, 22 tweets, 10 min read Read on Twitter
BOLSONARO EM 🇮🇱: longa thread para entender essa viagem

1) A escolha de Israel como 1o destino transatlântico de @jairbolsonaro tem profundo significado. Diz respeito à relação do presidente e seus eleitores com a Terra Santa, à política externa do governo e aos ventos do mundo.
2) Domesticamente, 4 razões fizeram Bolsonaro se aproximar de 🇮🇱. Primeiro, o antipetismo. Bolso resolveu capitalizar em cima das brigas entre @netanyahu e @dilmabr naquele episódio de Gaza, em 2014 (o do "anão diplomático"). Vendeu a dicotomia de q esquerda=🇵🇸 e direita=🇮🇱.
3) Claro q Bolsonaro criou uma ideia simbólica de Israel, vinculada ao conservadorismo e à religião. Não é um bom retrato do país, aliás. Mas basta dizer que, em quase todas as carreatas de Bolsonaro rumo à presidência, havia bandeiras de 🇮🇱. Muita gente não gostou da associação.
4) Na história de Gaza, ele pediu desculpas a 🇮🇱 pelas críticas do governo Dilma à ação militar israelense, que o Brasil chamou de desproporcional. Disse que se solidarizava c/Israel pq o terrorismo do Hamas era equivalente ao terrorismo de esquerda no 🇧🇷durante o regime militar.
5) A associação de 🇮🇱c/a direita conservadora/religiosa tb se relaciona com o fenômeno do sionismo cristão. Há uma crença entre grupos evangélicos/neopentecostais de q reconhecer Jlem faz parte de 1 profecia bíblica do retorno de Jesus à terra. Ao fazê-lo, Bolso seria abençoado.
6) Esse elemento foi amplamente explorado por Bolsonaro em missão parlamentar a 🇮🇱, em maio/16. Mais do que visita protocolar, foi o 1o passo do lançamento de sua candidatura presidencial. O momento + simbólico foi o batismo de Bolso no rio Jordão, pelas mãos do Pastor Everaldo.
7) Terceiro: nessa viagem, Bolsonaro construiu seu principal argumento concreto de aproximação de 🇮🇱: tecnologia. Dessalinização, gotejamento, aparelhos médicos, startups, indústria de defesa/segurança pública foram assuntos que deram ao candidato respostas aos problemas do 🇧🇷.
8) Por fim, há o antiglobalismo, q só apareceu + tarde, depois da eleição de Trump - considerado por @ernestofaraujo o único homem q pode salvar o Ocidente da ameaça globalista. Em pol.externa, 🇧🇷deveria seguir os passos dos 🇺🇸 e abraçar 🇮🇱 em nome da civilização judaico-cristã.
9) A grande promessa de Bolsonaro sobre 🇮🇱 é transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv p/Jerusalém. É um movimento polêmico, pois muda o status quo de uma cidade disputada por 🇮🇱e🇵🇸, além de contrariar todas as disposições do direito internacional, sempre defendidas pelo 🇧🇷.
10) C/a partilha da Palestina britânica em 2 Estados, árabe e judeu, em 47, Jlem possui um "status especial". Ela só pode ser capital depois da solução do conflito israelo-palestino. Desde q 🇮🇱ocupou/reunificou/anexou Jlem, a ONU vem chamando atenção para a ilegalidade da medida.
11) Por isso, mesmo depois de @realDonaldTrump ter mudado a embaixada dos 🇺🇸unilateralmente, poucos países seguiram. Até hoje, só a Guatemala efetivou a mudança. Paraguai fez e voltou atrás. Romênia, Hungria, Austrália e Rep. Checa prometeram, mas ainda não levaram adiante.
12) Não se trata de negar o fato de q Jlem pode ser a capital de 🇮🇱, mas reconhecer as reivindicações 🇵🇸e entender q esse status não pode ser estabelecido de maneira unilateral. Esse é o consenso que o 🇧🇷quer romper. Diz o chanceler Ernesto q isso é dar "alma" p/nossa diplomacia.
13) Claro que essa decisão da embaixada não é simples. Além de jogar a diplomacia no 🗑️, há riscos comerciais e políticos. @GeneralMourao já falou q não quer ver o 🇧🇷na rota do terrorismo int'l por uma briga q não é nossa. @TerezaCrisMS teme que a medida cause perdas comerciais.
14) Os ruralistas têm, de fato, muito a temer. Somos o principal exportador de carne e frango halal, com superávits bilionários. Vários países árabes e muçulmanos já disseram q discordam da posição brasileira. A ameaça, claro, não significa interrupção imediata do comércio...
15)... mas indica a possibilidade de substituição do produto 🇧🇷pelo de concorrentes, como os vizinhos 🇵🇾e🇦🇷, q já se movimentaram. Além da carne, comercializamos produtos variados c/os mundos árabe e islâmico q também poderão ser comprometidos. Não se trata de questão trivial.
16) Apesar de tudo, os agentes a cargo da política externa - Ernesto, Filipe Martins e Eduardo Bolsonaro - seguem insistindo na importância da transferência da embaixada. A viagem a 🇮🇱, se bem sucedida, reforçará o grupo ideológico/olavista na disputa por espaços no governo.
17) @netanyahu tb está animado. Em 10 dias, haverá eleições no país. Como a questão de Jlem é crucial p/reforçar sua narrativa, certamente ele dará tratamento especial ao presidente brasileiro. Imaginem o impacto simbólico q teriam os 2 rezando, juntos, no Muro das Lamentações...
18) A enorme boa-vontade do premiê israelense c/Bolsonaro revela as expectativas de q o 🇧🇷reconheça Jlem como capital "una e indivisível" de 🇮🇱e mude a embaixada. Veio à posse, fez elogios pelo Twitter, mandou ajuda humanitária p/Brumadinho. Não vai querer sair de mãos abanando.
19) Isso coloca Bolsoo num dilema: transferir a embaixada gera altos custos econômicos/políticos, mas consolida a narrativa antiglobalista e fortalece laços com o eixo trumpista 🌎. Não transferir enfraquecerá Ernesto, além de irritar lideranças evangélicas, como @PastorMalafaia.
20) Há soluções intermediárias, como a abertura de um escritório de representação em Jlem, como fez a aliada 🇭🇺de Orbán, ou reconhecer Jlem *Ocidental* como capital de 🇮🇱, como fizeram 🇷🇺e🇦🇺. Pode-se também reforçar a promessa e não decidir nada, empurrando a decisão p/o futuro.
21) Restam dúvidas: como o mundo reagirá à visita e às decisões? Como ficarão as relações c/Palestina, já que Bolso negou o convite p/visitar o país e já disse q romperia laços? O que o 🇧🇷pode oferecer aos árabes para minimizar os danos comerciais? Que grupo interno prevalecerá?
22) Dado o simbolismo do que há em jogo, nenhuma saída é ideal. Dificilmente a viagem correrá sem nenhuma decisão concreta ou promessa mais específica. Mas a única coisa que sabemos, conhecendo um pouco o governo, é que absolutamente tudo pode acontecer. Até o inimaginável.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Guilherme Casarões
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!