, 28 tweets, 10 min read Read on Twitter
Eu sei que os memes estão zoando a "qualidade" da foto do buraco negro, mas eu fui lá ler a página do projeto e queria só apontar algumas coisas (uma thread):
1) Qdo se tira uma foto, na vdd estamos captando c/ a máquina a luz que reflete no objeto. Só enxergamos pq a luz está sempre sendo refletida na gente e captada pelos olhos. É tão natural pra nós que não notamos o qto essa interação entre luz e reflexos é um algo fantástico.
2) Um buraco negro é um corpo astronômico relativamente pequeno mas muito denso. Isso quer dizer que ele é "pequeno e pesado". Em termos de astronomia, claro. Esse tamanho é bastante relativo, já que o sol é um corpo celeste minúsculo se comparado a outras estrelas do universo.
De qualquer forma, ser pequeno e denso significa que ele possui uma força gravitacional gigantesca e atrai para si tudo o que passar por perto. Até a luz.
3) Bicho. CE TÁ ME ENTENDENDO? O NEGÓCIO É TÃO DENSO QUE NEM A LUZ. A LUZ. ESCAPA DA FORÇA GRAVITACIONAL DE UM BURACO NEGRO. Tipo, cê já pegou a luz? Já sentiu o peso da luz? Cê tem noção que uma parada aparentemente etérea consegue ser sugada por um troço desses?
4) Aí vc pergunta: "Kadu, vc não disse que pra bater uma foto, a luz precisa refletir no objeto e ser capturada por uma câmera?".

Ahã.

"Se o buraco negro suga até luz, como ela vai refletir pra ser captada pela câmera?"

É POR ISSO QUE ESTA CARALHA DESSA FOTO É TÃO INCRÍVEL!
5) Num esforço conjunto de diversas agências científicas, através de oito telescópios sincronizados espalhados pelo planeta, o pessoal da ciência conseguiu fazer da Terra um imenso telescópio apontado para o buraco negro na galáxia Messier 87, a 55 milhões de anos-luz daqui.
(não vou nem entrar no mérito do lance de ano-luz e como isso é uma foto do passado e tals, vc só precisa enteder que isso É LONGE PRA BURRO)
6) Então a foto do buraco negro, não é exatamente uma foto do buraco negro. É uma foto da SOMBRA que ele produz ao consumir toda a luz ao seu redor. Se ele estiver em meio a uma nuvem gigante de gás no espaço, ele se torna visível justamente por ser invisível.
Captar este tipo de fenômeno acontecendo desta forma só é mais incrível porque ele acontece EXATAMENTE DA MANEIRA QUE ALBERT EINSTEIN PREVIU NA TEORIA DA RELATIVIDADE, publicada há mais de cem anos!
7) Cê tem noção de que Einstein pensou nessa caceta toda, sem ter como comprovar? Que ele fez isso no início do século passado? Que só agora, EM DOIS MIL E DEZENOVE, nós temos tecnologia pra colocar a teoria à prova e descobrir que tudo FUNCIONA EXATAMENTE COMO ELE PREVIU?
8.) Quando perceberam que já tinham uma imagem do buraco negro, os cientistas puderam comparar tudo aquilo que eles estavam vendo, com suas projeções teóricas e os seus modelos de teste e confirmaram que tudo batia certinho.
Isso deu a eles confiança o suficiente para estimar a massa do buraco negro concluindo que ela deve ser 6.5 Bilhões de vezes maior que a do nosso sol. SEIS. PONTO. CINCO. BILHÕES. DE. VEZES. MAIOR. QUE. A. DO. NOSSO. SOL.
9) Pra ter uma noção de tamanho, pensa no seguinte: 1.000 segundos são uns 17 minutos. 1 milhão de segundos, são mais ou menos 12 dias. E 1 bilhão de segundos são quase 32 anos! Ou seja, se o nosso sol é 1 segundo, o buraco negro é 208 ANOS!

O @xkcd fez uma tira sobre o tamanho.
10) Quer mais? Ok. "Horizonte de Eventos" é o nome que se dá à "fronteira" de um buraco negro. É o limite onde tudo some, até a luz, e sobre o qual nós ainda não sabemos nada. (...)
(...) Neste buraco negro, o horizonte de eventos é um pouco menor do que a sombra que ele produz, mas ainda assim, de ponta a ponta, ele tem cerca de 40 bilhões de km de extensão!
11) Além do esforço astronômico (com trocadilho, pfvr), não podemos deixar de fora a galera da análise e que teve que lidar com petabytes de informação crua para poder trazer para nós essa imagem fantástica! Isso mesmo. PETABYTES!
Algo que eu nunca tinha ouvido antes, mas que significa 1 milhão de gigabytes. 1 MILHÃO DE GIGABYTES, MALUCO! Tiveram que processar petabytes de informação captada pelos telescópios sincronizados, e processar essa informação nos supercomputadores do MIT e do Instituto Max Planck.
12) Ainda assim, a foto não é só uma reles foto de um buraco negro. Além do trabalho científico por trás dele, que foi enorme, também representa uma possibilidade de entendimento melhor das forças naturais que regem a nossa existência nesse universo.
Foip um esforço colaborativo como raramente se vê hj em dia, com diversos institutos de pesquisa e telescópios ao redor do mundo agindo em conjunto em prol de um objetivo em comum.
Além de confirmar, mais uma vez, uma das teorias científicas mais famosas da história. Pensada por um cara muito a frente de seu tempo e que, as vezes, eu sinto que a gente, como humanidade, não o merecia.
13) Em tempos de emburrecimento vangloriado, terraplanismo, negação histórica, cegueira climática, falsos messias, e tantas outras afrontas ao conhecimento científico e acadêmico, é um raio de luz (heh) ver essa foto do buraco negro.
O meu "eu" pré-adolescente fascinado por dinossauros e sistema solar está em êxtase! We live in the future, guys!
Pq a thread hitou bem mais do queu esperava, me corrigiram em algumas coisas e como nessa vida a gente tá sempre aprendendo, vou colocá-las aqui.
ADENDO 1: Todo campo gravitacional atrai a luz! Em especial o de corpos massivos, como o sol. O grande lance do buraco negro não é só atrair a luz, MAS NÃO DEIXÁ-LA ESCAPAR! O que já é incrível por si só. A fig. mostra o sol "curvando" a luz de outra estrela em relação à Terra.
ADENDO 2: Apesar de usar a palavra "foto", o que estamos vendo não é uma foto em si. Os telescópios utilizados nessa empreitada não são ópticos, tipo o que qualquer um usa pra ver a lua. São rádio telescópios que captam ondas de rádio emitidas por todos corpos celestes (...)
A rede de rádio telescópios captou as ondas de rádio emitidas pelo buraco negro para poder criar a imagem. Isso gerou os tais 5 petabytes de informação que foram enviados ao MIT e o Instituto Mas Planck na Alemanha para serem analisados.
A Dra. Katie Bouman foi a responsável pela criação do algoritmo que interpretou toda essa enxurrada de dados que levou à criação da imagem do buraco negro. Tem uma entrevista dela na minha TL falando sobre o trabalho com uma empolgação contagiante. Vale a pena dar uma olhada.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Kadu Castro
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!