, 11 tweets, 5 min read Read on Twitter
Fim do mistério! A colaboração do Telescópio do Horizonte de Eventos @ehtelescope acaba de divulgar a PRIMEIRA detecção direta de um buraco negro da história! Segue o fio dessa #AstroThreadBR !!!
A imagem foi construída combinando os dados coletados por 8 observatórios espalhados pelo globo, em locais inóspitos como o deserto do Atacama, o topo de um vulcão dormente no Havaí, e até mesmo o pólo Sul.
Esses observatórios utilizam radiotelescópios que observam o Universo em ondas de rádio de alta frequência (230 GHz). Os dados são combinados com uma técnica conhecida como Interferometria de Base Muito Longa (VLBI). É como se fosse um telescópio do tamanho da Terra!
Ao contrário do que muitos esperavam, a imagem divulgada não veio do centro da nossa galáxia, mas de muito mais longe, do coração da galáxia gigante M87, a 55 milhões de anos luz daqui. A posição da galáxia no céu permitiu que ela fosse observada por todos os radiotelescópios.
Mas o que a imagem mostra afinal? O buraco negro não emite luz, então o que vemos é na realidade a sombra que ele provoca na sua vizinhança brilhante. Os raios de luz nas redondezas do buraco negro são desviados e distorcidos pelo seu intenso campo gravitacional.
A fronteira do buraco negro — o horizonte de eventos — é 2,5 vezes menor que a sombra que projeta e mede 40 bilhões de km de um lado ao outro. Essa estranha ilusão de ótica permite observarmos todos os lados desta misteriosa região do espaço ao mesmo tempo.
A imagem obtida pelo EHT é incrivelmente semelhante à simulações, um belo exemplo de concordância entre teoria e observação. A massa do buraco negro central de M87 é 6,4 BILHÕES de massas solares, mas de mil vezes a massa do buraco negro no centro da nossa galáxia!
A descoberta é um mais um marco importante na série de testes bem sucedidos da Teoria Relatividade Geral de Einstein, cuja primeira confirmação completa 100 anos em 29 de Maio, feita após um eclipse solar observado no Brasil!
Os resultados detalhados das observações foram publicados numa série de seis artigos científicos na renomada revista Astrophysical Journal Letters. Cientistas de todo o mundo devem passar os próximos dias analisando os resultados e trabalhando nas suas implicações.
Não deixem de conferir o fantástico vídeo "In The Shadow Of The Black Hole", produzido pelo @ESO para celebrar essa fantástica descoberta!
Visitem também meu blog no @Estadao onde conto um pouco mais sobre esse dia memorável na história da Astronomia! ciencia.estadao.com.br/blogs/telescop…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gustavo Rojas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!