, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Ontem o gado bolsolavista começou a dizer que os militares são de esquerda e que o Soros manda no Burger King. Até outro dia os militares eram a última defesa do cidadão de bem contra o comunismo e o Burger King era um rubi na coroa das maravilhas do capitalismo global.
A mentira e a ficção são constantes na construção da ideologia do bolsolavismo, incluindo essas guinadas absolutamente malucas. O que me surpreende é como tanta gente aceita tudo isso sem questionar, subindo hashtag atrás de hashtag, engajado num clima vexatório de adulação.
Eu ainda penso que tudo isso pode ser algum estratagema a la Vladislav Surkov (propagandista do Putin). Ser criticado pelo guru caquético agrega valor aos militares. Comprar briga com general, depois de anos servindo ao clube militar, dá mais poder ao guru e ao presidente.
Por outro lado pode se tratar de um esforço genuíno para insuflar um tenentismo bolsolavista, a tentativa de formar uma nova elite militar dócil e servil aos interesses do grupinho e da familícia. E talvez o pivô disso seja o impasse em relação à Venezuela.
Os militares, por outro lado, passaram toda a eleição sendo chamados de pivôs de instabilidade política (como sempre o foram na nossa História) mas conseguiram projetar uma imagem poderosa de "adultos na sala". Miragem ou ilusão, ela está aí, inclusive fora do Brasil.
Se o governo é sua própria oposição, a oposição (real e ampla), tende a ter sua imagem e sua relevância reduzidas. Bolsonaro foi apenas o veículo da coalizão de direita que venceu as eleições, não foi seu líder. Talvez a explicação esteja aí.
Engraçado é que fica a sensação de é como se o bolsolavismo estivesse, nesse momento, jogando a própria "estratégia das tesouras" (dominar os dois lados do jogo político com uma oposição artificial) que tanto acusaram a esquerda de promover.
Nesse exato momento o presidente (ou seu filho Carlos), suas celebridades de bolso e a mesma turba estão pedindo a cabeça de um general por causa de uma linha numa entrevista. O general agora é chamado de "globalista", "servo da Onu" e até mesmo de petralha.
O que é interessante nessa brincadeira é que a questão não são as credenciais ideológicas do militares que importam: devem ser completamente submissos ao bolsolavismo ou sofrer as consequências.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Carapanã
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!