, 17 tweets, 2 min read Read on Twitter
Vamos desmontar uma das figuras mais nefastas da história portuguesa e o responsável pelo centralismo que perdura até hoje.
O Marquês do Pombal foi ministro dos negócios estrangeiros de D. José I (1750-1777) e tornou-se mais conhecido que o próprio rei.
O rei deu-lhe plenos poderes para promover as grandes reformas pelas quais ficou conhecido. Soube lidar com os desafios com o conhecimento que obteve enquanto foi embaixador em Londres e sabia que havia um fosso entre Portugal e o resto da Europa.
Estava convencido que o motivo desse fosso era que o mundo civilizado florescia graças às ideias iluministas francesas.
Primeira medida que toma é retirar o ensino da alçada dos jesuítas que usavam a Biblia e as obras de S.Tomás de Aquino e Aristóteles. Pombal justificou que estes métodos estavam distantes dos desenvolvidos em países como Inglaterra.
Na altura os jesuítas eram bastante respeitados em toda a Europa pelo trabalho desenvolvido na academia portuguesa.
Com esta medida acabou por estatizar a educação em Portugal e acabou por expulsar os jesuítas de todo o império, seguindo as orientações dos iluministas franceses que eram anti-cristãos.
Apressou-se em mandar traduzir as obras de Diderot, Voltaire e Rousseau e modificou o currículo das academias para formar homens capazes de identificar as riquezas do reino.
Com isto Pombal conseguiu que fosse eliminada a liberdade de pensamento. As novas diretrizes eram impostas por meio de "medidas intimidatorias como o reparo, demissão e a prisão."
O objectivo do ensino era basicamente servir o Estado.
Não é preciso dizer que o projecto científico fracassou porque Pombal tentou impor o seu sistema desconhecendo a realidade do país. Em vez duma reforma à inglesa, agiu como um iluminista a cortar cabeças.
Nas colónias, Pombal centralizou o poder. Acabou com as capitanias hereditárias e planificou a economia, colocando a iniciativa privada ao serviço do governo.
Criou a Real Mesa Censória em 1768, com o objectivo de transferir, na totalidade, para o Estado a fiscalização das obras que se pretendessem publicar ou divulgar no Reino, o que até então estava a cargo do Tribunal do Santo Ofício.
Expropriou os Távora, expulsou os judeus e não hesitou em criar monopólios para esmagar a concorrência. Fundou o Banco Real (CGD da altura) e criou uma estrutura para administrar os impostos (gerida por ele).
A simpatia pela pobreza presente na nossa tradição cultural até hoje “fomenta a crença da responsabilidade do Estado por tal fenómeno, quando os países que a eliminaram não o fizeram graças à intervenção estatal mas pela prática de uma economia livre
baseada na valorização do trabalho, no apreço aos bem-sucedidos, no reconhecimento da legitimidade do lucro, enfim, valores todos contrários ao que nos foi legado pela Contrarreforma e inculcado à força pela Inquisição”

António Paim
“O pombalismo foi o casamento do iluminismo francês com o mercantilismo e o patrimonialismo, que passaram a coabitar e a retroalimentar-se em benefício das elites políticas e empresariais ligadas ao governo.”
Basicamente Portugal 250 anos depois...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Crypto Lobo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!