, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
1 - Como eu vejo a coisa, sem saber ainda se a resposta foi correta ou não, o PR tentou resolver um dilema de confiança, que envolvia, diretamente, a possibilidade de uma greve iminente dos caminhoneiros, cujo movimento vem sendo monitorado de perto desde o início do ano.
2 - A possibilidade de vir a acontecer algo assim já foi, inclusive, documentada pela mesma imprensa que agora faz alarde. E todos, nas redações e em Brasília, sabem que a origem da instabilidade vem de adeptos e políticos da extrema esquerda com fortes conexões no setor.
3 - Faz pouco mais de uma semana que o governo elencou uma série de medidas para acalmar a categoria. Elas incluíam, inclusive, proteções específicas contra a imprevisibilidade dos aumentos, como um cartão que garantia o preço pelo início do frete. Até aí, ninguém reclamou.
4 - E isso pelos motivos óbvios. Não há estabilidade econômica ou política nenhuma possível com uma nova greve. Os prejuízos seriam irreparáveis, comprometendo, inclusive, a previdência. E todos sabem que não existe dispositivo legal para forçar autônomos a trabalhar.
5 - O problema, então, parece ter sido de timing. O aumento do Diesel, pesado, veio antes que as medidas prometidas fossem implementadas. E o fato de Temer, em parte por intervenção do STF, não ter cumprido os acordos anteriores, desgastou a credibilidade da política nesse jogo.
6 - Sem credibilidade, não há voto de confiança possível. Sem voto de confiança, promessas não servem para nada. E a greve terminaria, com grandes probabilidades, deflagrada, para alegria do PT, do PSOL, da esquerda inteira e de setores com interesses inconfessáveis.
7 - Com um vice insinuando sem qualquer discrição ambição de poder, o caos político é tudo o que certa milicada e setores do establishment desejam. Porque, todo golpista bem sabe, greve de caminhoneiro tem potencial tremendo de derrubar governo. Allende que o diga.
8 - E entre os grevistas do ano passado, não esqueçamos de um dos subgrupos mais fortes: os intervencionistas. E o que é o intervencionismo militar senão um grupelho de oportunistas alimentado por certos generais da reserva que não tem coragem de se expor publicamente?
9 - O que o PR parece ter feito foi, portanto, escolher pelo freio. E por isso disse que não vai segurar sistematicamente os preços, como aconteceu com Dilma no setor elétrico. Possivelmente, o que quer é acelerar as medidas, incluindo a emissão dos cartões, para acalmar a classe
10 - E desmoralizar golpistas à esquerda e à direita. No bojo, já prometeu expor a questão para jogar os governadores na roda. Ou seja, quer aproveitar o potencial de revolta tributária do movimento, presente até hoje, para converter em prol daquilo que pretende implementar.
11 - Parece ter preferido um prejuízo ao outro, para depois redirecionar a energia para quem deve e tem de ser vendido como vilão: os impostos estaduais sobre combustíveis, alvos da reforma tributária. Se acerta ou não, o tempo dirá, não a variação momentânea das ações na Bolsa.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Eduardo de Alencar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!