, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
1/ O PCP aceitaria q a CGTP paralisasse o país em prol das reivindicações d 600 pessoas? Não. É um partido, depende d votos, está no circuito institucional. Tb n paralisaria cirurgias e duvido q levasse tão longe a paralisação dos portos. A retórica é mais inflamada q o processo.
2/ A este carácter institucional da CGTP/PCP junta-se outro lado da partidarização do sindicato: a sua ação é menos forte com este governo apoiado pelo PCP. Há muita retórica e mtos pré-avisos de greve, mas é sobretudo foguetório (a excepção serão talvez os professores).
3/ Num cenário pós crise e com esta percepção de partidarização do sindicalismo a ser mais clara, abre-se o mercado a mais protagonistas: são os sindicatos independentes. Motoristas, enfermeiros, estivadores (este mais antigo), professores, etc.
4/ Alguns destes sindicatos são mais duros no protesto do q a CGTP. Respondem só perante os associados e querem resultados. Os seus líderes - ambiciosos - querem tb protagonismo. A sua acção sindical sai fora da caixa institucional e partidária q tem monopolizado o sindicalismo
5/ A CGTP ainda é a força dominante, mas a sua influência está a diluir-se (a da UGT é residual e fabricada institucionalmente). É uma consequência indirecta da crise. Está para provar se os novos sindicatos conseguem consistentemente melhores resultados p/os associados.
6/ Pq n estão automaticamente inscritos no circuito mediático/político, como a CGTP e a UGT, estes sindicatos são subvalorizados pela política e pelos media. O caso dos combustíveis é disso exemplo. Essa desvalorização é um erro (q tenderá a passar com a experiência).
7/ Este thread completa o artigo publicado hoje no @JNegocios / FIM jornaldenegocios.pt/opiniao/coluni…ão_grupo2
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bruno Faria Lopes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!