Profile picture
, 29 tweets, 4 min read Read on Twitter
Presidente @jairbolsonaro

É possível um governo sem 'toma lá, dá cá'?
JÂNIO QUADROS:- "Era possível governar sim, desde que se dividisse o País em capitanias entregando cada uma a um grupo político ou econômico. Há instantes em que é preciso tomar uma decisão. As pontas do meu dilema eram: fecho o Congresso ou me deixo cair de joelhos. ...
No momento em que caio de joelhos desapareceu a autoridade que o povo me emprestou!
Lá sigo eu para a velha política das capitanias e dos feudos: devo entregar o Ministério da Fazenda a um grupo, o Ministério da Agricultura para outro, o IBC para um terceiro, o Ministério da Viação para um quarto, o Ministério do Trabalho para um quinto...
Assim eu me acomodo e governo cinco anos. (em tom de comício) Saio daqui com a pior de todas as imagens, porque então sim terei frustrado todas as minhas ideias reformistas e todas as esperanças que o povo depositou num governo limpo, corajoso, independente e honrado!
Governo sério! Governo que não furta e não deixa furtar!"
JÂNIO QUADROS: - " "Eu só tomei conhecimento disso (que a Câmara ia transformar-se em Tribunal Regional de Inquérito) quando cheguei ao Palácio, cerca das sete horas da manhã. Então tinha duas hipóteses:
1) fechava o Congresso, o que seria fácil, mas teria consequências imprevisíveis.
2) renunciava ao poder, já que tinha tido a minha autoridade alcançada.
Cair à frente do Congresso Nacional de joelhos eu nunca faria, porque significava abrir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal à voracidade da politicalha que (ele, Jânio da Silva Quadros) vencerá nas eleições."
JÂNIO QUADROS: - "Se houve golpe, eu não o comuniquei a nenhum militar. A Presidência da República não me deu nada. Pelo contrário: andou me tirando. Lá furtaram-me um terno, uma camisa e um par de sapatos."
Quando Jânio renunciou à Presidência da República, não deu explicações à D. Eloá. Ele ligou para o Palácio, pediu para que ela arrumasse as coisas pois ele já não era Presidente e que o encontrasse no aeroporto.
Ela não fez nenhuma observação. De certo porque acreditava no marido e porque sabia que sem a perda da dignidade, da honra Jânio não poderia continuar.
Se Jânio permanecesse na Presidência, iria se prostituir e seria mais um Presidente. Não um ex-Presidente. Seria mais um.
Nelson - O senhor não ouviu o pronunciamento dele (Carlos Lacerda)?
JÂNIO QUADROS:- "Eu o li no dia seguinte nos jornais de Brasília. Tratava-se de uma vasta conspiração que me passara inteiramente ignorada. ...
O Congresso transformou-se em Comissão Geral de Inquérito, figura inexistente no Direito Constitucional. ...
Mesmo de madrugada essa Comissão já intimou o primeiro de meus ministros, e o intima para o dia seguinte e o intima sem o questionário a que devia responder, como a lei determinava. ...
Ministro nenhum poderia ser questionado a não ser para responder um questionário previamente estabelecido. Ministro nenhum podia ser convocado com data certa! O Ministro é que escolhe a data."
Nelson Isso foi na manhã do dia?
JÂNIO QUADROS:- "Foi na madrugada do dia 25 de agosto. Então havia o propósito nítido de me pôr de joelhos. Nítido! ...
Não havia dúvida nenhuma, até por que se murmurava nos corredores da Casa que outros ministros se seguiriam e que minha própria esposa, presidente da Legião Brasileira de Assistência, seria também convocada, (pausa para todos perceberem a gravidade da situação). ...
Reuni Oscar e os Ministros militares para lhes dizer: "Que me sugerem?" Eram oito e meia da manhã e eu ainda ia à cerimónia do Dia do Soldado. Fui, condecorei bandeiras, ouvi o hino, já estando de decisão tomada e declarada a todos eles."
Nelson - Quais foram as sugestões que eles deram?

JÂNIO QUADROS:- "Houve várias sugestões e não desejo individualizar. A dominante era fechar o Congresso."
Nelson - O senhor tinha poderes para isso.
JÂNIO QUADROS:- "Força eu tinha, poderes não."
Nelson - Naquela época não podia declarar estado de sítio, né?
JÂNIO QUADROS:- "O estado de sítio é votado pelo Congresso. O presidente declara mas o Congresso é que vota."
Nelson- Isso antes? O senhor gostou da sugestão de fechar o Congresso?
JÂNIO QUADROS:- "É claro que senti tentação pois aquele Congresso não me merecia o mínimo respeito. ...
Havia nele figuras eminentes mas quem o dominava eram os políticos profissionais, figuras pouco escrupulosas e muito discutíveis que eu conhecia de longa data. ...
Alguns com cadeiras cativas obtidas à base de focos de ignorância mantidos pelo coronelato, explorando demagogicamente os trabalhadores, iludindo-os permanentemente. ...
Interferiam até na ordem econômica e financeira crivando o orçamento da União com emendas, todas elas de despesas sem indicar nenhuma fonte para a obtenção de recursos. Como cumprir a lei era inteiramente, impossível a possibilidade de fechar o Congresso me passou pela cabeça.
Mas havia algumas particularidades que me fizeram pôr a ideia de lado sumariamente, não chegando nem a exumá-la. isto é, não aprovei essa sugestão."
Nelson - O senhor teria o apoio de seus ministros militares?
JÂNIO QUADROS: - "Sim, teria sim. Aqui, ali e acolá tenho ouvido que nem sempre procederam comigo com a elegância desejável depois da renúncia. Apanhei um pedaço de papel e escrevi o documento da renúncia."
Nelson - Ali na frente deles, sem nenhum rascunho?
JÂNIO QUADROS:- "Sem nada. Imperturbável. Telefonei para minha esposa, mandei fazer as malas, e voei para Cumbica (então comandada pelo irmão do Faria Lima, meu companheiro até a morte)."
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!