, 17 tweets, 3 min read Read on Twitter
Senta que lá vem enxurrada de ideias soltas: (1/n)

Na época das eleições, eu gostava de caracterizar a disputa como "O Leopardo" x "Desta vez é diferente". Pela tese do Leopardo, o sistema político já tinha mudado para que tudo continuasse como estava.
2/n

A tese concorrente era que o sistema de partidos ia colapsar e que os fatores que antes importavam para decidir os resultados já não contavam tanto. Esta, claro, se provou correta.
A disputa pelas reformas e o resto da agenda legislativa do governo é uma continuação disso. Para não trair as promessas de campanha, o governo precisa continuar testando os limites do "desta vez é diferente".
O "diferente", uma vez iniciado o governo, é romper com o presidencialismo de coalizão. O problema, claro, é o que colocar no lugar. Já foi tentada (e, aparentemente, abandonada) a ideia esdrúxula de formar uma base no congresso com bancadas temáticas.
No lugar disso, apareceu a tentativa de agradar as bancadas por estados, também próxima de fracassar, acho.
Na entrevista de hoje no Estadão, Paulo Guedes ilustra bem essa tensão:
Claro que, de uma hora pra outra, os partidos não viraram programáticos. Justo o contrário -- os dois partidos grandes com algum traço de programatismo foram derrotados (e um deles se opõe à agenda liberal).
Em resumo: o Congresso quer a "velha política" -- que, em grande medida, é parte indissociável do presidencialismo multipartidário. O governo, por convicção, inocência ou cinismo, insiste no "novo". E o país espera por reformas.
Minha opinião: reformas só saem quando o governo reconhecer esse limite do "desta vez é diferente" e abraçar a velha política para montar uma coalizão minimamente estável. Não sei o que vai levar a isso -- tempo, derrota em votações, piora dos mercados...
Também há a opção de insistir na ruptura, que implica em enterrar de vez o sistema político atual. Isso pode ser feito com os militares ou com o Congresso derrubando mais um presidente e se convencendo que só falta formalizar uma mudança para o parlamentarismo.
(Claro que isso é uma hipersimplificação, há muitos outros atores envolvidos.)
O que parece menos provável é o Congresso se alinhar com a agenda do governo por convicção ou alguma forma de adesismo automático. Parece claro que o Executivo é fraco e depende muito mais do Congresso do que o contrário.
A outra tese, que vou deixar pra outro episódio de verborragia, é que todo esse aparato de redes sociais e quetais é muito menos poderoso e relevante do que parece. O que realmente importa, como diria o @vncarrasco , é pra que lado vão se mexer os 11,6% de desemprego.
(Isso também é uma hipersimplificação, claro, mas paro por aqui.)
Na semana que passou, começou a ficar claro que o governo está dobrando a aposta no "desta vez é diferente", agindo mais para alimentar o confronto com o Congresso do que para construir uma coalizão.
No limite, isso vai levar a uma ruptura no sistema político. Nunca esperaria que isso fosse tão rápido, mas não parece que um dos lados vai se dobrar tão cedo. Talvez a piora dos mercados e a piora da perspectiva econômica (e de popularidade do presidente) mude alguma coisa.
Como em tantas vezes no passado, passa a ser fundamental saber se as forças armadas vão se alinhar com a Constituição ou se estariam dispostas a bancar uma aventura autoritária. Que tragédia.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Drunkeynesian
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!