, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
1 - Os motivos assessórios não importam. O olavismo foi derrotado no MEC por causa de leis básicas da política: a ação é superior à inação, a organização vence a desorganização, a instituição é superior à intriga, a segurança é melhor que a incerteza.
2 - E esse será o destino inevitável desse grupo político desarticulado no governo inteiro se não souber reconhecer isso e mudar de atitude. Não só do grupo, mas do próprio Olavo de Carvalho, que já anda sendo vítima de um ataque sistemático que promete sepultá-lo em breve.
3 - Já que topou participar da política, ganhou com isso os inimigos que lhe são próprios. E estes não vão soltar a presa até que só sobre a carniça. Podem apostar. O olavismo se propôs a ser uma força que iria capitanear uma guerra cultural dentro do governo, mas não aconteceu.
4 - A ideia parecia ser de aproveitar o espaço da burocracia para criar algo capaz de superar e substituir a estrutura de um sistema de educação que absolutamente não deixou bons frutos para o país. A mudança deveria equivaler à que Guedes propôs na economia e Moro na Justiça.
5 - Em menos de 40 dias, os dois superministros apresentaram pacotes que atacavam o coração do privilégio estamental (Previdência) e do garantismo penal (Pacote Anti-Crime).Mas e o Vélez? O Ministro sequer se mostrou capaz de fazer uma crítica contundente ao sistema educacional.
6- As estruturas básicas ficaram higienicamente preservadas - - Lei de Diretrizes Básicas (LDB), Base Nacional Curricular (BNCC), Conselho Nacional de Educação etc. Foi só declaração desastrosa, ações em segredo sem qualquer impacto, trapalhadas burocráticas e falta de brio.
7 - Não só isso. O olavismo tampouco demonstrou capacidade de disputar a opinião pública nesse campo. Não se escreveram artigos e nem mesmo se gravaram vídeos sobre qualquer um desses temas. O Olavo sozinho tem mais alcance que a Folha. E daí? Está desperdiçando esse ativo.
8 - Se ele só usou esse alcance para atacar adversários no governo e defender certos valores, o resultado foi só de aumentar o rol de inimigos. Até agora, a guerra cultural se restringiu a isso e ao compartilhamento de postagens da família Bolsonaro.
9 - Nesse sentido, o grupo parece padecer exatamente daquilo que é acusado comumente. Não é uma seita, não é um grupo organizado, não tem uma hierarquia própria, nem canais de articulação. Mas depende totalmente de uma figura central que não parece disposta a atuar como líder.
E o acesso a ela, por sua vez, permanece restrito a uma meia dúzia de intermediários que acabam atuando, conscientemente ou não, como gatekeepers. Aceitaram o ônus de compor governo, mas não perceberam que a briga exige organização, método, ousadia, institucionalização.
11 - Existem soluções de curto a longo prazo para esse impasse. A mais simples é aceitar a derrota e o silêncio. A mais difícil: criar logo um partido político. No meio do caminho há outras, mas que igualmente exigiriam menos bateção de cabeça, menos disputas de ego.
12- Enquanto isso,o Moro e o Guedes correm no páreo da disputa, o Tarcísio (um militar) se aproxima rapidamente pela infraestrutura. Quem se posiciona, recebe. Quem trabalha, prospera. Quem busca, encontra. E quem ousa, ganha a guerra.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!