crime é igual. Há algumas pessoas que serão levadas pelas circunstâncias (alto estresse, bebida, etc.) a cometer um ato de violência, mas há também pessoas com personalidades anti-sociais -- predadores.
E eis porque isso é relevante: um predador continua sendo predador dia e note. Um ataque de lobo não é algo que "acontece" randomicamente. Sempre que um ataque de lobo ocorre é porque existe um lobo real e concreto por trás do evento.
Imagine o seguinte: você é um fazendeiro e acordou com um dos seus animais tendo sido morto por um lobo. O que você faz?

Conclui que não há problema algum, já que isso é um evento relativamente raro e que muito mais animais morrem por doença e velhice? Ou procura o mecanismo?
Não importa a raridade estatística do evento. O que importa é que tem uma matilha de lobos solta. Se você não lidar com ela, você em breve sofrerá efeitos não-lineares: mais e mais animais morrerão, em velocidade crescente.
E essa é a questão por trás do problema da criminalidade: quantos crimes são causados por personalidades anti-sociais? Se forem em número significativo, só há uma solução: tirar essas pessoas de circulação. Não importa o número total de encarcerados. Se há sociopatas do lado...
... de fora da cadeia, o número precisa aumentar. E não é por revanchismo, ódio, etc. É por amor às vítimas: se não prendermos os predadores, muita gente sairá ferida.
Outra coisa importante é a seguinte: um predator provoca uma série de efeitos não-lineares. Isso é algo que tanto feministas como conservadores não percebem bem. As feministas dizem que as mulheres são frequentemente vítimas dos homens e os conservadores dizem que a maioria dos..
... homens são bons. Os dois lados podem estar observando pedaços da realidade corretamente. O problema é que os predadores geram efeitos não-lineares que bagunçam essa equação. Um único predator pode causar repetidos ataques em um mesmo grupo.
É só ver o seguinte: um predador tem mais de cem oportunidades ao ano de cometer crimes. Logo, basta 1% da população ser profundamente anti-social para destruir uma sociedade.

E, caso apenas 0.1% da população seja anti-social, ela pode destruir um sub-grupo de 10% em um ano.
Ou seja, pouca gente problemática é suficiente para causar danos enormes. Especialmente caso se concentrem em um pequeno grupo particularmente vulnerável.
Por isso mesmo, para criar uma sociedade saudável, é preciso agir de modo concreto: fortalecendo os grupos vulneráveis, incentivando comportamento pró-social e coesão social e tirando de circulação quem se recusa a colaborar.
O Brasil tem fracassado nesses três objetivos por décadas e foi por isso que a criminalidade generalizada causou tantas vítimas. O encarceramento é uma das ferramentas para resolver o problema. Olhar apenas para números isolados é contra-producente.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Mafaldo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!