Profile picture
, 34 tweets, 4 min read Read on Twitter
A QUEM INTERESSAR POSSA:
A briga pelo aperfeiçoamento da educação brasileira não se limita mais a meia dúzia de abnegados. Hoje, há o generalizado convencimento de que é preciso mudar – e para melhor.
Os discursos não são originais e esperar por milagres improváveis é deixar o sistema caminhar para um nó inexorável.
Não se trata de um exercício de adivinhação. Nem de uma data aleatória. Por exemplo: ainda teremos 14 milhões de analfabetos puros?
O Enem ficará na saudade?
E os salários dos professores estarão próximos de uma remuneração decente?
Temos hoje 60 milhões de alunos frequentando as escolas brasileiras, em todos os níveis. Cerca de 33% da população, o que representa um número bastante expressivo.
O ensino cresceu muito, nos últimos anos, sobretudo no Fundamental. Mas quais são as perspectivas de melhorar a sua qualidade?
Como se vê, administrar a educação não é tão simples assim. Em tempo: a manutenção também tem sido uma tragédia, sobretudo nas cidades do interior.

É a isso que chamam de progresso?!
Qual é o milagre que se espera? É nesse panorama que, hoje, se abre uma larga discussão em torno do futuro da educação brasileira.
Mas ainda estamos diante da triste realidade de que 15 milhões de estudantes brasileiros não dispõem, em suas escolas, de uma simples biblioteca.
Sinal de pouco caso, por parte das autoridades responsáveis, que parece se contentar com uma educação de segunda classe.
Outra vergonha é a falsa promessa de informatização das escolas.
Os desperdícios são abundantes, pois computadores são deixados em suas caixas porque os professores não sabem utilizá-los.
Podem falar sobre Piaget, mas não sabem organizar uma sala de aula. Podemos acrescentar a alta incidência de roubos nas escolas públicas.
Está acontecendo de forma expressiva, o que tem levado diretores a carregar para casa os seus computadores, com medo de perdê-los.

Como ficam os professores sem acesso aos mesmos?
Se a máquina pudesse, sozinha, substituir a ação dos mestres teríamos descoberto algo sensacional e definitivo. Mas não é assim que as coisas acontecem.

O que se pode esperar dessa geração de vítimas da incúria administrativa?
Quem paga pelas aulas perdidas, sacrificando o aprendizado dos alunos? Isso pode eternizar o atraso, o que é profundamente lamentável.
Ninguém duvida que dentro do Brasil existem vários Brasis. O país é diversificado em suas várias regiões e, tem diferentes níveis de desenvolvimento.
É uma república federativa cheia de desequilíbrios na educação brasileira.
O que se verifica é que a rede pública está três anos atrasada em relação à rede particular, consideradas as taxas de aprovação de alunos e médias em testes de português e de matemática.
Um dado é profundamente inquietante das nossas diferenças: o aluno de uma escola privada, ao completar o ensino fundamental, sabe em média mais do que um formado no ensino médio público, com uma distorção de três anos.
Qual é o milagre que se espera? É nesse panorama que, hoje, se abre uma larga discussão em torno do futuro da educação brasileira. Todas essas considerações nos levam a uma preocupação permanente: as nossas crianças, nas escolas, não estão aprendendo a pensar.
Hoje, há um certo desinteresse pelo tipo de educação superada, ultrapassada, conteúdos desinteressantes.
A educação inclusiva implica na mudança de paradigma, visa à construção de uma educação diferente, transformadora, com práticas inclusivas que pressupõem a inclusão e uma educação de qualidade para a diversidade desses alunos.
O direito à própria identidade significa assegurar a individualidade de cada sujeito na sociedade, respeitando a cada pessoa pelo que é, e reconhecendo sua liberdade e autonomia.
Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.
A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
Portanto, a educação inclusiva no Brasil é um desafio a todos, pois ainda encontramos muitas práticas escolares voltadas para um único modelo, ou seja, cria-se um ideal de aluno, e se os resultados não são obtidos do que se é esperado, é atribuído à incompetência do aluno.
Isso ocorre, pois muitos profissionais não estão habituados a trabalhar com e para a diversidade e até mesmo as escolas não estão estruturadas para tal processo.
A orientação educacional aponta para o estudante como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador atender a todos em suas solicitações e expectativas, não restringindo a sua atenção apenas aos que apresentam problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem.
Assim, o Orientador é o mediador entre o aluno e o meio social, o orientador discute problemas atuais, que fazem parte do contexto sociopolítico, econômico e cultural em que vivemos.
E por meio da problematização, pode levar o aluno ao estabelecimento de relações e ao desenvolvimento da consciência crítica.
Além disso, o Orientador Educacional juntamente com os outros profissionais da educação podem elaborar formas de intervenção para aqueles que julgam ser necessários nas sondagens das aptidões.
A Orientação tem um papel preponderante em tal construção, ajudando o aluno a se ver, ver o outro e ver o mundo, através de olhares múltiplos do conhecimento, da afetividade e do próprio sentido da vida.
Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão.
Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; ...
...e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
A educação é o caminho, antes que o país afunde de vez na ignorância, miséria e violência.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!