, 16 tweets, 4 min read Read on Twitter
Meus 13 centavos sobre a visita de Bolsonaro aos 🇺🇸:

(1/13) Bolso sai ganhando com essa viagem. Não pelas razões que andam dizendo: os 🇺🇸ofereceram pouca substância e muita promessa p/o 🇧🇷. Mas, desde o princípio, essa foi uma viagem simbólica. A foto c/Trump já era suficiente.
(2/13) A viagem consolida a narrativa antiglobalista de que 🇧🇷 e 🇺🇸 estão em missão espiritual p/salvar o Ocidente. É questão identitária, parte da "metapolítica" externa de @ernestofaraujo e dos olavistas. Menos a ver com Trump, a rigor, e + c/a "santa ceia" c/Olavão e Bannon.
(3/13) Essa pauta é tão irrelevante p/Trump, um pragmático, q ele mesmo nem deu bola p/esse papo de Deus e família tradicional. Muita gente notou que ele nem sequer tuitou sobre a visita de Bolso. Mas o assunto é chave p/manter a influência olavista em área sensível do governo.
(4/13) Neste começo de governo, o q está em jogo é a ocupação de espaços de poder. Olavetes, militares e liberais disputam a formulação da pol. ext. Em certos assuntos, mil+lib desbancam Olavo (🇨🇳e talvez🇮🇱). Na pauta c/🇺🇸, os militares foram preteridos e Guedes teve seu parcela.
(5/13) Pq os militares perderam? Por 2 razões. 1a é Alcântara. O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, finalmente aprovado após 20 anos, poderá trazer $ e chances de investimentos, mas frustrou os q esperavam transferência de tecnologia p/a consolidação de complexo aeroespacial.
(6/13) A maior derrota tem a ver c/Venezuela. Os militares ñ querem guerra ou base americana aqui. Mas Trump precisa de apoio para uma eventual aventura na 🇻🇪em nome do combate ao socialismo. Bolso, soldado fiel, embarcou no trololó na coletiva conjunta. All options on the table.
(7/13) Ora bolas, mas a elevação do 🇧🇷 a aliado preferencial extra-OTAN ñ é uma boa notícia p/os militares? Em partes. O acesso à tecnologias e isenção de taxas agrada, mas ñ resolve as demandas por autonomia tecnológica e pode acabar nos vinculando a missões indigestas c/os 🇺🇸.
(8/13) As promessas reafirmam o desejo brasileiro de consolidar a identidade ocidental. Guedes ganhou de presente o apoio à entrada na OCDE, útil para os objetivos de abertura/reforma, mas ainda vago. Será interessante ver como os antiglobalistas vão encaixar OCDE na narrativa.
(9/13) Questões + pontuais, como o Fórum de Energia ou o Fórum de CEOs, ñ passam de iniciativas requentadas. Elas (ou similares) já existiam desde 2010, c/o Diálogo de Parceria Global de Lula/Obama. Reativá-las é bom, mas sempre lembrando q a interrupção se deu após espionagem.
(10/13) Foi bom para o 🇧🇷? Ainda q haja muita coisa p/o país capitalizar, os benefícios ainda são promessas e o 🇧🇷 fez várias concessões ao longo do caminho (vistos p.ex). Os EUA cederam pouco e criaram condições perfeitas para apoio incondicional do BR às maluquices trumpistas.
(11/13) Lembrando q a autonomia ainda é o maior ativo da pol.ext. brasileira. Mesmo presidentes alinhados aos EUA, como Dutra e Collor, recusaram-se a se aventurar em guerras além-mar (Coreia e Golfo). Castello Branco sujou as mãos na Rep. Dominicana em nome dos EUA e deu errado.
(12/13) No fim, Bolsonaro se beneficia + q o país, ancorado pelo olavismo, q pautou a agenda bilateral, deixando sobras p/Guedes e pouco p/militares, e q deve prevalecer na indicação do embaixador. De quebra, Dudu se consolida como para-chanceler e ponte diplomática c/Congresso.
(13/13) Mas se a história serve de lição, as juras de amor dos 🇺🇸têm q ser tratadas com cautela. Frustração é palavra comum na relação bilateral. Há o risco da assimetria e, sobretudo, o risco do vínculo pessoal/ideológico a Trump, q nada garante q manterá a presidência em 2020.
(14/13) Quase deixei passar um ponto crucial: nessa brincadeira, o 🇧🇷 fez uma concessão histórica, aceitando abrir mão de seu status especial nas negociações da OMC. Temos q avaliar o quanto isso pode gerar de impacto comercial no médio prazo p/o país.

g1.globo.com/politica/notic…
(perdão pelos erros grosseiros de português, que ficam perdidos nos ajustes de texto e só são notados numa segunda ou terceira leitura. Ainda sei crase e concordância, mesmo que não pareça rs)
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!