, 15 tweets, 5 min read Read on Twitter
1) Terminei de assistir ao documentário "1964: entre armas e livros", que fez muito barulho. Por ora, vou me restringir a 1 questão específica: trata-se de uma narrativa exagerada, que superestima o papel da URSS na América Latina e sua influência sobre as lideranças brasileiras.
2) O filme, entre outras coisas, pinta a eleição de JK e a construção de Brasília como parte da conspiração comunista, trata Jango e Brizola como agentes de Moscou e exime os 🇺🇸 de responsabilidade sobre o golpe. Olavão chega a dizer que a ação da CIA no 🇧🇷não passa de "ficção".
3) A partir da documentação do StB, serviço secreto tcheco (que tb abastece o livro "1964: o elo perdido"), quer-se inverter o sentido da história com base na tese de que a URSS conspirava ativamente no 🇧🇷 e que os EUA somente observavam de longe. Mas há problemas metodológicos.
4) Primeiro: há a presunção de que, se havia *atividade* do serviço secreto soviético no 🇧🇷, certamente ela era capaz de moldar os resultados políticos do país. Mas a causalidade é muito mais fraca do que sugere a narrativa do documentário, como mostram documentos da própria CIA:
5) Este é um relatório de 1982. Há vários outros, até + detalhados. Esse diz o seguinte: "os soviéticos possuem laços com *alguns* partidos comunistas latino-americanos desde os anos 20, mas até os anos 60 eles fizeram poucos esforços para expandir sua influência no hemisfério".
6) A virada do envolvimento soviético na região se deu com o alinhamento de 🇨🇺 c/a URSS em 1961 (e não em 1959, como diz o filme, que suprime, convenientemente, o episódio da Baía dos Porcos). Isso enfraquece a estranha ideia de que Jânio era comunista pq condecorou Che Guevara.
7) MAS--segue o relatório--na década de 60 "a URSS não desafiou frontalmente a dominância dos EUA (...), desencorajava partidos comunistas a se engajar em violência e relutava em apoiar grupos esquerdistas que defendiam a revolução" - que os soviéticos diziam ser "aventureiros".
8) A tese de que os soviéticos estavam buscando minar a influência norte-americana no hemisfério, e não o contrário, é também sustentada pelo general russo Nikolai Leonov, ex-vice-diretor da KGB, em palestra de 1998. Ele afirma que os soviéticos não gostavam da extrema-esquerda.
9) Era mais importante incitar sentimentos anti-americanos em lideranças nacionalistas ao redor do hemisfério do que apostar em extremistas. O mesmo vale para as ações de inteligência: a KGB trabalhava para prejudicar os EUA - e não para difundir o comunismo revolucionário.
10) Problema 2: o filme ignora TODAS as evidências de envolvimento dos 🇺🇸antes/durante o golpe. Há documentos da CIA e teses fartamente documentadas de @Carlos_Fico, Moniz Bandeira, René Dreifuss, Ruth Leacock, W. Michael Weis, Jan Black, Phyllis Parker. nsarchive2.gwu.edu//NSAEBB/NSAEBB…
11) Problema 3: há 1 tentativa de minimizar a existência de um golpe e o papel dos militares. Admite-se um golpe parlamentar, já que Jango não havia fugido do país, mas se insiste na tese de que Castello foi eleito democraticamente. As ilegalidades são tratadas com naturalidade.
12) Mas a própria CIA admite as ilegalidades. Em relatório publicado em 22/04/64, eles apontam para 1 operação de "limpeza" anti-comunista, iniciada antes mesmo da chegada de Castello ao poder, "dura e arbitrária", mas só com "incidentes isolados de tratamento brutal de presos".
12) A cereja do bolo: em telegrama enviado pelo embaixador Lincoln Gordon ao Depto. de Estado, em 28/03/64, ele mesmo indica o movimento golpista de Castello Branco como o mais estruturado e com maior potencial para evitar que o Brasil se transformasse numa "China dos anos 60".
13) Tem + problemas, claro. Só quis apontar a tremenda fragilidade historiográfica da tese do documentário. Apesar dos documentos interessantes da StB, o resto é uma mescla de deturpações e generalidades defendidas por figuras que, aparentemente, não são especialistas no assunto.
Só para somar ao conjunto de argumentos: Robert Wesson foi professor de Stanford e um estudioso sobre União Soviética e América Latina. Deixei algumas partes em destaque corroborando o argumento.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!