Profile picture
, 43 tweets, 6 min read Read on Twitter
Comunicações
Comunicações são os atos, efeitos ou meios de relacionamento entre as pessoas e os povos. Podemos estudá-las dividindo-as em dois grupos: comunicações de ideias e comunicações de pessoas ou coisas (meios de transporte).
Quanto ao primeiro grupo, citam-se: jornais, rádio, telefone, telégrafo, televisão, correio, internet etc.
Quanto ao segundo: transportes feitos por animais ou máquinas (terrestres, aéreas e aquáticas), como a carroça, o trem, o automóvel, o avião, o submarino, etc.
Os jornais apareceram depois da criação dos tipos móveis por J. Gutenberg, em 1450, no entanto, começaram a se tornar mais conhecidos no século XVII (Antuérpia, 1605; Londres, 1625; Paris, 1631; Gênova, 1646); o mais antigo diário da Inglaterra, Daily Courant, é de 1702.
No Brasil, as primeiras tentativas para a criação da imprensa datam do século XVIII. O primeiro jornal publicado aqui começou a circular no dia 10 de setembro de 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro; por isso, a data é comemorada como o "Dia da Imprensa".
O telefone foi inventado pelo inglês Alexander Graham Bell, sendo que a primeira demonstração pública se deu em 1876, na presença de quinze pessoas, entre elas, o imperador D. Pedro II, do Brasil.
O telefone automático foi inventado por Almon B. Strowger, em 1889, nos Estados Unidos.
O telégrafo (com fio) foi inventado pelo pintor norte-americano Samuel Finley Morse, em 1843.
O primeiro telegrama, em código Morse, foi transmitido no dia 27 de março de 1844, entre Washington e Baltimore.
O telégrafo sem fio foi inventado pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1897.
Marconi, estudando as ondas hertzians, inventou o aparelho radiotelegráfico (1898). Construiu, em 1914, os primeiros aparelhos radiotelefônicos e, em 1916, os primeiro de ondas curtas, melhorando as transmissões para grande distâncias.
O sistema de microondas foi inaugurado, por ele, em 1933, entre o Vaticano e o Castelo Gandolfo, na Itália.
A televisão foi aperfeiçoada por vários inventores; a primeira transmissão de uma imagem móvel à distância foi feita pelo técnico inglês John Lodgie Baird, em 1923 e o primeiro programa de televisão foi posto no ar em 1936, pela BBC de Londres.
São básicas para a televisão as invenções de Paul Nipkow (disco de Nipkow, 1883), a exploração eletrônica, pelo físico alemão Carl Braun, em 1934, a invenção do iconoscópio, por Zworykin, em 1935 e as pesquisas do Dr. Fritz Schröter, para a melhoria das imagens, em 1936.
A televisão a cores foi lançada em 1954, pela RCA, invenção de David Sarnoff.
Hoje, as transmissões são, geralmente, realizadas por meio de satélites artificiais, alcançando grandes distâncias, como os do tipo Telstar.
As primeiras transmissões, neste sentido, foram feitas pela Força Aérea Americana, em 1962, usando um satélite-balão Echo, a 1500 quilômetros acima da Terra.
O serviço dos correios já existia entre os gregos e romanos de antigamente.
No tempo de Júlio César, o trabalho era bastante organizado, sendo, porém, exclusivamente para uso oficial. Parece ter sido no tempo do Imperador Diocleciano que se organizou o primeiro correio estatal para uso de particulares.
Na França, o primeiro correio foi estabelecido no reinado de Carlos Magno, em 1807, entre este país, a Itália, Alemanha e parte da Espanha.
Os mensageiros montados são da época de Luís XI.
Em 1829, foi organizado o correio rural e, em 1830, a distribuição domiciliar
Na Alemanha, o primeiro serviço postal foi colocado pelo conde de Thurn, Rogério I, no Tirol (século XV).
Na Inglaterra, o primeiro serviço postal estabeleceu-se em 1635, entre Londres e Dimburgo, tendo sido seu desenvolvimento bastante rápido.
A Inglaterra foi instituidora da unidade de tarifa e dos selos de franquia (selos postais) em 1840.

Em 1855, foram introduzidas as caixas dos correios.
Em Portugal, surgiu o correio bem antes (1520), mas, a entrega de cartas a domicílio data de 1833.
No Brasil, o serviço de correio apareceu nos tempos coloniais (1663); o correio marítimo foi criado em 1798.
O correio interno do País só ganhou impulso a partir de 1808, com D. João VI, que o organizou em bases mais sólidas.
Em 1829, D. Pedro I reorganizou o serviço e criou a distribuição domiciliar.
Em 1844, foi codificada toda a legislação sobre o assunto, passando o Brasil a instituir o uso do selo na franquia postal.
O Correio Aéreo Nacional foi fundado em 1926, ocasião em que começaram a funcionar as primeiras companhias particulares de correio aéreo, idealizado durante a 1ª Guerra Mundial.
Em relação aos transportes, é interessante notar que, antigamente, eram feitos em lombos de animais. Depois, com a invenção da roda, apareceram os carros, carroças, diligências, etc., melhorando bastante os meios de comunicação.
Carros com rodas já se usavam 3.500 anos antes de Cristo, porém, a roda com raias apareceu mais ou menos 1.000 anos a.C., na Mesopotâmia.
As rodas de borracha surgiram em Londres, em 1847.
Mas existem, também, veículos sem rodas, como os trenós, destinados ao transporte de pessoas e mercadorias sobre o gelo, invenção que remonta a 6.000 anos antes de Cristo (Mesopotâmia, Egito, etc.).
A locomotiva a vapor foi inventada pelo engenheiro inglês George Stephenson, em 1815, melhorando a máquina de Trevithick.
O primeiro trem elétrico foi construído, em 1879, pelo inventor alemão Werner von Siemens (1816-1892), sendo que a primeira locomotiva elétrica de grande percurso foi construída em 1915 e adotada pela Companhia de Estradas do Pacífico.
O barco a vapor foi inventado pelo escocês William Syningtom, em 1802.
Em 1803, Robert Fulton (1765-1815) fabricou um barco mais aperfeiçoado.
O primeiro navio movido a hélice surgiu no Atlântico, em 1838, inventado pelos capitães norte-americanos F.R.Smith e J.Ericson.
O submarino foi construído pelo norte-americano David Bushnell, em 1775.
O precursor do moderno submarino foi idealizado pelo inventor Robert Fulton, em 1800.
A primeira motocicleta surgiu quando Daimler e Maybach aperfeiçoaram, na Alemanha, um motor a gás, inventado pelo engenheiro Otto, e o colocaram numa bicicleta (1885).
W. G. Daimler foi, também, o inventor do automóvel, quando, em 1886, adaptou um motor às rodas traseiras de uma carruagem de cavalos. Neste mesmo ano, Benz criou a sua máquina, partindo do motor de explosão de Lenoir.
Porém, um veículo, acionado a vapor, já fora construído por N.J.Cugnot, em 1769. Com o aperfeiçoamento dos automóveis, as fabricações se ampliaram, surgindo uma verdadeira indústria automobilística, em todo o mundo, cujo desenvolvimento de culminou a partir de 1.900.
Apareceram firmas importantes, como a Ford, Renault, Chevrolet, Olds, Benz, etc.
Os dirigíveis (balões com controle de direção) foram inventados por Alberto Santos Dumont, em 1906.
Antes, só existiam balões sem direção, como os inventados pelo padre brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão e pelos franceses Irmãos Montgolfier.
Naquele mesmo ano, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont experimentou, na França, o seu aparelho mais pesado que o ar, o 14-Bis (23 de outubro de 1906), tendo, depois, construído outros modelos mais aperfeiçoados e leves, como o Demoiselle.
Convém lembrar que os Irmãos Wright realizaram experiências aéreas anteriores às de Santos Dumont, porém, não oficializadas; por isso, é este considerado o inventor do avião.
Muitos outros tipos de avião surgiram, até chegarmos aos aviões a jato e às naves espaciais.
O avião a jato foi inventado pelo aviador inglês Frank Whittle, em 1937, e, os foguetes interplanetários foram criados pelo alemão Werner von Braun (1912-1977), permitindo ao mundo a entrada na era espacial.
Fonte: A FÍSICA,
seu estudo e desenvolvimento

Nelson Valente
@threadreaderapp"unroll, please!"
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!