, 19 tweets, 4 min read Read on Twitter
Papo sério e importante.
Abaixo um gráfico sobre a economia brasileira. A marca de 100 representa o patamar da economia antes de 2014.
Ainda em 2014, Dilma comete o erro de fazer a "virada neoliberal". Com corte de gastos e liberação dos preços feita pelo Levy. Mas, veja que ainda em 2014, ela Dilma, já corrige o absurdo e a economia dá sinais de melhora.
Daí, aproveitando o momento, empresários e políticos, numa dobradinha entre o capital e Eduardo Cunha, passam as "Pautas bombas" e trancam todo o Congresso, engessando o governo Dilma Rousseff e fabricando a crise para retirá-la do poder.
aqui a bbc mostra isto claramente. Ele congelou o congresso. Ele fabricou a crise e destruiu o país.
bbc.com/portuguese/not…
Em seguida entra o perído Temer. Com recuperação lenta da economia, mas penalizando a população mais pobre. Concentração de renda e dinheiro sendo jogado para a parte mais alta da sociedade.
Final de 2018 com a eleição de Bolsonaro, a linha pontilhada mostra os devaneios do "mercado". Imaginaram um crescimento sem nenhum respaldo técnico para isto. Análises políticas superfaturaram o "sucesso" do "capitão".
A linha amarela mostra o crescimento projetado MANTENDO-SE o que vemos hoje. O problema é que ainda não caíram as 4 bombas do governo do capitão na economia. Por enquanto, ele está só se enforcando na própria idiotia.
Todas as "medidas" econômicas do governo Bolsonaro são contracionistas. Ou seja, retiram dinheiro da sociedade e com isto DIMINUEM a demanda. Sem demanda o país não cresce. Daí que quando medidas acontecerem a linha amarela (que é previsão) vai cair ainda mais.
Quais são as 4 "bombas" do bolsonaro?
1 - reforma da previdência
2 - reforma e privatização de fato da educação e saúde públicas do país
3 - privatização da petrobrás e aumento dos preços da gasolina
4 - desoneração em larga escala
1 - a Reforma da Previdência, ainda que se possa discutir sua necessidade e os resultados a longo prazo, no curto prazo ela VAI produzir pobreza e diminuição da massa de dinheiro disponível na sociedade. E isto implica em um ciclo de contração do PIB. Inevitavelmente.
2 - a destruição (ainda que por via de asfixia) da saúde e educação públicas no país gera a redução do pouco de dinheiro que se tinha para o consumo na sociedade. E isto, junto com a precarização das relações do trabalho, provocarão ainda mais crise.
trocando em miúdos, a massa de salários que a a educação e saúde privadas poderiam criar, dada a precarização do trabalho é MENOR do que os postos públicos que serão fechados e extintos.
3 - a privatização dos ativos da petrobrás (incluindo o pré-sal) vão gerar 3 efeitos terríveis para o país. Primeiro, a redução de postos de trabalho na cadeia do petróleo. Várias empresas privadas vivem de vender bens e serviços para a petrobrás. Quebradas as cadeias temos crise
em segundo lugar, a privatização e venda do pré-sal faz REDUZIR as entradas do governo. Com menos dinheiro, haverá ainda menos investimentos do governo e com o mercado em viés contracionista não vai ter motor algum para o barco ...
em terceiro lugar, como já acontece, os reajustes dos combustíveis SEGUINDO O INTERESSE DOS ACIONISTAS E DO MERCADO se tornam semanais. E isto significa inflação e carreamento do dinheiro para as elites brasileiras. Tudo vai ficando mais caro. Sobe a gasolina, sobe tudo.
4 - as "desonerações" em larga escala propostas por Bolsonaro e Guedes são erradas. Primeiro porque atividade econômica não cresce com desoneração. Só cresce com aumento de demanda. Retirada de imposto tem efeito marginal no crescimento da demana.
a diminuição de impostos tem efeito pequeno para pequenas e médias empresas e efeitos gigantescos para as granes. Ocorre que o que faz o país crescer, em termos de capilaridade de recursos, são as pequenas e médias. Assim, as desonerações terão efeito próximo a zero.
E como a concentração de renda diminui o efeito multiplicador da economia, um milhão na mão de grandes empresários significa mais especulação na bolsa. Na mão dos pequenos, significaria emprego. As "reformas" do bolsonaro vão quebrar empresas pequenas e enriquecer as grandes
Finalizando, se não tivéssemos presidente e o Brasil estivesse sem ninguém no comando, levaríamos 9 anos para nos recupararmos da loucura do pmdb, psdb, aécio e cunha. Como temos um idiota no comando, vamos levar muito mais ...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando Horta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!