, 39 tweets, 13 min read Read on Twitter
Thread: um resumo da ABNT para estudantes perdidos e confusos
Primeiro: o que é a ABNT? É a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou seja, é o que regula, dentre outros, como devem ser apresentados trabalhos acadêmicos. Isso é importante como forma de padronização e deixa o trabalho com cara de mais seriedade diante de um avaliador.
Só que ela tem muitas normas e que mudam com o tempo (não são alterações frequentes, é só importante saber que podem mudar, como ocorreu ANO PASSADO - já falo disso). Então, universitários acham difícil e confuso. E é mesmo, é muita informação.
As principais normas da ABNT para textos acadêmicos (artigos, TCC, monografia, dissertação, trabalhos em geral) são:
NBR 6022:2018 artigo de periódico
NBR 6028:2003 resumo
NBR 6027:2013 sumário
NBR 6023:2002 referências
NBR 10520:2002 citações
NBR 6024:2003 numeração progressiva+
+NBR 15437:2006 pôsteres

Mas o mais importante talvez seja este:
NBR 14724:2006 apresentação de trabalhos acadêmicos

OU SEJA, pra cada parte do trabalho TEM UMA NORMA ESPECÍFICA.
Vou comentar cada uma delas logo mais.
Na internet tem vários sites e canais de YouTube que explicam como funciona a ABNT. Mas as normas estão todas por aí em formato de PDF, basta buscar pelo código (vou postar adiante). Pode ser que o resumo seja confuso. Recomendo: LEIAM OS PDFs, muitos deles são bem curtos.
Na minha busca durante a monografia, ano passado, encontrei esse canal youtube.com/user/DireitoCo… Ele fala mais para estudantes de pós-graduação, mas os vídeos técnicos sobre normas de ABNT também podem ser úteis pra estudantes de graduação que estão começando agora nesse mundo.
Eu recomendo que se use a formatação da ABNT para trabalhos de disciplinas, mesmo que de graduação, para se acostumar a ela desde cedo e não passar (muito) sufoco na hora de fazer a monografia.
Primeiro: o básico! Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado (MENOS EM CITAÇÕES COM + DE 3 LINHAS, JÁ EXPLICO). Pode-se ainda usar fonte Arial. Por ser uma fonte sem serifa, ela ocupa mais espaço que a Times. MAS COMO EU VOU ME LEMBRAR DISSO???
VOCÊ PODE: programar o seu Word pra ter essa configuração por padrão, o que já ajuda cada vez que você abrir um arquivo novo - mas lembre-se de sempre checar se está tudo certo antes de imprimir.
Outro ponto importante e que dá pra colocar no automático são as margens: 3cm de margem esquerda e superior, 2cm de margem direita e inferior.

O tamanho do papel, A4, deve vir como automático no Word.
MAS ATENÇÃO: algumas universidades e, em especial, revistas acadêmicas podem, por sua vez, TER SUAS PRÓPRIAS REGRAS, em especial quanto a margens.

CONSULTE sua universidade quanto a isso.

ARTIGOS ENVIADOS A REVISTAS que estejam fora dos padrões são descartados.
SE VOCÊ AINDA ACHAR TUDO CONFUSO:

Veja TCCs de anos anteriores, seja no site da sua universidade ou de outras.

Mais: você pode tentar ser FLAWLESS, mas PODE OCORRER DE ALGO ESCAPAR. E tudo bem, acontece, pra TCC existe um período de adaptação até a entrega final.
>RESUMO DAS NORMAS<

> NBR 14724:2006 apresentação de trabalhos acadêmicos fee.ufpa.br/arqsecret/ABNT…

Eu disse que era a mais importante porque é a mais básica. Nela tem-se as normas pra muitos dos componentes dos trabalhos, e talvez por isso mesmo confunda por não se usarem tds.
Uma das coisas mais importantes é diferenciar elementos pré-textuais, textuais e pós (fig 1). Outro que confunde é a numeração de página (fig 2).

Ou seja, capa não contabiliza, só depois dela, mas no arquivo de texto numera-se a partir DA INTRODUÇÃO.
E COMO EU FAÇO TUDO ISSO???

Você pode

a) fazer arquivos separados, numerar, imprimir e juntar tudo depois. Ou
b) USAR QUEBRA DE PÁGINA, ISSO É IMPORTANTE e esse vídeo explica como:

ACOSTUME-SE A USAR QUEBRA DE PÁGINA A CADA FIM DE CAPÍTULO/SEÇÃO
CAPA DE TRABALHO: esse modelo (fig 1), de acordo com a norma (fig 2)
Linhas entre títulos e intertítulos: 2 linhas de espaço 1,5 entre cada. Só fui descobrir ao final da minha monografia. Ocupa muito espaço, mas...

Fig 1 - texto da ABNT
Fig 2 - Título
Fig 3 - Intertítulo
Nota de rodapé: tamanho menor (fonte 10), espaço simples, justificado
> NBR 10520:2002 citações www2.uesb.br/biblioteca/wp-…

Existem 3 tipos de citações: as com até 3 linhas, aquelas com mais de três e as indiretas.
1) Citação com até 3 linhas: nomeia-se o autor, o ano da obra, a página e copia e cola o que está no livro, artigo, site citado:
2) Citação com mais de 3 linhas: é necessário certo destaque já que fica um blocão de texto: recua-se a margem até os 4cm, o texto passa a ter tamanho 10 e o espaçamento simples. Prefere-se colocar a referência da citação ("Barbier etc") antes dela, alguns livros colocam ao final
3) Citação indireta: quando você DIZ O QUE O AUTOR QUIS DIZER. Isso é bom porque indica que você LEU E ENTENDEU o texto. Mas também pode correr o risco de INTERPRETAR ERRADO e você distorcer a obra do outro.
Obs: quando um texto acadêmico tem mais de 30% de citação é considerado uma forma de PLÁGIO. Mas 30% é MUITO TEXTO.

COMO EU VOU SABER?? Conta as palavras, no Word, e faz regra de 3.

ATENÇÃO: citação indireta é texto que não conta como citação, então tá fora desses 30%.
Obs 2: PARÁGRAFOS CURTOS SÃO MAIS FÁCEIS DE LER e alguns professores de banca podem preferir por texto assim. Considere isso quando for escrever. 5 linhas é um bom tamanho, mais de 7, 8 já fica grande. Claro que isso é mera questão de gosto e questionável, não é regra.
> NBR 6024:2003 numeração progressiva www2.uesb.br/biblioteca/wp-…

Diz respeito a subseções de um texto, que pode ir de uma seção primária (1) até quinquenária (1.1.1.1.1).

As seções primárias são em caixa alta e bold.
As secundárias, só em bold.
Da terciária em diante, normal.
> NBR 6027:2013 sumário unicentroagronomia.com/destino_arquiv…

Tem mil tipos de sumários na internet, em textos acadêmicos. No tweet anterior eu segui o que diz a norma (fig 1), ilustrado pelo exemplo (da fig 2)
Outros tópicos que considero importantes dessa norma são o 5.1 e o 5.3: a palavra "Sumário" deve estar centralizada na mesma tipografia das seções primárias, e os itens pré-textuais não constam nele.

Mas não diz se deve ser em bold e/ou caixa alta.

A ABNT TEM FUROS, SIM.
> NBR 6028:2003 resumo unicentroagronomia.com/destino_arquiv…

Determina a função, o que se espera de um resumo, e quais os tamanhos. Alguns lugares, inclusive TCCs, pedem resumos em idioma estrangeiro.
O RESUMO É UM RESUMO, ELE TEM QUE TER TUDO, desde as hipóteses, a metodologia da pesquisa E OS RESULTADOS. O resumo serve pra pessoa saber do que se trata a pesquisa SEM PRECISAR LER ELA INTEIRA.

NÃO É PRA FAZER SUSPENSE, NÃO É SÉRIE DO NETFLIX.

(e o "ler ela" é intencional)
Resumos são sempre acompanhados de palavras-chave, de 3 a 5, que contemplem os tópicos pelo qual a pesquisa/artigo ali exposto vem desenvolver.
>NBR 6023:2002 referências ufrgs.br/psicoeduc/arqu…

A maior das normas, tem VINTE E TRÊS PÁGINAS! Claro, não se pega referência apenas em livros, podem ser sites, programas de TV, podcasts, CDs, etc. Cada um tem a sua forma de ser referida.
IMPORTANTE: como a maioria das referências vem de livros (seja num todo ou apenas um capítulo, no caso de um livro com muitos autores) e periódicos (revistas acadêmicas), tem um site que ORGANIZA TUDO PRA VOCÊ: more.ufsc.br.

GUARDA NO CORAÇÃO ISSO.
O MAIS IMPORTANTE É: SOBRENOME DO AUTOR em caixa alta, nome em caixa baixa. Título da obra em bold: subtítulo (se houver). Tradução. Cidade: Editora, ano.

ALINHADO À ESQUERDA, MARGEM SIMPLES, 2 PULOS DE LINHA ENTRE UMA REFERÊNCIA E OUTRA
Quando se tem mais de uma obra de um mesmo autor, usa-se o ______, que são 6 underlines. Mas vi que isso pode mudar. E a ordem vai a partir da ordem alfabética do título. No caso de uma obra com um autor organizador, tem todo um esquema diferente QUE AQUELE SITE LÁ FAZ
> NBR 15437:2006 pôsteres jvasconcellos.com.br/fat/FAT_TI/wp-…

Eu confesso que nunca fiz um pôster, mas já vi. É uma forma de o pesquisador expor o trabalho sem ser na forma de um texto corrido.

De qualquer forma, tá aí pra quem precisar.

Link do poster: marcoarmello.files.wordpress.com/2012/03/poster…
> NBR 6022:2003/2018 artigo de periódico posticsenasp.ufsc.br/files/2014/04/…

ISSO FOI O QUE MUDOU ANO PASSADO, veja que a versão anterior era de 2003. Diz respeito à produção de artigos, e muita coisa estrutural foi alterada. Aqui tem explicação: revisaoparaque.com/blog/o-que-mud…
CONSDIERAÇÕES FINAIS

Ninguém sabe de tudo de ABNT e eu certamente deixei passar muita coisa. Eu quis mais passar por tópicos que acho importantes, dar direcionamentos e uns toques pra quem se sente perdido. Espero que seja útil pra alguém.

#paz
rt pra salvar uma graduação
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to o advento da internet
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!