, 24 tweets, 7 min read Read on Twitter
"O risco de o ENEM 2019 virar um Fyre Festival brasileiro

– Thread por @apyus"
Em 20 anos de existência, o ENEM se converteu em uma das missões de mais difícil execução do Governo Federal. Enquanto 390 mil estudantes se inscreveram na virada do século, o número de inscritos chegou a 5,5 milhões no ano passado.
Desde 2009, a preocupação com a segurança é prioritária. De tão cauteloso com eventuais vazamentos, nem Mendonça Filho, que comandou o MEC durante o governo Temer, tinha contato prévio com a avaliação.
A logística para a aplicação de 11 milhões de provas simultâneas é insana. Demanda que o MEC esteja alinhado com fornecedores de papel, gráficas, locais de prova, fiscais e toda a mão-de-obra que garantirá o sucesso do exame.
A depender da localidade, o material só chega de barco. E isso requer um perfeito diálogo com Forças Armadas e Correios, por exemplo.

O cronograma não pode atrasar UM ÚNICO dia.
Mas o governo Bolsonaro preferiu olhar para o Ministério da Educação como o ambiente perfeito para uma "guerra cultural". Ainda em novembro de 2018, almejando o que entende ser uma arma ideológica, a bancada evangélica disse ter interesse na pasta.
aagencia.info/no-governo-bol…
Também em novembro, e já noticiado como uma indicação de Olavo de Carvalho, o futuro ministro da Educação prometia que ninguém iria impedir Bolsonaro de ter um acesso prévio ao ENEM.
www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/…
A gestão chegou a substituir servidores com 25 anos de experiência por alunos de Olavo que completavam 27 anos de vida. Para o órgão responsável pelo ENEM, escolheu um economista que havia sido expulso do MBL, que assim o definiu: "Um maluco completo".
br18.com.br/responsavel-pe…
Para sorte do país, o "maluco completo" seria exonerado, dando vez a Marcus Vinicius Rodrigues. Mas o substituto entrou no jogo prometendo que Jair Bolsonaro em pessoa faria mudanças na avaliação.
educacao.estadao.com.br/noticias/geral…
Em episódio noticiado como um "expurgo (parcial) dos alunos de Olavo de Carvalho", um dos afastados deixou escapar que a CAPES vinha sendo usada pelo governo Bolsonaro para, nas palavras dele, uma "guerra cultural".
educacao.estadao.com.br/blogs/blog-ren…
Para efeito de comparação.

Em 21 de março do ano passado, o ministro da Educação de Temer não só lançava edital com todos os detalhes do ENEM 2018, como participava de coletivas em que explicava à opinião pública as principais mudanças daquela edição.
oglobo.globo.com/sociedade/educ…
Um ano depois, em 20 de março de 2019, o INEP se preocupava em nomear uma comissão que já existia, mas não estava ativada, "para fazer uma avaliação ideológica das questões do Enem 2019".
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019…
Preocupados com o cronograma, "secretários estaduais de Educação divulgaram documento cobrando das autoridades educacionais do governo federal mais foco, coerência e eficiência administrativa".
opiniao.estadao.com.br/noticias/notas…
Entretanto, no final de março, Marcus Vinicius Rodrigues findou exonerado pelo Ministro da Educação. O segundo presidente do INEP da gestão Bolsonaro caiu em resposta a medida tomada não por ele, mas por Carlos Nadalim, um dos alunos de Olavo de Carvalho.
www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/…
Como desgraça pouca é bobagem, a gráfica responsável pela impressão das provas do Enem desde 2009 decretou falência no início de abril.
infomoney.com.br/negocios/notic…
Sem gráfica para a impressão de 11 milhões de provas, o MEC apelou à Casa da Moeda. Mas só uma mudança de estatuto permitiria a parceria.

"A instituição convocou nova reunião com o Inep, mas não obteve retorno. Por isso as tratativas ficaram paradas."
www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/…
Até o momento, as crises alimentadas pelos alunos de Olavo de Carvalho já renderam vinte exonerações no MEC ou em órgãos ligados à pasta. Olavo de Carvalho dedicou as últimas semana a ataques aos militares, peças fundamentais na logística do ENEM.
opiniao.estadao.com.br/noticias/notas…
Enquanto estas palavras são escritas, o MEC está aos cuidados de um ministro que só não foi demitido porque o presidente da República ainda não encontrou um "nome que agradasse à bancada evangélica".
educacao.estadao.com.br/noticias/geral…
Parte dos alunos de Olavo de Carvalho, contudo, aproveita o péssimo momento para uma viagem a Paris bancada pelo povo brasileiro. No elenco, o "maluco completo" que havia sido expulso do MBL – e do INEP.
educacao.uol.com.br/noticias/agenc…
No início de 2019, a Netflix passou a veicular um documentário sobre o Fyre Festival, um evento que "prometia ser uma experiência musical de luxo numa ilha exclusiva, mas a arrogância de seu produtor colocou tudo a perder".
netflix.com/br/title/81035…
Se o MEC não voltar urgentemente aos cuidados dos adultos, o ENEM 2019 corre o sério risco de se converter numa edição brasileira do tragicômico festival caribenho.
– Caso você tenha gostado deste levantamento, pode ajudar A Agência contribuindo com o financiamento coletivo do projeto.
apoia.se/aagencia_info
ERRATA – Apesar de Murilo Resende Ferreira de fato, em dado momento, ter sido o responsável pelo ENEM, ele não chegou a ser presidente do INEP, como a thread dá a entender, mas "diretor de avaliação básica do Inep".
Quando assumiu a presidência do INEP, Marcus Vinicius Rodrigues substituiu Maria Inês Fini, que estava no cargo desde 2016.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to A Agência
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!