Para além da crítica óbvia, há um aspecto que eu gostaria que meis colegas não deixassem de ver e sobre o qual não deixassem de pensar. Thread.
Se é verdade que a suspeita sobre as humanidades tem certa origem numa mentalidade que ultrapassa a situação específica do Brasil e o anti-intelectualismo da nossa nova elite política, só isso não explica todo o fenômeno.
Durante os últimos 30 ou 40 anos, mesmo os professores e pesquisadores de excelência nas humanidades brasileiras - e há muitos - não fizeram o mínimo esforço para denunciar e se afastar daquelea colegas que eram ineptos e militantes políticos.
Isso porque estes últimos serviam, ainda que difusamente e não obstante fossem academicamente fracos, ao "bom combate" da esquerda universitária com o qual os bons obviamente concordavam, ainda que não perdessem tempo de estudo militando.
Os realmente bons em suas respectivas áreas, embora não respeitassem intelectualmente os militantes, suportavam e, por vezes, até apoiavam a militância que estes faziam por aqueles.
Pois bem, o resultado é que agora ninguém dessa nova elite política tem a menor disposição de olhar criticamente para a universidade, e sobretudo para as humanidades, a fim de separar o que é gente academicamente boa dos meros agitadores políticos.
Dito de outro modo, os bons - que, novamente, são muitos - agora gostariam de contar com o olhar crítico e suprapolítico da nova elite política. Justamente o que, por certo interesse, não sustentaram eles mesmos nas últimas décadas.
Não espanta, portanto, que Bolsonaro e sua trupe não tenha a menor simpatia e o menor discernimento ao olhar para a universidade. Eles a vêem como uma massa homogênea e os professores daquelas gerações têm boa parcela de responsabilidade nisso.
Fica uma previsão: se a "nova-direita", em nome da pretensa ajuda que os estúpidos dão à causa, não fizerem o que aqueles bons não fizeram, no futuro próximo será ela a vítima do mesmo julgamento em bloco.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Gᴀʙʀɪᴇʟ Fᴇʀʀᴇɪʀᴀ ᵠ
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!