Vivemos no século da comunicação.
Para alguns, o nosso mundo constituiria já uma autêntica "aldeia global", habitada por umas “tribos planetárias”, possibilitadas uma e outra, pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
A palavra comunicação tem origem no latim communnis, comum, ou seja, quando uma pessoa procura comunicar-se com alguém, está tentando estabelecer uma comunidade com ele, uma sintonização entre ambos.
A comunicação exige, pelo menos, três elementos:
Mensagem: qualquer sinal cujo significado possa ser interpretado;
Receptor: (destinatário ou perceptor) – pessoa que recebe a mensagem.
No processo de comunicação, os papéis de emissor e receptor se alternam. Ora um é o emissor, ora é o receptor – de acordo com a mensagem e a resposta dada.
Logo, comunicação é um processo verbal e não-verbal de fazer solicitações ao receptor.
Quando A fala, B avalia o significado verbal da mensagem de A.
Ele também presta atenção ao tom de voz com que A fala.
O contexto pode ser o modo pelo qual B tenha visto as reações de A quanto a ele próprio e a outras pessoas no passado.
2º) intenção de comunicação;
3º) potencial de revolução, o que faz mudar o mundo.
Abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a mais utilizada pois transmite ideias e pensamentos de grande complexidade.
A comunicação escrita é a conversa entre pessoas que estão distantes fisicamente, através de livros, pelas mídias impressas, online, as plataformas de comunicação virtual.
A comunicação oral é bem contrária à comunicação escrita. Ela é presencial. O emissor e o receptor estão presentes. A comunicação oral possibilita a interação entre as pessoas de imediato.
A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados.
São os sons que não integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar, a entonação de voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as formas mais comuns de paralinguagem.
É um movimento ou uma série de movimentos que usamos para nos comunicar ou comunicar uma mensagem específica. Na maioria são orgânicos e espontâneos. Embora os gestos manuais sejam mais comuns, qualquer movimento corporal pode significar um gesto.
Diz respeito às posições que o nosso corpo assume. Essas posturas, quase sempre, correspondem ao subconsciente transmitindo uma mensagem. Quem nunca ouviu essa frase: “O corpo fala”.
Aparência e a forma de vestir são dados fundamentais quando vamos construir uma primeira impressão de alguém. São elementos que influenciam e condicionam as respostas interpessoais de nossos interlocutores.
Fonte: Valente, Nelson. Teoria Lógica dos Signos.