, 11 tweets, 5 min read Read on Twitter
1) A invenção do xadrez e a compreensão da #convexidade

Conta Beremiz Samir, o Homem que Calculava, que o #xadrez foi inventado por um jovem brâmane com o fim de distrair o seu monarca, devastado pela morte de seu único filho numa decisiva batalha. #economiacomportamental
2) Em pouco tempo, o Rei viu que no xadrez, tal como na batalha vencida, o sacrifício de um príncipe é, por vezes, imposto como uma fatalidade, para que dele resultem a paz e a liberdade de um povo. #ohomemquecalculava
3) - Não creio que o engenho humano possa produzir maravilha comparável a este jogo. Movendo simples peças, aprendi que um rei nada vale sem o auxílio e dedicação de seus súditos. E que, às vezes, o sacrifício de um peão vale + para a vitória, do que a perda de uma poderosa peça.
4) Grato pela invenção do novo jogo, e já aliviado das velhas angústias, o rei ofereceu recompensar o jovem Lahur Sessa; mas este negou, afirmando que a satisfação do rei já era compensação suficiente. No entanto, o generoso monarca mostrou-se resoluto e cobrou por uma resposta.
5) O jovem aceitou então o pagamento em grãos de trigo. "Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim sucessivamente, até a sexagésima quarta casa do tabuleiro."
6) O rei e os vizires riram de tamanho desapego à fortuna, pois em vez de pedir palácios e barras de ouro, pedia o moço grãos de trigo, e bem se sabe que num punhado de trigo há inúmeros grãos! E assim o rei mandou seus calculistas realizarem a conta para efetivar o pagamento.
7) Algum tempo depois, o + sábio dos calculistas, assombrou a corte dizendo que a quantidade de grãos necessária para o pagamento seria cem vezes + alta que o Himalaia, e a Índia inteira, semeados todos os seus campos, não produziria em 2 mil séculos tamanha quantidade de trigo!
8) Essa lenda, tão antiga, nos lembra que as pessoas são razoavelmente boas em formar estimativas baseadas em adição, mas para operações que dependem da multiplicação repetida (exponenciais), subestimamos sistematicamente a rapidez com que as coisas crescem.
9) A má interpretação da convexidade é um fenômeno relativamente comum, presente em nosso dia-a-dia, da rapidez no desenvolvimento de nossos filhos à rápida adoção de certas tecnologias. Como já disse um filósofo libanês, "o entendimento é um substituto ruim para a convexidade."
10) O economista americano Paul Romer (Nobel de 2018), por exemplo, citou recentemente esta lenda ao enfatizar a importância da taxa média de #crescimento de uma #economia. Ah, e antes que eu me esqueça, o jovem brâmane abriu mão de sua recompensa e virou primeiro-vizir do reino.
11) Teria o jovem dito: - Meditai, ó Rei, sobre a grande verdade que os brâmanes prudentes tantas vezes repetem: os homens mais avisados iludem-se, não só diante da aparência enganadora dos números, mas também da falsa modéstia dos ambiciosos. #fim #ohomemquecalculava
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bruno
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!