, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
Parece coisa de 1º de abril, mas não é. É a história de porque defendemos #transparência e software #opensource em governo, em seu capítulo mais pedagógico possível. Segue o fio: imaginem uma startup que oferece serviços para o poder público. Por doação. "Sem contrapartidas"...
Que alega estar em 14 estados e 30 redes de ensino, atendendo com seu app voltado à educação pública + de 140 mil profs e 2,3 milhões de alunos, e enviando SMS a seus mais de 3 milhões de responsáveis. Oferecendo o modelo a outros órgãos, pelo evidente sucesso q diz ter obtido
Sim, esses órgãos estariam compartilhando informações pessoais diariamente com uma startup por meio de termo de doação - que é, na verdade, apenas uma licença de uso gratuito por um tempo; aliás, as milhões de pessoas que estavam tendo seus dados transmitidos sabem disso?
Os termos de doação dizem que não compartilhariam nada, mas a política de privacidade do aplicativo (as letrinhas miúdas) deixava essa ambiguidade: sim, os dados podem ser compartilhados com terceiros, parceiros da empresa na prestação de serviços. Quais? Pra quê? Não sei.
A doação é bem generosa: passem-nos os dados de alunos e pais e podem usar nosso sistema à vontade, por quanto tempo quiserem. Garantimos esse envio de SMS (que custaria muitos $$ pro governo) por quanto tempo e quantidade precisarem!
De onde viria esse financiamento? Em relatos de 'case de sucesso' na internet mencionavam uma doação de R$ 30 milhões feito por brasileiros com LLCs nos Estados Unidos e que "preferem manter o anonimato" (há quem chame isso de offshore...). Qual é o retorno desse investimento?
Fato é: hoje a empresa anunciou que fechou suas operações. Startup, né? "Infelizmente, por falta de recursos financeiros". E essas redes de ensino que estão usando? "Infelizmente não poderão contar com qualquer tipo de suporte ou manutenção" a partir de... hoje mesmo.
E que vão apagar os dados permanentemente. Mas algumas perguntas ainda ficam no ar: vão mesmo? Quem audita isso? E terceiros que já tiveram acesso, também vão? ...
O investimento acabou de repente, ou o negócio vai se converter em outra coisa? Por fim: e todo o investimento de tempo que as redes de ensino tiveram para implementar e adaptar seus sistemas?
Sou sensível às dificuldades de empreender e de inovar no governo. Mas tem q ser feito de forma responsável e transparente. Esse caso só mostra o qt isso está acontecendo sem debate ou planejamento.Os municípios e estados ficam à merce das soluções mágicas. Mas não existe mágica.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernanda Campagnucci
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!